|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joziel
Registrado: 25/11/09 Idade: 40 Mensagens: 35 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qua Set 15, 2010 1:05 am Assunto: Outra Pitanga yamadori- atualizada |
|
|
Ola amigos, este é meu segundo yamadori de pitanga, gostaria de dicas e de projeções para o futuro. Todas as dicas são bem vidas.
Por favor a judem um iniciante na arte...
coletada em 04/09/10
Na perspectiva de cima
a madeira que pretendo trabalhá-la no futuro
arames fundidos no caule
é que ela estava praticamente dentro de uma cerca de tela
ela nao tem raizes laterais grossas poruqe ela estava praticamente num piso de concreto
depois vou postar uma foto do local de onde tirei ela.
Me descupem por nao postar fotos de todo o processo desde a coleta, é que fiz tudo sozinho ai ficava muito dificil, mas ela esta com poucas raizes grossas porque tive que cortá-las pra poder retirar a planta, mas esta com uma quantidade razoavel de raizes ficas.
ela está em um balde porque a parte radicular dela parece uma cenouna: comprida, grossa e com as raizes ficas saindo dessa parte grossa.
está assim:
esta pitanga do Julio Silveira, no blog arte viva, me inspirou a fazer o yamadori
desde ja agradeço as dicas.
Editado pela última vez por joziel em Dom Jan 02, 2011 4:38 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qua Set 15, 2010 9:00 am Assunto: |
|
|
bá
é um belo tronco em
e se chegar a fica perto da que vc mostrou vai ficar um trabalho de alto nivel em
abraços |
|
|
 |
joziel
|
Enviada: Qua Set 15, 2010 11:27 am Assunto: |
|
|
Ola Vhalveruth, vai demorar um pouquinho ne, mas trabalharei para conseguiir algo bacana...
obrigado
Abraço |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

Registrado: 07/07/09 Idade: 44 Mensagens: 414 Localização: Assis-SP
|
Enviada: Qua Set 15, 2010 1:41 pm Assunto: |
|
|
ossa animal essa sua planta vai ficar muito linda...... essa plastico'e nessessario??? |
|
|
 |
joziel
|
Enviada: Qua Set 15, 2010 2:40 pm Assunto: |
|
|
Ola daniel pipolo
obrigado, entao eu coloquei o plastico pra tentar fazer uma "estufa" mas tambem nao sei se é necessario. É que o pessoal colocando ai fiz tambem. Você acha que é desnecessario?
abraço. |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Qui Set 16, 2010 7:02 am Assunto: |
|
|
Bom dia!
normalmente se faz estufas para estacas ou um yamadori q saiu quase sme raizes capilares e principalmente no caso de pitangas, jabus, goabas q não enraizam tão facil
abraços |
|
|
 |
joziel
|
Enviada: Qui Set 16, 2010 4:15 pm Assunto: |
|
|
Ola Vhalveruth
obrigado pela dica... acho que vou melhorar a ''estufa'' então, porque,apesar de que esta planta tinha uma boa quantidade de raizes finas, não sei em que condições elas estavam, se estavam secas ou não, porque a planta estava num piso de concreto.
obrigado
Abraço |
|
|
 |
joziel
|
Enviada: Qua Set 22, 2010 12:35 am Assunto: |
|
|
Pessoal, observei hoje, que ela está soltando alguns brotos, na ponta dos galhos e na região central...
quando estiverem mais visiveis, posto fotos... |
|
|
 |
joziel
|
Enviada: Sex Out 15, 2010 1:55 am Assunto: |
|
|
Ola a todos,
Entao, esta pitangueira está soltando alguns brotos, mas estao bem pequenos.Estou tratando dela com AIB + Tiamina 2 vezes por semana.
Dias atrás, ja fazia mais de 30 dias que eu tinha coletado, eu adubei ela com um pouco de Torta de mamona + farinha de osso, não percebi algo positivo, mas também nao houve nada negativo. Voces acham que fiz errado em adubar?
Obrigado
Abraço |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Out 15, 2010 8:34 am Assunto: bonsai |
|
|
Josiel, em bonsai, como tudo mais na vida, é preciso ter paciência e aguardar, para não perder e se arrepender depois. Vc fez um bom yamadori, recolheu uma ótima planta que, se bem cuidada nos próximos dois anos, retornará um ótimo material para formar um bonsai interessante. Mas até que isso ocorra, vc deve aguardar o tempo transcorrer naturalmente, sem pressa nem afobação.
