FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

SHIMPAKU, mudanças radicais
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 13, 2010 9:53 am    Assunto: SHIMPAKU, mudanças radicais Responder com citação

Recentemente, tenho visto muitos colegas foristas exporem juniperos no forum, pedindo opínião sobre como conduzir, estilizar, modificar. É uma espécie interessante, a meu ver, e geralmente costumo indicar imagens colhidas em sites japoneses ou chineses, para fundamentar minhas opiniões no sentido de proceder a uma aramação de tronco e galhos, de forma a permitir uma boa movimentação antes de partir para a estilização propriamente dita.

Como incentivo a esses colegas, escolhi duas ou tres plantas dessa espécie, que cultivo em meu viveiro há alguns anos, para serem modificadas e, dessa forma, mostrar o que pode ser feito com qualquer shimpaku, desde que o cultivador se disponha a tanto:

Essa planta tem o tronco principal fendido, de forma que dois galhos grossos se formaram em lados opostos. Com arame grosso de cobre, dei movimentos bem sinuosos a eles, enquanto aguardava o crescimento de um terceiro galho, que agora escolhi para formar uma nova estrutura aerea para a planta, transformando os dois galhos maiores em jin:

A foto abaixo mostra bem o local onde o tronco criou uma fenda, separando os galhos maiores. Há um jin antigo nesse local. O galho da esquerda, no canto inferior esquerdo na foto, será agora o principal:

Por ser fino, esse galho possui uma boa flexibilidade, o que irá permitir seu modelamento, via arame, na forma que eu quiser:

Esta planta apresenta uma boa saúde, visivel na tonalidade forte de suas acículas, além de ter emitido novas brotações em seus galhos:

Alguns dos raminhos cortados, que apresentam maior vigor, foram selecionados para serem estaqueados em areia e formar novas plantas:

Após cortar fora todas as acículas dos galhos antigos, a próxima etapa será apertar bem a casca deles, com alicate de jin, para retirar e formar os jin:

Observa-se que os galhos apresentam em algumas axilas brotações vigorosas, de onde se depreende que, se mantidos assim, voltariam a preencher os espaços vazios:

Aqui, pode-se observar melhor a movimentação de todos os galhos, conseguida via aramação. O arame, no caso, foi retirado dessa planta há mais de um ano:

Após retirar totalmente a casca dos galhos, agora eles foram transformados em jin, um caminho sem volta:

Nesse tipo de trabalho, como temos muito tempo de sobra, é importante deixar a planta descansar bem entre uma intervenção e outra. No caso, por exemplo, não irei proceder a um novo reenvase. Mas, em compensação, aproveitando a flexibilidade desses galhos convertidos em jin, irei aramar novamente e dar-lhes outro movimento, para estilizar melhor a planta:

Lembrando que o importante, agora, é dar movimentos bem sinuosos aos galhos jin, de forma que possam favorecer o galho vivo, moldando-se a ele na formação de uma nova construção aerea:

Seguindo a linha do galho jin, fiz um shari no tronco:

Se antes tinha algum movimento, agora tem ainda mais:

O galho principal foi tambem aramado e erguido, mas sua forma irá depender de outros fatores, podendo então ser alterado daqui a uns dois ou tres anos:

Continuando, observem que este shimpaku apresenta boa saude, com uma massa verde estabilizada e um tronco com um bom movimento inicial:

Brotações vigorosas na parte area e no tronco são visualizadas:

O tronco apresenta um bom movimento, continuado pelo primeiro galho a direita. A parte de tronco e galhos da esquerda, porém, terá que ser sacrificada em função da mudança:

Por isso, procedi a uma desfolha completa dessa parte, mantendo apenas o primeiro galho:

O nebari, em se tratando de bonsai de junipero, não é exigido, mas quando presente, se incorpora de maneira interessante ao bom movimento do tronco e sua continuidade no primeiro galho:

Vista superior, mostrando que apesar de ter a maior parte das acículas retiradas, como no primeiro caso, há muitas brotações nas axilas, demonstrando com isso boa saúde da planta, fator preponderante para executar trabalhos desse tipo:

Visão lateral, onde pode-se observar o movimento sinuoso do tronco:

Após marcar as partes da casca do tronco a serem retiradas, foi descascado todos os galhos, transformados agora em jin, e feito um shari inicial:

Inicial? Sim, por que depois da recuperação da planta, daqui a uns dois ou tres anos, ele será retomado, para acréscimo:

Continuando, é preciso agora aramar os galhos jin, para dar-lhes movimento sinuoso:

O galho principal foi aramado, recebendo um movimento sinuoso (guro-guro) voltado para o lado, de forma a interagir com os galhos jin. Essa primeira fase poderá ser alterada futuramente, a bem de uma estilização mais adequada, mas é importante fazê-la agora:

Bem, espero que os colegas sintam-se à vontade para exprir idéias, sugestões, opiniões e projeções de realinhamentos sobre esses trabalhos. O importante, é isso, aqui no nosso forum: discutir para melhorar, sempre. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 13, 2010 12:38 pm    Assunto: Responder com citação

hey Nickyfury,
Belos matérias vc tem ai, acho q serão ótimos shorins...
dou minhas sugestões até pra provocar discussões que enriqueçam nossos conhecimentos, quando vejo trabalhos desse tipo minhas sugestões ficam mais no nível de duvida, ao invés sugestões propriamente ditas e dessa forma vou tecer meus comentários até pra saber se meu jeito de enxergar as possibilidades são ao menos coerentes.

Na minha opinião, essa é a parte da planta que apresenta um movimento mais atraente, eu a escolheria como frente da planta

Não sei se vou conseguir me fazer entender, mas eu acho q esse galho poderia ser torcido deixando essa primeira brotação substituir o ápice da planta, enquanto esse galho com a massa folhar mais pesada passaria a ser o 1º galho, o ruim ai seria o tempo de espera.. Laughing .
.
.
Quanto à segunda planta, fiz um rabisco (longe de ser uma projeção) com objetivo apenas de ilustrar oq eu faria, no entanto acho ficaria melhor como frente o lado oposto que isei pra ilustrar minhas intenções.

apesar do desenho tosco acho q da pra entender.
Pelo q li do Naka, movimentos repetitivo tornam a planta monótona, porem deve haver uma harmonia entre as curvas do bonsai, nessa planta a primeira curva é bem angulosa acho q ela deve ser levada em consideração nas próximas curvas do tronco sem se tornar repetitiva.
o desenho é só pra dar uma idéia mesmo. Em 3D são outros 500.

sugestões feitas, fico na aguarda replica..
rsrs

parabéns pelos pre-bonsai, ótimos materiais bem encaminhados!
Abraços

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Henrique Ribeiro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 13, 2010 10:20 pm    Assunto: Responder com citação

Este post foi pra mim, uma aula de estilização e coragem!!Shocked
Ficaram muito boas!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
hraphi
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 14, 2010 11:22 am    Assunto: Responder com citação

Show Nicky, parabéns pela iniciativa, tópico muito instrutivo.
GRIFO

MensagemEnviada: Qui Out 14, 2010 11:50 am    Assunto: Responder com citação

Nick vc está de parabens com esse shimpaku!!!!
será q vc podia dar uma sugestão no no meu shimpaku eu fiz até um topico para ele aguardo alguma dica vlw
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=15906

" A educação é a arma mais poderosa que você pode usar no mundo "
Faugustobr
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 14, 2010 2:59 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky, obrigado pela aula.

Fábio
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: