Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Alfamega 2.o PASSO

Registrado: 06/03/05 Idade: 56 Mensagens: 271 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qui Out 27, 2005 3:42 pm Assunto: |
|
|
Romulo pelo que eu sei a adubação deve ser feita só na mamadeira assim as raizes vão crescer fora do escorredor em boa quantidade fazendo a plantar crescer mais.  _________________ Abraços
Alexandre
"O homem nasce para se conduzir nobremente na vida." (Confúcio) |
|
|
 |
Romulo Dias 1.o PASSO

Registrado: 25/02/05 Idade: 49 Mensagens: 134 Localização: Fortaleza/CE
|
Enviada: Qui Out 27, 2005 4:45 pm Assunto: |
|
|
Alfamega,
Em outras palavras, foi o que eu quis dizer, quando disse que o adubo (esterco) ficaria na mamadeira....  _________________ Romulo Dias
Associação Cearense de Bonsai |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Out 27, 2005 6:07 pm Assunto: |
|
|
Querido Rômulo !!!!!!
Vamos responder devagarinho.......
- o osmocote eu encomendo e um amigo consegue para mim..... da última vez adquiri 6 kgs. e é com micronutrientes, de excelente qualidade e tem dado ótimo resultado;
- conheço vários bonsaistas que utilizam esterco de gado e de galinha no substrato do bonsai e não só na mamadeira.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Romulo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 27, 2005 6:11 pm Assunto: |
|
|
ÂNGELA,
MAIS VC UTILIZA O OSMOCOTE NA MAMADEIRA??
QUANTO A ESTERCO NO SUBSTRATO, JÁ VI TAMBÉM QUEM USE.
NO CASO ESTAVA EXPLICANDO QUE DEVERIA COLOCAR NA MAMADEIRA, QUE FOI DE ACORDO COM A COLOCAÇÃO FEITA ANTERIORMENTE.
ABRAÇO, _________________ Romulo Dias
Associação Cearense de Bonsai
Editado pela última vez por Romulo Dias em Qui Out 27, 2005 6:15 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 27, 2005 6:14 pm Assunto: |
|
|
Oi Rômulo !!!!!!!
Respondeu rápido, heim
Sim, utilizo osmocote também na mamadeira, claro que tenho poucas plantas na mamadeira...., acho que vale a pena fazer a experiência com esterco de coelho
Abraços
|
|
 |
Romulo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 27, 2005 6:17 pm Assunto: |
|
|
QUASE ON LINE,
A PERGUNTA FOI JUSTAMENTE PORQUE O OSMOCOTE PARA CONSEGUIR AQUI É MEIO CARINHO....
COM POUCAS PLANTAS NA MAMADEIRA É MAIS TRANQUILO.
ABRAÇO, _________________ Romulo Dias
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 27, 2005 6:23 pm Assunto: |
|
|
Oi Rômulo !!!!!!
Estamos quase on line hihihihi
É o osmocote é meio carinho, mas vale a pena, a última vez que comprei, custou R$ 23,00 o kg..... mas a reação da planta é algo inacreditável, por isso acho que vale a pena.
Abraços on line ou quase
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Out 27, 2005 6:48 pm Assunto: |
|
|
Rômulo, eu tb uso o OSmocote, realmente ele é um pouco caro, mas se vc levar em consideração que a planta só necessita de 2 adubações com o Osmocote por ano, vai ver que acaba compensando. Tb uso só o Osmocote, como a Angela, quando a planta está na mamadeira, não adubo o escorredor, só coloco o adubo na mamadeira e coloco bastante. Normalmente, quando uso uma bacia em alguma planta, coloco 2 olheres de sopa de Osmocote, mas quando essa bacia é a mamadeira, coloco 3 ou 4 colheres de sopa, ok?
Um abração. |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Out 28, 2005 1:42 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal,
Sobre esta questão eu penso (e pratico) o seguinte:
1- Acho importante adubar tanto o substrato do escorredor como da mamadeira. No escorredor, mais suave e na mamadeira mais "encorpada".
2- Em ambos a adubação deve ser frequente, afinal, o objetivo é acelerar o desenvolvimento da planta.
3- Vale adubo orgânico ou químico, sólido ou líquido, de liberação lenta ou rápida. O importante é conhecer as características dos adubos que se pretende usar e aplicá-los da maneira correta
4- Por fim, praticidade de aplicação, facilidade de obtenção, odor e preço, são questões pessoais... portanto, cada um sabe "onde aperta o calo"....
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Romulo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 28, 2005 4:55 pm Assunto: |
|
|
Valeu Angela, Marco e Charles, obrigado pelas dicas sobre Osmocote
Abraço, _________________ Romulo Dias
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Dom Out 30, 2005 11:46 am Assunto: |
|
|
Quanto ao curtir esterco... Eu curti aqui em casa mesmo e não deu mal cheiro nenhum!!! Acho que só daria mal cheiro se fosse curtir uma quantidade muito grande. Fiz assim: Peguei o esterco no pasto (ainda estava fresco, prefira os que já estão seco) coloquei em uma lata de aproximadamente 17 litros toda furada na base. Molhava e revira o esterco todo o dia e deixava-o no sol direto. Com menos de 1 mês ele já estava curtido (pelo menos eu acho ) O pessoal falou que quando ele começasse a fermentar ele começaria a esquentar no centro. Não reparei isso, mas fica como dica. Uma outra coisa, demora cerca de 1 mês a 1 mês e meio, dependendo apenas das "regas" e da quantidade de "movimentos" que você faça nele. Espero ter ajudado...
Um abraço e até a próxima... _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
|