Querer, como dizemos, colocar o carro na frente dos bois (uma alegoria a uma época que não existe mais, quando haviam carroças puxadas por juntas de bois) não funciona em se tratando de plantas recuperadas.
É preciso, pois, ter muita paciência para lidar com nossa ansiedade, evitando extravasar atacando a planta antes do momento certo. Seja com regas excessivas, seja com adubação precoce, seja com pedidos de projetos. Tudo a seu tempo, e a paciência do cultivador é a grande mediadora disso tudo.
Escrevo isso para mostrar ao nobre colega que, apesar de todo o trabalhão que vc teve para conseguir a planta, pode colocar tudo a perder por excesso de zelo e ansiedade em intervir na natureza de forma negativa. A adubação não ajuda em nada, enquanto sua planta não estiver plenamente recuperada. isso, pode levar desde alguns meses (não apenas 30 dias) até um ano. Adubar, então, nesse período tão recente, poderá contribuir para vc ter decretado o fim da vida vegetativa de sua planta.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
joziel
|
Enviada: Sex Out 15, 2010 2:31 pm Assunto: |
|
|
Ola nickyfury, acho que estou entendendo e lhe dou razão.
Tirando a adubação nao fiz mais nada.
Entao, vou continuar apenas com o hormonio enraizador, que nessa etapa de recuperação é necessario, estou certo?
Muita obrigado pelas palavras, me ajudou bastante.
Abraço |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Out 15, 2010 6:15 pm Assunto: bonsai |
|
|
Outro equivoco: hormonio enraizador é utilizado instantes antes do replante, isto é, enquanto vc prepara o substrato e o local onde irá replantar o material, costuma-se deixar as raízes imersas por uns vinte minutos em solução contendo hormonio enraizante. E só. Depois disso, plantou, regue com agua apenas, evitando inclusive encharcar o solo em demasia.
Não é necessário ficar repondo hormonio enraizante. A rega é de agua, e só agua. Observe abaixo da linha de superficie do solo, para ver se não há umidade suficiente antes de regar novamente. Dessa forma, evita-se o apodrecimento prematuro das raízes. O solo seca de cima para baixo, então a superficie as vezes está seca, mas no meio está umida. Se regar, encharca e vc nem percebe. Só dará conta disso quando a planta secar tambem e morrer. Não use hormonio enraizador nem adubo nesse primeiro ano, além do que eu escrevi acima.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
joziel
|
Enviada: Sex Out 15, 2010 9:27 pm Assunto: |
|
|
amigo nickyfury, estou surprezo quanto ao enraizador, na verdade eu estava usando dessa forma porque ue vi descrito em algumas postagem, mas eu mesmo nao sei o mecanismo de funcionamento. Antes do plantio eu fiz o procedimento com o enraizador da forma de voce descreveu e depois continuei usando.
Mas vou seguir seu conselho, vou para de usar o hormonio. Quanto as regas acho que estao equilibradas, eu rego todo dia porque aqui tá bastante quente e ela tá plantada na areia pura.
Muito obrigado pelas lições de aprendizagem.
Abraço |
|
|
 |
joziel
|
Enviada: Dom Nov 07, 2010 3:43 pm Assunto: |
|
|
Olá amigos do forum,
Estou tendo alguns problemas com esta planta: há algum tempo estou apenas regando ela, ela está a meia sombra, mas as brotações que estão vindo são muito fracas, não crescem nem 2 centimentros por semana.
E o pior, está aparecendo bastante cochonilha na ponta dos brotos e é tão rapido que quando percebo tenho que cortar a ponta do broto. Sempre que eu acho uma folha com uma bolhinha, eu corto fora a folha e borrifo uma soluçào de sulfato de cobre.
Por favor me ajudem com a questão da brotação e das cochonilhas.
Obrigado
abraços |
|
|
 |
joziel
|
Enviada: Sáb Jan 01, 2011 4:20 am Assunto: |
|
|
Olá pessoal, vi trazer as fotos atuais da planta que crescendo saudavelmente...
Por favor me dem sugestões. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|