|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
GRIFO

Registrado: 15/06/10 Idade: 38 Mensagens: 43 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
Enviada: Qui Out 14, 2010 9:51 am Assunto: Meu 1º SHIMPAKU como faser melhorias |
|
|
Ola pessoal eu comprei esse shimpaku eu já procurei informações em sites, fotos e fórums só eu ñ sei como proceder daqui para frente aonde podar, aramar, estilizar , será aque devo fazer uso do escoredor neste shimpaku !!!!!!!
fico aguardando noticias de todos!!!!!
essa raizes acima estão ficando esposta estou pensando em fixar em uma pedra.
" A educação é a arma mais poderosa que você pode usar no mundo " |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Out 14, 2010 8:28 pm Assunto: |
|
|
Grifo, tua planta já tem um bom tachiagari e tá no ponto de modelá-la.
Veja o estilo que vc quer. Pode ser moyogi, Kengai ou Han-kengai.
Quanto ao nebari não se preocupe pois os juniperus são difíceis de se conseguir um bom nebari.
Agora é escolher o estilo, selecionar os galhos que irá usar e aramar.
Transplante, só no próximo ano.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
evertonrcosta
Registrado: 31/08/10 Idade: 48 Mensagens: 17 Localização: Volta Redonda-RJ
|
Enviada: Qui Out 14, 2010 10:23 pm Assunto: |
|
|
é isso ai cara concordo com o Elio; mas antes de qualquer coisa escolha o estilo que seja compatível com sua planta.
Abraços! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Out 15, 2010 9:05 am Assunto: bonsai |
|
|
Grifo, antes de escolher qualquer dos estilos sugeridos pelo grande Elio (todos ótimos, a meu ver), vc deve aramar sua planta sem nenhuma preocupação em estilizar logo de cara.
Arame o tronco, com um material resistente e duro, bem como todos os galhos, sem excessão (exceto, é claro, os mais fininhos). Depois de tudo bem amarrado, dê movimentos bem sinuosos a eles, mas muito sinuoso mesmo. Faça "S", "W", "Y", "O", o que for possível. Isso irá permitir que, daqui a dois anos, quando retirar o arame (ou um ano e meio, se perceber que está marcando muito), sua planta tenha melhor aparencia que a atual, o que irá resultar num material bem superior com que formar algo mais técnico e interessante.
O grande diferencial nos juniperos vendidos por aí e os vendidos no Japão e na China, está no fato de que, naqueles países, desde quando a plantinha tem um ano de idade, recebe aramação condutora, formando troncos sinuosos e galhos mais sinuosos ainda, permitindo então uma estilização que vise, antes de mais nada, à uma boa formação estrutural.
Em nosso paìs, infelizmente, há uma preguiça generalizara em fazer bem feito desde o inicio alguma coisa, além da ratoeira e escorpião no bolso dos viveiristas, que impede a compra e uso de arame para isso. Então, a maioria dos juniperos vendidos aqui são assim, com troncos retos, geralmente bifurcado ou multiplo, em nada interessantes. Perdemos um tempo enorme modificando isso, pois uma boa aramação leva até um ano ou mais para se completar e fixar a posição desejada.
Meu conselho para vc agir assim se norteia pelo que eu vejo nos sites japoneses. Indico um, em particular, para vc ver melhor o que estou escrevendo:
http://bonzaru.blog38.fc2.com/
Para pesquisar nesse site escrito em japones é fácil: basta observar os kanji que representam o que se procura. Por exemplo, bonsai é o mais facil e reconhecido: 盆栽 . Junipero shimpaku tambem não é dificil: 真柏
Do meio para o final da pagina, há uma coluna central, com vários links que abrem para novas paginas, todos marcados com uma linha (grifados). Clicando neles, uma a um, abrindo novas guias ou novas janelas, vc poderá visualizar trabalhos sequenciais com juniperos. Verá então a importancia de se estar, nesse momento, primeiro aramando sua planta, para depois então pensar no estilo que irá dar a ela quando estiver devidamente moldada pelo arame.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Dom Out 17, 2010 4:07 am Assunto: |
|
|
cada material nesse site que vc passou em Nickyfury!!!
nuss
devem levar uns 30 anos pra conseguir alguma coisa dakele tipo!
vou começar conduzir uns pre bonsai agora!!!
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
GRIFO

Registrado: 15/06/10 Idade: 38 Mensagens: 43 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
Enviada: Ter Out 19, 2010 8:37 pm Assunto: |
|
|
estou muito feliz por essas informações que me passaram !!!, há o estilo estou meio a 50% Kengai e 50% Han-kengai, mais antes disso irei aramar para ver msm o que estilo eu irei proseguir da qui para frente, embreve irei postar mais fotos mostrando como está o andamento do shimpaku !!!!!!
ELIO: vlw msm pelo o estilo que vc me indicou, já foi de um bom começo dá minha longa jornada !!!! ( ai te espero ver vc 110% com sua saúde)
evertonrcosta: tks pela ideia de procurar o estilo compativel pela minha planta, vlw msm.
nickyfury: vc está de parabens msm pela complementação das informações sobre o meu shimpaku, o site é show que vc está publicando artigos, que pena que eu não saiba ler em japones, mais vlw msm pela força.
" A educação é a arma mais poderosa que você pode usar no mundo " |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Ter Out 19, 2010 10:49 pm Assunto: |
|
|
nyckfury: sempre tento acessar teu site mas nao consigo. Dá como se o endereço nao existisse. Muito estranho! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Máikal

|
Enviada: Sex Fev 25, 2011 4:26 pm Assunto: Muito bom o site japonês |
|
|
Valeu mais uma vez nickyfury o site japonês é muito bom demonstra várias técnicas avançadas.
Parabéns |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|