|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rabelo1
|
Enviada: Qui Out 14, 2010 8:38 pm Assunto: Serissa e planos para o futuro. |
|
|
O que vcs acham de eu traformar minha Serissa que está assim:
Nisto que me inspirou muito é de um bonsaista de Portugal que não me lembro o nome agora:
 |
|
|
 |
evertonrcosta
Registrado: 31/08/10 Idade: 48 Mensagens: 17 Localização: Volta Redonda-RJ
|
Enviada: Qui Out 14, 2010 10:19 pm Assunto: |
|
|
Acho perfeitamente possível, mas cada árvore tem suas próprias características... Sendo que vc no final das contas vai ver que vão se abrir novas oportunidades que irão além da "árvore inspiratória"
Abraços! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Out 15, 2010 9:16 am Assunto: bonsai |
|
|
Além da ótima observação feita pelo nobre colega Everton, é imporante ressaltar que vc precisa, antes de mais nada, melhorar o visual de sua planta. Para isso, sugiro cortar fora o primeiro galho da direita (perto da base do tronco), bem como o segundo galho à esquerda, logo acima da bifurcação.
Isso dará um movimento levemente sinuoso para a serissa. Com um arame grosso, então, envolva todo o tronco, desde as raízes até o apíce e force um movimento levemente sinuoso. Faça curvas leves, porém mais interessantes que as curvas retas que irão resultar depois das podas que sugeri. Isso permitirá a vc transformar sua planta em algo mais interessante com que trabalhar.
A serissa tem um crescimento rápido e vigoroso. Em pouco tempo, retornará com ótimas brotações por todo o tronco. Nessa fase, bastará vc selecionar os galhos mais bem posicionados, de preferencia os que estiverem situados no lado de fora das curvas, para formar com eles a estruturação aerea.
Com os galhos cortados, passe arame neles tambem, dê movimentos bem sinuosos e em seguida plante em areia grossa de rio. Renderão novas e excelentes plantas para formar outros lindos bonsai de serissa. Estacas de raízes tambem pegam bem e permitem formar lindos bonsai com troncos com movimentos bem mais interessantes.
Os galhinhos novos que brotarem deverão ser deixados crescer bem, alongando-se bastante, antes de serem cortados para formatar e permitir a densificação, ou seja, o preenchimento total do galho com ramificações laterais e muita folhagem, um dos fortes atrativos no cultivo dessa espécie.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|