FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Penjing de Kusamono
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 15, 2010 11:32 pm    Assunto: Penjing de Kusamono Responder com citação

Olá pessoal!
Resolvi fazer um penjing misturando minis e kusamono.
Depois da minha cirurgia agora tudo tem que ser pequeno e leve...........rsrsrsrs!

abraço

PS.: Nunca fiz um penjing (não é minha área). Só pra experimentar!

PLANTAS (Ligustro ovalata, serissa, mini antúrios e Gerânio japonês)

BANDEJA JAPONESA - Ganhei de um amigo

SUBSTRATO - Condicionador de solo, pedrisco e esfagno picado. A vasilha não é penico.............é uma panelinha da minha falecida mãe!

MUSGO

E..............

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 16, 2010 12:35 am    Assunto: Responder com citação

jura que e seu primeiro ?

está muito,mas muito bom mesmo,gostei da distribuição e do caminho de pedriscos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 16, 2010 7:22 am    Assunto: Responder com citação

Esses Anturios são minis mesmo ou são os grandes que vc plantou em vazinhos e foi diminuindo as folhas?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 16, 2010 11:08 am    Assunto: Responder com citação

Bom dia Elio,
uma composição interessante sem dúvida! Este gerânio japonês tem uma folhagem muito linda!!
Grande abraço.
Edson.

Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Out 17, 2010 7:48 pm    Assunto: Responder com citação

Hudson, foi o primeiro sim. Já havia feito no passado um bosque de 5 serissas, mas, paisagem não.
Obrigado pelo elogio!

Leandro, é mini antúrio sim. Consegui no viveiro Kadan em Atibaia. .......e dá flor!!

Olá Edson, Esse Gerânio é um dos filhotes da matriz que comprei do falecido Hadano, em Atibaia. Dá uma flor vermelha muito linda. Ano passado floriu, esse ano não (maus tratos do bonsaísta.......rsrsrsrs)

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Isailton Matteussi
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 18, 2010 7:18 pm    Assunto: Penjing de Kusamono. Responder com citação

Olá Élio.

Parabéns pelo trabalho.Ficou muito bom.Agora já é possível partir para um penjing de verdade.Coragem,pois talento não fará falta.
Abraços.
Leonardo A.
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 18, 2010 10:14 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Élio, tudo beleza!!

Cara ficou muito legal, ainda mais para o primeiro.

Mas se eu puder opinar ja opinando Rolling Eyes tiraria fora o geranio e colocaria outra serissa maior com o tronco inclinando pra a direita, sei la é meio louco mas foi o que veio na minha cabeça !!

Ou tbm uma pedra feita pelo Renato cairia bem... são muitas as opções. Na sua mão sei que a evolução vai ser ótima!!

Tenho que levar o substrato pra vc ver, vamos marcar um dia.

Abraço.
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 19, 2010 7:56 am    Assunto: Responder com citação

Elio

Perfeito meu velho...

Se este é o primeiro, calcule quando pegares o jeito pra coisa?? Shocked

Abs

"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 19, 2010 1:19 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Elio, meu chapa, os elogios ao seu trabalho nessa nova seara não deixam dúvida: Vc é o cara!!! e um cara com futuro, eu acrescento.

Mas, sou obrigado a jogar um pouco de agua fria na fervura: note que, para caracterizar um penjing tipo paisagem, se faz necessário um elemento de extrema importancia: uma ou mais pedras grandes. O penjing landscape se traduz por ser uma paisagem que visualizamos num horizonte distante.

Ora, no horizonte chinês existem montanhas, que são feitas, basicamente, de pedras, rochas mesmo. Então, toda paisagem chinesa, landscape, busca a perfeita interação entre a natureza viva (plantas) e a natureza sólida (rochas), em que as primeiras serão diminutas ou próximas disso. Afinal, é difícil enxergar algo grande à distancia, sem binóculo é claro, só a olho.

Sugiro ao nobre amigo, data vênia, com minhas escusas por interfirir e ousar tanto, que acrescente a esse lindo trabalho, uma pedrita ou mais de uma até, para que a composição fique, além de mais que perfeita, completa em sua harmonia visual.

