Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
swoosh
Registrado: 28/11/04 Mensagens: 1 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Dom Nov 28, 2004 5:44 am Assunto: Ilex aguifolium |
|
|
Desde já apresento-me às pessoas deste forum, uma vez que, esta é a minha primeira mensagem. Hugo de 22 anos de idade, Portugal. Sou um principiante total! Minha experiência com bonsai é de 1 mês!
Ontem fui a um horto e não resisti em trazer para casa este pré-bonsai. Fiquei apaixonado pelas raízes. Aí vão as fotas:
(peço desculpa pela qualidade mas estou sem a máquina digital, teve de ser de telemóvel)
Agora como principiante que sou surgem muitas dúvidas... E venho-vos pedir opiniões e sugestões! A altura da minha Ilex é de cerca de 30 cm... esqueci-me de pôr qq coisa ao lado para compararem. Gostava que me dessem ideias do estilo a adoptar e do que se lembrarem mais!
Obrigado.
Já encontrei isto sobre esta espécie (vulgo azevinho): http://www.bonsai-bci.com/species/holly.html |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qui Dez 16, 2004 10:50 pm Assunto: Ilex |
|
|
Swoosh, penso que você poderia diminui um pouco o galho que sai para a direita. Deixe nele somente duas ou três folhas. Isto proporcionará a possibilidade de desenvolvimento dos outros três à esquerda. Poderia depois de certo tempo escolher qual seria o ápice de sua árvore. Quanto a espécie, posso estar enganado mas conheço por Ilex serrata. Não sei se existe alguma sinonimia botânica para espécie. Precisamos pesquisar.
Depois que sua árvore novamente começar a desenvolver-se, você poderia mostrá-la para que outros amigos opinassem caso alguém não faça agora.
Espero que a opinião sirva embora demorada. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Dez 17, 2004 2:05 pm Assunto: |
|
|
Olá "Swoosh",
Antes de tudo: seja bem vindo ao fórum!!
É uma bela espécie essa sua planta, PARABÉNS!
A planta tem uma folhagem que dispensa comentários, as raízes estão bem desenvolvidas e isto já é meio caminho andado, tratando-se de bonsai.
Como sabes, bonsai = paciência e, neste caso, você irá necessitar bastante.
As dicas do Mário são muito valiosas e apenas acrescentaria o seguinte: após reduzir o galho à direita, faria uma pequena curvatura, puxando-o para baixo; o mesmo com o primeiro galho à esquerda: reduzindo-o e puxando-o para baixo. Isto estimularia o crescimento do galho central a formar um ápice.
Ao que parece, o vaso está muito estreito e fundo. Creio que um escorredor de macarrão, com um substrato bem drenado, ajudará a sua planta a crescer mais rapidamente. Aproveite para dar uma boa "penteada" nas raízes, colocando-as da forma mais radial possível. Antes porém, certifique-se se a estação aí em Portugal é adequada para esse procedimento.
- Antonio Castro !!???
- Valter!!????
Um abração,
Sergivaldo |
|
|
 |
sergiofilipi 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Dez 17, 2004 5:40 pm Assunto: |
|
|
Oi swoosh, só estou respondendo para lhe dar as boas vindas ao fórum,
quanto a sua planta, por ser a primeira está otimo, é só seguir as orientações dos Mestres e ter muita paciência.
SFILIPI |
|
|
 |
Cissa 1.o PASSO

Registrado: 07/12/04 Mensagens: 172 Localização: Carapicuiba/SP
|
Enviada: Sex Dez 17, 2004 8:02 pm Assunto: |
|
|
Olá Hugo,
seja bem vindo!!!!
Como o Mario disse, eu também diminuiria o galho à direita. E juntamente com isso faria uma pinçagem (tirar os brotos novos que nascem nas pontas dos galhos), para estimular o brotamento de galhos laterais e assim encher um pouco a copa.
Abração
Cecilia |
|
|
 |
|