|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Out 15, 2010 12:13 pm Assunto: |
|
|
Conforme relatei acima, trabalhar com a altura atual ou estilos diferentes pediria uma árvore alta demais, onde o tronco teria que engrossar bastante para dar uma certa harmonia visual...
Recomeçar as vezes pode ser o melhor caminho:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sex Out 15, 2010 2:27 pm Assunto: |
|
|
As vezes parece loucura fazer uma judiação destas com a planta ... mas o resultado compensa ...desde que vc tenha paciencia e dedicação ... Do tamanho que estão os galhos , será muito dificil aramar e conduzir para abaixar , com os novos brotos vc conseguirá um aspecto mais arboreo no seu combui ..  |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Sex Out 15, 2010 5:08 pm Assunto: |
|
|
Com isso, ele ainda pode aproveitar e fazer alporquias ou estaquias com os galhos (não sei qual seria o melhor procedimento para essa espécie...).
Desse modo ele teria mais material para trabalhar, para trasplantar pela cidade, bairro, jardim, etc, ou para doar para amigos, dentre outros.
Mas só se ele quiser mesmo..  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
Enviada: Sex Out 15, 2010 7:25 pm Assunto: |
|
|
Valeu MAGO, enfim tenho um projeto. Estou em dúvida, não queria radicalizar porque a árvore está tão bonita. Concordo com você quanto a baixar os galhos, mas ainda tenho esperança de poder baixar sem o corte radical, demoraria muito tempo. Agradeço pelo projeto e desculpe se insisti muito. Também pensei nos projetos das Eugenias, comentado há poucos dias no fórum. _________________
www.santacruzbonsaiclube.com.br |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 15, 2010 8:44 pm Assunto: Re: Cambuím |
|
|
LEAO escreveu: | Olá a todos. Comprei este Cambuím numa floricultura, foi um momento de sorte eu acho. Preço muito bom R$ 35,00, ele tem cerca de 55 cm de altura, tronco = 3 cm. Espero ajuda para conduzí-lo. Acho que não aceita aramação, me parece que marcará os galhos. Não conheço a espécie. Comprei porque achei bonito. Se não dá para bonsai, vou plantar no chão para um futuro jardim, o espaço é pouco. Aceito todo o tipo de ajuda., inclusive projetos. Tem várias mudas ao lado umas 8 me parece, só retirando deste vaso o que farei em breve.
Myrcia laruotteana Camb.
Sinon.: Aulomyrcia laruotteana (Camb.) Berg.,
Família: MIRTACEAE
Nomes comuns: camboí, cambuím, camboím.
 |
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Sex Out 15, 2010 9:11 pm Assunto: |
|
|
Leao, vou dar uma opinião, mas apresentando a minha...
Eu particularmente gosto de bonsais frondosos e de aparência forte, não daqueles que parecem uma árvore velha, quase morrendo. [Mas isso é apenas uma opinião minha - espero não ofender ninguém com isso.. ^^"]
Por isso, eu gosto de copas frondosas e principalmente bonsais que pareçam uma árvore da forma mais natural possível.
Ainda assim, encontramos aquelas mudas que não têm movimento, como um Jasmim que comprei. Daí o jeito, no caso que escolhi, é dar um movimento a ele que seja o menos artificial possível. Espero conseguir... ^^"
Bom, não sei se você quer dar um movimento ao Cambuim (acho meio difícil, já que tem tronco bem grosso...) ou até se ele precisa, mas o mais importante é que você veja que o bonsai é uma arte para você, e não exclusivamente para os outros [isso não é uma crítica aos amigos, por favor ^^" - mas é uma situação que tenho visto aqui no fórum]. Portanto, procure fazer algo que te agrade e que te faça se sentir bem. Lembrando também que plantas são seres vivos, e não apenas objetos de decoração e manipulação "seca", como se fossem algo sem vida.
Você também tinha falado em plantar no solo para um futuro jardim...
Talvez pudesse fazer a alporquia de um ou mais galhos com movimento(s) interessante(s) e trabalhar nele(s) para bonsai, enquanto planta a árvore maior no chão para o seu jardim.
São dois em um!
Mas é com você.
Também não sei se a espécie pega bem com alporquia, vale mais pesquisa aí...
Bem, apesar de tudo, boa sorte e bom desenvolvimento com ela, Leao!
Estarei acompanhando o seu trabalho!  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 18, 2010 7:30 pm Assunto: CAMBUÍM - Agora é esperar |
|
|
Na reunião do nosso clube decidi seguir o conselho do Mago Alexandre, só não deu para ser mais exato, porque um galho tinha conicidade invertida,e uma junçao de outros galhos, tivemos que cortar mais embaixo da projeção. Segue fotos e agora é esperar, paciência.
Provável frente.
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Qui Out 28, 2010 10:09 pm Assunto: |
|
|
Foi o que imaginei, Leão! Reiniciá-la, quem sabe num estilo "umbrella". Outra inspiração para ela, Leão, é uma jabuticabeira do Rock: http://rockjr.projetobonsai.com/2009/07/14/jabuticabeira/. Acho ela perfeita! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

|
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Sex Out 29, 2010 8:42 pm Assunto: |
|
|
Também pensava assim quando iniciei, e já se passaram quase 10 anos... _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sáb Out 30, 2010 11:34 am Assunto: |
|
|
Pow cara... Passei uns dias sem acessar o fórum e tu fez isto com a planta!!!???...
Brincadeira
Muito bom!!! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 30, 2010 4:23 pm Assunto: |
|
|
Segui o conselho do "Mago dos projetos" contra minha vontade, um galho ficou menor por que tinha um pequeno tronco no meio, cfe. tua projeção, tive que cortar mais abaixo. Agora é esperar.  _________________
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Sáb Out 30, 2010 5:38 pm Assunto: |
|
|
LEÃO
Regra básica: Se Você tira 40% das raízes, deve tirar pelo menos 40% das folhas!
Senão sua planta desidrata.... as folhas perdem umidade e não existem raízes suficientes para suprir a carência de agua! _________________
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|