|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
HudsonArpini 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 17, 2010 1:26 pm Assunto: Viveiro |
|
|
Hj estou muito feliz,pq descobri um viveiro bem perto aqui de casa,onde visitei para adquirir minha muda de acerola(vou fazer topico sobre ela em minha arvore e opiniao),e la no viveiro,o dono q me atendeu e super gent boa,e as especies que eu perguntava,todas eles me mostrava,la eu encontrei mudas para bonsai de acerola,pitanga,jabuticaba,eugenia,ipes maravilhosos e ficus. agora sempre q eu precisar de alguma especie vou direto pra la !!!
Aqui,o cara de la me alertou sobre o ficus,que ele disse que destroi o vaso devido ao crescimento das raízes,inlusive o dele ja tinha se projetado do vaso e se fixado no chao,faz sentido ? |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Out 18, 2010 2:40 am Assunto: |
|
|
Hudson,
de fato o fícus em particular parece ter essa característica mais acentuada; mas não acredito que ele consiga romper um bom vaso de cerâmica; além disso as constantes podas do bonsai para redução de raízes e refino não deixam isso acontecer. No viveiro acontece porque a muda fica esquecida por vários anos em vasos geralmente de plástico. ENTRETANTO, dependendo do tempo, isso pode acontecer com qualquer espécie.
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Out 20, 2010 2:13 pm Assunto: bonsai |
|
|
Edson, o nobre colega vai desculpar, mas a verdade é que o ficus possui essa particularidade de romper obstáculos a seu crescimento desenfreado, forçando com suas raízes o que encontra pela frente: pedra, rocha, muros, casas. A raiz do ficus é invasiva e há casos, inclusive presenciados por mim, em que a raiz danificou seriamente o fundo de uma piscina de concreto armado!!!
É preciso muito cuidado no trato com essa espécie. Fazer o reenvase periodicamente, cortando fora as raízes que estiverem mais grossas que uma caneta bic, por exemplo, mantendo apenas as capilares (raizes finas de alimentação) assim mesmo em quantidades reduzidas, é um dos recuros para evitar perdas de vasos. O Nebari, que é a parte visivel das raizes, geralmente fica sobre o solo, mas enquanto isso, por baixo delas, capilares vão engrossando e buscando saída para se desenvolverem.
Plantas que ficam muito tempo sem terem o substrato trocado, ou em que o reenvase não é sistematicamente realizado a períodos pré estabelecidos, podem causar prejuízos dessa monta a qualquer cultivador, seja iniciante ou não, se ele não cuidar de registrar, de maneira inequívoca, o período correto da troca de vaso ou replantio.
Por outro lado, o nobre colega Hudson deverá buscar nesse viveiro justamente esses ficus que apresentam esse tipo de comportamento, vez que eles constituem prejuízo para o viveirista, que poderá então vende-lo por um preço bem inferior, apenas para se ver livre dessa "praga".  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
HudsonArpini 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 20, 2010 4:08 pm Assunto: |
|
|
legal nick,quem sabe um dia eu nao adquiro um... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Out 20, 2010 7:29 pm Assunto: bonsai |
|
|
Hudson, veja nas imagens abaixo o motivo da perda de sono dos donos de floricultura que vendem mudas de ficus, por um lado, e o sonho de todo bonsaista, por outro, que busca a formação estrutural do nebari do ficus:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 22, 2010 8:19 am Assunto: |
|
|
Não é a toa que se é o primeiro a ser recomendado para iniciantes na
arte.
Esse é forte. |
|
|
 |
Marcio Vargas 3.o PASSO

Registrado: 09/09/09 Idade: 44 Mensagens: 420 Localização: Veranopolis-RS
|
Enviada: Dom Out 24, 2010 2:59 pm Assunto: |
|
|
Que loucura eim Nicky
Abs _________________ Marcio R. Vargas
Veranopolis RS
"...sirvam nossas façanhas, de modelo a toda terra..." |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|