Detalhe importantíssimo: a pedra ou rocha escolhida não precisa ser volumosa. Pode até mesmo ser cortada, com uma face única. Assim, podemos visualizar apenas a frente dela, como se fosse uma parede ao fundo, numa encosta. Uma lamina de pedra, tipo ardósia ou similar, uma placa de pedra qualquer serve bem. O tamanho deverá ser proporcional ao das plantas, isto é, não pode também ser muito grande, para não destoar do conjunto. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 20, 2010 3:09 pm    Assunto: Responder com citação

Por isso que eu adoro este fórum! Já virou uma cachaça pra mim (embora eu não a beba.....rsrsrsrs)
As mais variadas opiniões estendem nossa visão e entendimento.

Isailton, no meu post faltou dizer que foi o primeiro penjing e..................último!! É que meu interesse, no momento, está voltado inteiramente ao bonsai mas, quem sabe..................!!
Valeu pelo incentivo, amigo.

Leonardo, não tem nada de louco na tua opinião. Uma flor do mesmo tamanho de uma pretensa árvore ( a serissa) realmente não faz sentido.
Como disse, não entendo nada de penjing. Acho que o Mário Leal ou o Bergson nunca me aceitariam como aluno...............rsrsrsrs!
Quanto ao substrato fico no aguardo.

Amigo Márcio, obrigado pelas gentis palavras!

Velho amigo Nicky!
Em vez de vc pedir desculpas por opinar, eu é que devo agradecer pelas sempre perfeitas correções que o amigo faz.
Como disse anteriormente não conheço nada de penjing, técnica, estilo, critérios básicos, wabi/sabi, etc.
Foi só uma coisa de quem não tinha nada a fazer naquela hora.
Porém, com as dicas dos amigos irei dar uma melhorada,com certeza.
É só eu voltar de viagem. Por ora estou na praia comendo um camarãozinho básico.............hehehehe!!

Abraços pessoal!

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 20, 2010 6:34 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Elio, um camarão enquanto se olha as marolas que as ondas do mar fazem na praia, é tudo de bom, garoto. Portanto, aproveite!!! Cool Cool

Enquanto isso, nós ficamos aqui no rala!!!! Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

A propósito do PENJING, eis afinal de onde os chineses tiram suas idéias mirabolantes para comporem seus arranjos exóticos:

É claro que nem todos conseguem reproduzir toda a imponência da mãe natureza num trabalho de arte Penjing. Mas alguns até que tentam, né?

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marcio Vargas
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 20, 2010 6:48 pm    Assunto: Responder com citação

Que coisa de louco estas paisagens Nicky...

E eu achava Cambara do Sul o máximo Shocked Shocked Shocked

"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 20, 2010 7:21 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Marcio, ao contrário de nós que ainda engatinhamos no Penjing, quase tanto quanto no Bonsai, os chineses sabem tirar proveito de sua natureza exuberante para compor lindos trabalhos. Nós, apesar de termos uma natureza que muitos consideram sem igual, não chegamos a lançar mão dessa beleza toda, ainda, para fazer o que eles fazem. Veja só:

Nesta foto, observe as montanhas: são placas de pedra, como as que sugeri ao Elio acrescentar no trabalho dele:

Esses Penjing são como maquetes da natureza chinesa. Acredito que, passado um pouco o furor advindo da descoberta de fazer bonsai, esteja na hora, agora, de irmos um pouco mais além e buscarmos, tambem, compor trabalhos Penjing calcados não na métrica da natureza chinesa, mas, comparando com o uso das nativas brasileiras em substituição as plantas nativas japonesas, usarmos nossas paisagens deslumbrantes para fazermos lindos Penjing. Very Happy

Tenho certeza que material para copiar temos aos montes e montanhas por aí afora. Itambezinho que se cuide.... Laughing Laughing Laughing

Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 21, 2010 9:55 am    Assunto: Responder com citação

Curiosidade; aquelas montanhas mostradas pelo Nick na China, são a referência em que se baseou o diretor James Cameron para fazer as "Hallelujah Mountains" do filme Avatar.

Abraços.
Paulo W.M.
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 23, 2010 8:20 pm    Assunto: Responder com citação

Cara, estou impressionado com esse mini anturio! O.o
manda umas fotos quando ele estiver com flores Very Happy

abraço. bom trabalho!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: