FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com Jaboticabeira-ATUALIZANDO 19.12.2010
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Set 05, 2010 4:40 pm    Assunto: Ajuda com Jaboticabeira-ATUALIZANDO 19.12.2010 Responder com citação

Olá amigos mais um pedido de ajuda,

Essa Jaboticabeira, foi transplanta para o escorredor em 31.08.10.

Preciso de ajuda para iniciar uma estilização. Como podar, onde podar?

Abraços.

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/

Editado pela última vez por Donegá em Dom Dez 19, 2010 10:44 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Set 05, 2010 6:28 pm    Assunto: Responder com citação

Pô , só 5 dias e já quer mexer nela denovo , penso que deveria aguardar uns meses para que ela se fixe bem para depois podar e aramar ...
Depois , se minha fosse , eureduziria os galhos todos , bem curtos , para começar a adensar a copa ..
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Danilo Muto

MensagemEnviada: Seg Set 06, 2010 9:39 am    Assunto: Responder com citação

Muita calma nessa hora, deixa ela de lado por uns tempos e vai trabalhando em outras como o bonsergio disse não é hora de fazer nada.
No começo eu era assim queria fazer varias intervenções, perdi algumas plantas por esse motivo, hj já tenho um pouco mais de paciencia.
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 06, 2010 10:03 am    Assunto: Responder com citação

Ok amigos,

Obrigado pelas orientações.

Vou ser mais paciente. É que cm ñ mexi em nada nas raízes, ou melhor, ñ foi tirado nada de raízes, eu já poderia pensar em uma poda agora p/ a primavera.

Natura Bonsai Brasil

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 17, 2010 9:22 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,

Já tem tem quase 2 meses que a planta foi transplantada p/ o escorredor e com êxito, pois a planta ñ apresentou nenhuma mudança no sentido de ter sofrido com o transplante. Peço a ajuda agora dos amigos p/ me orientarem qto as podas serem realizadas, onde fazê-las e de que modo. Seguem nova foto da mesma.

Abraços.

Natura Bonsai Brasil

Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 21, 2010 9:40 am    Assunto: Responder com citação

Donegá, eu sei que as vezes é difícil "ouvir" isso... hehehe, foi difícil pra mim também, mas... eu deixaria ela descansar até a próxima primavera.

Durante este período, muita adubação pra bombar e regas!

Vai dar um lindo "naturalistic". Ela tem um desenho muito natural nos primeiros 2/3 da planta!

Abração.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 21, 2010 9:47 am    Assunto: Responder com citação

O primeiro galho da esquerda está mais fino.

O desenho dela é muito bonito! Irá reduzi-la depois?
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 22, 2010 3:33 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Por outro lado, sua planta pede um remodelamento, de forma a obter maior conicidade e brotações mais próximas do tronco principal. Para isso, sugiro proceder alguns cortes, como mostrado através das linhas vermelhas:

Por outro lado, pode deixar como está e fazer um corte de refinamento, visando reduzir a altura total da planta e o comprimento dos galhos laterais, buscando com isso brotações ramificadas e próximas do tronco, densificando. Very Happy

No caso dessa segunda opção, os tres troncos da direita terão que ser reposicionados, via tração, prendendo-se eles com arame ou couro, de forma a mantê-los mais próximos e inclinados para a esquerda, considerando a imagem da foto que corrigi com as linhas vermelhas. Isso irá melhorar a apresentação da planta, permitindo no futuro um trabalho estilo hokidachi. Dessa forma, subtrai-se a impressão de que o tronco da direita seja um galho mais grosso que o primeiro galho a esquerda. Que, nesse caso, poderá ser mantido nessa posição sem nenhum problema. Very Happy

Lembrando de aplicar pasta seladora (ou cola branca de madeira) nos cortes para favorecer rápida cicatrização e evitar perdas. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 23, 2010 7:15 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,

Renato, estava pensando em fazer uma poda cm mencionou o nickyfury para refinamento, pois a planta já está cmgo há um bom tempo e minha preocupação é justamente pela falta de densidade verde junto ao tronco, mas pela falta de experiência em estilização gostaria da ajuda dos amigos do fórum, tenho outras plantas em desenvolvimento, algumas já cmgo a mais de 3 anos, outras a menos tempo mas já com boa estrutura p/ iniciar um trabalho de estilização. Porém tentei aprender um pouco mais sobre os cuidados com as plantas até me sentir seguro de que posso mantê-las saudáveis. Agora é hora de partir p/ o aprendizado da parte mais bonita da arte, ser um artesão da natureza, mas ainda estou muito crú nisso e as vezes me sinto até incapaz p/ isso, penso que não sou muito criativo nessa área, então peço a ajuda de vcs amigos de bons anos aqui do fórum.

Tiago, tenho a intenção de reduzí-la sim e deixa com uma formação mais natural como mencionou o Rodrigo partindo p/ um hokidachi cm mencionou o nickyfury.

Nicky, se entendi os riscos em vermelho mais grossos seriam onde devem ser feitos os cortes e os riscos mais finos p/ dar uma ideia da copa, é isso? Mas ñ entendi com relação ao reposicionamento dos galhos, poderia fazer pequenos riscos cm os que vc fez p/ indicar a nova posição em que os galhos devem ficar?

Desde já agradeço aos amigos e digo que gostaria de encontrar na vida em meu dia-a-dia amigos tão interessados em ajudar ao próximo cm os que tenho feito aqui pelo fórum.

Valeu, fico no aguardo de novas orientações.

Natura Bonsai Brasil

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Out 24, 2010 7:05 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Donegá, na minha concepção artistica (credo!!!! Twisted Evil ) há duas possibilidades:

Na primeira, corta-se no traçado vermelho intenso e há outra definição a partir disso.

Na segunda, mantem-se a estrutura como está, mas modifica, inclinando a planta e usando os galhos que seriam cortados para formar uma estrutura mais adequada com eles.

Em ambas as possibilidades, deverão os galhos serem todos cortados, visando reduzir seu comprimento e densificar, pois com as novas brotações vindouras a partir daí, poderiam ser planificadas as ramificações (o galho deve abrir-se lateralmente, como uma mão aberta).

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 24, 2010 5:15 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Nicky,

Veja se é isto que está indicando.

Depois da poda seria feito um trabalho neste sentido.

Pensei em fazer os corte mais baixos ainda visando ter menos dificuldade na aramação devido a rigídez dos galhos da Jabu, já andei quebrando alguns.

Faria os cortes assim:

Natura Bonsai Brasil

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 25, 2010 9:57 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Donegá, galhos flexiveis são sempre melhor de serem trabalhados que galhos rigidos, ainda que nesses ultimos possa ser aplicada alguma técnica específica das muitas existentes. Por isso, talvez o recomendável seja o corte sistemático dos galhos mais grossos e dos demais, visando novas brotações, que permitirão uma formação estrutural mais adequada e mais fácil de ser construida. Very Happy

Sua concepção artistica ficou bem melhor que a minha, não tenha dúvida. Mas acredito que os cortes mostrados pela ultima foto é que sejam os mais indicados, se decidir aceitar minhas colocações. Lembrando apenas que a planta deverá sofrer um replantio, inclinando o tronco um pouco para a esquerda, de forma a permitir uma melhor construção com os tres troncos. No caso desses cortes, certamente irão pipocar brotações em vários pontos, o que será extremamente interessante, pois permitirá ter maiores e melhores possibilidades de condução e formação. Very Happy

Vhalveruth
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 25, 2010 10:38 am    Assunto: Responder com citação

Parabens pela jabuticaba.

Então, acho q se for para formar uma copa arredondada os cortes estão mais do q otimos. mas lembre... corte e esqueça ela por um tempo

abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 9:23 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,

Hj fui realizar as podas, porém tive que fzr diferente do que pretendia, pois em dois pontos de encontro de galhos, havia feridas que ñ cicatrizaram. Em uma das minhas tentativas de aramação acabei por partir dois galhos conforme indicado na foto abaixo e mesmo tendo unido-os e passado rafia em volta para fecharem, a fenda ñ fechou então tive que partir p/ uma poda ainda mais radical, o que acham?

Natura Bonsai Brasil

HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 28, 2010 1:05 pm    Assunto: Responder com citação

caramba,passou a tesoura hem,
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: