FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus Tem jeito?
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
caferri

MensagemEnviada: Sex Out 15, 2010 6:05 pm    Assunto: Atualização :) Responder com citação

Fotos do meu ficus conforme instruções de amigos completamente desfolhado.
Agora acho que fica melhor a visualização para podar o que for necessário....

Já agradecido da ajuda, segue as fotos...

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 15, 2010 7:11 pm    Assunto: Responder com citação

uma duvida galera,no caso se ele fosse seguir com o bonsai literati como o amigo laudir aconselhou,poderia se formar uma nova planta com a parte podada ?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 15, 2010 8:15 pm    Assunto: Responder com citação

faz alporquia dos galhos que vai podar...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
caferri

MensagemEnviada: Sex Out 15, 2010 11:28 pm    Assunto: Valeu... Responder com citação

Laudir, muito obrigado, esse vai ser meu próximo passo intão; ALPORQUIAS.... Cool
Gostaria de ajuda para saber se dá pra fazer um estilo em particular,
Shakan, tem como??
Este estilo é muito bonito.

Tipo este:
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
caferri

MensagemEnviada: Seg Jan 31, 2011 2:35 pm    Assunto: Atualizando.... Responder com citação

Seguindo instruções do começo deste topico, reduzi os galhos fazendo alporquia e algumas estaquias, vejam como ficou e gostaria que os amigos opinassem, obrigado.

Alporquia que aprendi no forum...

Depois de retirada a alporquia, agora faltando somente um estilo.

caferri

MensagemEnviada: Sex Mar 11, 2011 2:58 pm    Assunto: Responder com citação

Estou afim de transplantar este ficus para um vaso melhor e mais baixo, seria a época ideal para isso?

obrigado
caferri

MensagemEnviada: Qua Dez 28, 2011 1:19 pm    Assunto: atualizando Responder com citação

Estou precisando de ideias para este pequeno. Cool
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 28, 2011 6:23 pm    Assunto: Responder com citação

Caferri, posa foto da parte de tráz e outro lado. Inicialmente eu diria que precisa escolher bem os galhos, eliminandi os grossos que crescem na vertical Mas não pode nada ainda, posta as fotos para opinarmos melhor.
Esta raiz aérea está fora do conjunto. Pode pensar em eliminar ou então, se for manter eu pensaria que precisa de mais raízes aéreas para compor a planta Very Happy
Está buscando um shakan mesmo? Neste caso me parece que na foto do meio, o primeiro galho da esquerda está bom para ser o primeiro galho. Porém ele precisa se desenvolver mais e ficar maior e mais grosso. Isso pode acontecer rapido no ficus, deixe ele crescer livremente enquanto em todo o resto da planta vai fazendo desfolhas. Mas não desfolhe geral como fez da outr vez, deixe pelo nenos um par de folhas nas pontas de cada galho para não correr o risco de secar e perder algum.
Observe também a conicidade que parece que tem uma parte no meio do tronco principal que engrossa mais que a parte logo abaixo, o que pode não ficar muito legal.
caferri

MensagemEnviada: Qua Dez 28, 2011 10:04 pm    Assunto: Obrigado Responder com citação

Nikkei, vou tirar mais fotos, e assim que puder gostaria de sua melhor avaliaçao. Por enquanto agradeço sua grande ajuda.
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 29, 2011 9:27 pm    Assunto: Responder com citação

parabéns pelas plantas!
caferri

MensagemEnviada: Seg Set 09, 2013 4:57 pm    Assunto: Atualizando Responder com citação

Por favor, este ficus quebra fácil como foi me dito, gostaria de saber como posso fazer a copa dele ficar mais densa....

Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 09, 2013 6:35 pm    Assunto: Responder com citação

Caferri, para induzir brotações internas no galhos basta tirar, com as unhas, o ponteira de cada galho.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Victor Ghirotto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 09, 2013 6:36 pm    Assunto: Responder com citação

Opa, ola, um amigo bonsaista campineiro! Pra deixar mais densa a copa, pode os galhos mais curto! Eles ramificam, adensando a copa. Vc deu uma olhada no meu ficus boni? Tb tenho um!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Victor Ghirotto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 09, 2013 6:37 pm    Assunto: Responder com citação

Opa, ola, um amigo bonsaista campineiro! Pra deixar mais densa a copa, pode os galhos mais curto! Eles ramificam, adensando a copa. Vc deu uma olhada no meu ficus boni? Tb tenho um!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 09, 2013 9:38 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Caferri,

Sendo bem sincero acho que você deixou os galhos secundários engrossarem demais sem conduzi-los da maneira correta. Segue a minha sugestão para reconstrução da estrutura da planta, inclinar drasticamente para a esquerda (foto 6). Parece radical mas pra mim é uma opção para ter um bonsai bom daqui a alguns anos. Da maneira que está mesmo conseguindo densificar a copa, tem galhos se cruzando, a raiz que desce pelo tronco também não ficou legal,galhos mal posicionados. Espero que entenda a minha crítica e opinião, é no sentido de te ajudar a fazer um bonsai com mais qualidade e visualmente melhor.Isto é a minha opinião, mas se estiver satisfeito com o formato e quiser apenas reduzir o comprimento dos galhos e densificar a copa então a dicas é seguir o conselhos do demais amigos de fórum.

Sucesso com a sua escolha.

Abraço
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: