|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Dom Out 17, 2010 3:19 am Assunto: CHÃO vs ESCORREDOR ENTERRADO vs ESCRREDOR ENCOSTADO NA BACIA |
|
|
apos alguma discussão em uma comunidade do orkut, resolvi trazer a discussão pra ca tb, minha duvida é quais plantas se adaptam melhor aos seguintes procedimentos, plantar em escorredor e enterrá-lo na bacia(deixando todos os furos do escorredor abaixo do substrato da bacia) ou apenas deixá-lo em cima do substrato da bacia(encostando apenas o fundo do escorredor no substrato da bacia) ou ainda plantar direto na bacia(sem escorredor) e quando houver a opção, plantar no chão.
Sei por experiência própria que;
Apresentam resultados positivos as seguintes espécies quando plantadas em escorredor e encostadas no substrato da bacia;
1 Hibisco apresentou um belo nebari a meu ver
2 pitanga(ainda sem resultado final, mas tem apresenta crescimento vigoroso)
2 leocena(ainda sem resultado final, mas tem apresenta crescimento vigoroso)
1 Jamelão(ainda sem resultado final, mas tem apresenta crescimento vigoroso)
2 pitecos(ainda sem resultado final, mas tem apresenta crescimento vigoroso)
Plantadas no escorredor e encostadas no substrato da bacia com resultado negativo
3 ficus beijamina(não deu certo nesse esquema)
2 buganvília(não deu certo nesse esquema)
1 pau brasil(falso) (cedo pra comparações ou conclusões)
Plantadas direto na bacia com resultado positivo.
3 ficus beijamina( bem melhor na minha opinião)
2 leocena ( aquém das plantadas no escorredor)
1 Jamelão(cedo pra comparações)
2 buganvílias( bem melhor na minha opinião)
2 fícus retusa (cedo pra comparações ou conclusões)
1 goiaba (cedo pra comparações ou conclusões)
3 pitecos (cedo pra comparações ou conclusões)
Plantadas direto na bacia com resultado negativo.
2 pitanga( escorredor esta muito mais vigoroso)(não deu certo nesse esquema)
1 resenda (cedo pra comparações ou conclusões)
4 acerola (cedo pra comparações ou conclusões)
quanto a enterrar o escorredor parcialmente ou totalmente, na minha opinião é menos eficiente, pois um dos objetives do escorredor é deixar o substrato do msm mais arejado proporcionando maior qtde de raizes capilares, portanto não experimentei essa opição apesar de saber de varios colegas fazerem uso dela
APESAR DOS RESULTADOS ESTAREM SENDO VERIFICADOS DE FORMA SUBSJETIVA SEM CRITERIO ESPECIFICO PREDEFINIDO ALEM DOS PROCEDIMENTOS NÃO TEREM SIDOS CONTROLADOS DESDE O INICIO. ACHO Q AINDA ASSIM PODE SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO.
Meu substrato não varia muito ao plantar mudas da mesma espécie.
a diferença consiste apenas que, quando planto no escorredor o substrato do escorredor é mais poroso e parecido com o q vai no vaso de bonsai enquanto o da bacia é bem rico em matéria orgânica. Ao plantar direto na bacia o substrato é um meio termo.
Gostaria de saber da experiência dos amigos em relação a isso...
Abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai
Editado pela última vez por Filipe Henrique em Dom Out 17, 2010 2:16 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
HudsonArpini 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 17, 2010 9:30 am Assunto: |
|
|
o amigo me desculpe a confusão,mas vc mencionou outra opção ou eu inventei ? e as q foram plantadas no escorredor e ENTERRADO na bacia ?
ixi,eu pretendo adquirir um ficus,sera q ele nao adapta a escorredor+mamadeira nao ? |
|
|
 |
MARCIO ROLDÃO 2.o PASSO

Registrado: 18/01/05 Idade: 56 Mensagens: 363 Localização: Timoteo MG
|
Enviada: Dom Out 17, 2010 11:15 am Assunto: |
|
|
Amigo vc precisa esclarecer mais as conclusões, mas eu percebi o seguinte: Quando se quer engrossar tronco o melhor é tirar o dreno ( telinha ) e enterrar o vaso no chão, o problema é que a raiz que desce ao solo engossa mais que as outras, ficando o nebari desproporcional. Já no escorredor e mamadeira é mais fácil controlar, porém o crescimento é mais lento. Mas vc observou bem, plantas como caliandra, pitanga, jabuticaba .....etc o crescimento é bem satisfatório.
Parabéns pela iniciativa, muitos bonsaista ja passaram por estas experiências, mas são poucos que passam dicas, para os iniciantes é primordial, evita aprender com com o erro. _________________ "Bonsai no vale do aço" |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Dom Out 17, 2010 1:05 pm Assunto: |
|
|
Pelo pouco que eu entendo, o escorredor, a unica funcao dele e proporcionar um maior numero de raizes finas proximo a base de modo a facilitar o transplante pra um futuro vaso de bonsai, e ao mesmo tempo deixando as raizes que crescem pra baixo alimentarem a planta. Creio que se a opcao e engrossar tronco ou crescimento mais rapido, e mais sensato plantar direto na bacia grande, ou direto no chao. _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Out 17, 2010 2:44 pm Assunto: |
|
|
ei Hudison, estou discutindo a eficientcia dessa tecnica em relação a variantes dela, ou em relação a outras tecnicas:
http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html
esse materia aqui do site do atelier faz a seguinte recomendação
# O escorredor deve ser apenas apoiado no substrato da bacia.
# Um importante motivo para não se enterrar o escorredor, mesmo que parcialmente, é manter seus furos laterais livres para que as raízes saiam e entrem em contato com o ar. Quando isto ocorre, as pontas das raízes secam, estimulando o surgimento de raízes capilares no substrato do escorredor, o que é importante na época do replantio final no vaso raso de bonsai.
ROLDÃO,
se vc enterrar um vaso no chão vai causar um desastre no nebari, as raizes costumam dar voltas no vaso antes de decer, já vi algumas mudas feitas assim, o cara fez uma pulseira pra esposa dele com um pedaço da raiz e o nebari .... igual um saca rolha amaçado.
porem se vc enterra um piso antes de plantar a muda fica legal, o piso substitui aquele pratinho parafusado na planta...
eI Marcio Garcia e MARCIO ROLDÃO,
Na verdade gostaria de medir a eficiencia em termos de vatagens e desvatagens de acordo com a especie.
ex: com ficus que ha uma repetição maior nos experimentos que fiz e que venho fazendo a mais tempo, pude notar que não ha um prejuizo significativo no nebari quanto ha falta do escorredor, e que o escorredor não compensa a perda de tempo por conta disso. Já que o maior beneficio dele é proporcionar um nebari melhor, mais perto do tronco e no caso do ficus isso não muda tanto, não vejo sentido em usar escorredor achando uma opção mais eficiente plantar no chão ou na bacia.
já um amigo do orkut garante que em relação a jabuticaba é melhor enterrar o escorredor..... gostaria de saber das experiencias proprias dos amigos aqui do forun, acho que pode ficar muito rica a discussão.
a partir do ano que vem vou fazer algumas medições no sentido do questionamento que levantei aqui mas com carater + cientifico.
balanciando os experimentos e controlando as variaveis usando a ciencia estatistica para tirar conclusoes. e com certesa vou postar os resultados aqui no forun, porem quanto mais informações eu tiver melhor fica planejamento do experimento e maior a confiabilidade dos resultados.
editei o texto acima, as partes que modifeiqueie stão em negrito.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

Registrado: 11/01/05 Idade: 62 Mensagens: 227 Localização: Piracicaba-SP
|
Enviada: Dom Out 17, 2010 3:30 pm Assunto: |
|
|
Caro Felipe,
Eu tenho feito esses testes com varias espécies, mas não com escorredor, porque o considero pior, e seu uso adequado apenas para plantas ruins pelo excesso de água.
Tenho plantado em bacias e em solo, com plástico raso ou piso. Em ambos dois são muito bons os resultados.
Tenho diversas espécies em campo e em bacias, ficus, baobás, podocarpus, uvais jaboticabas. Mas com essas são testes empíricos, pois estão sem repetições e estatística, então não consigo comprovação perante a comunidade de experts.
Mas tenho feito uns científicos, um deles é parecido com o que vc faz.
Quando puder veja:
http://bonsaiesalq.wordpress.com/jurema-vaso-x-campo/
Esse teste completou 3 anos, e as plantas do solo passaram do dobro do diâmetro das do vaso. No vaso estão com perto de 2 cm e no chão perto de 4,3 cm em média.
Mas outros recursos como o uso do ramo ladrão basal que se fosse usado aumentaria em cerca de 80%, mas seria outro teste.
Um abraço |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Out 18, 2010 12:05 am Assunto: |
|
|
Chaddad,
MUITOOOOOO BACANA é esse o tipo de coisa que gostaria de discutir aqui...
quanto aos meus testes, são todos empiricos ainda, pretendo iniciar algo mais bem organizado na primavera do proximo ano, ainda tenho algumas consutorias pra terminar e outras dois grandes projetos simultaneos em vista. a partir de janeiro vai sobrar mais tempo pra que eu me organize melhor.
essa tecnica do plastico eu não conhecia, muito interessante por sinal.
já dei uma lida, mas amanha vou ler novamente com mais atenção.
muito obrigado por mostrar e dividir conosco seus estudos.
parabens!
abraços brother, _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 18, 2010 11:45 am Assunto: |
|
|
Vc ainda mora perto das regiãos de ocorrência de pitecos na natureza.
Estive em uma praia próxima a Aracruz e coletei uma pedras mais lindas que já vi.
e ainda plantei um piteco nascido lá sobre uma pedra avermelhada.
Ainda quero voltar na sua região.
Um abraço. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Out 18, 2010 12:27 pm Assunto: |
|
|
OPAH, MORO SIM!
E AINDA ESTOU TRABALHANDO NAS CONDICIONANTES AMBIENTAIS PARA INSTALAÇÃO DO ESTALERIO JURONG que vai ser instalado em Aracruz.
tenho q fazer visita constates ao local
já pensei em parar pra coletar mais algumas desses pedras que mencionou, e já fiz alguns bonsai sobre essas pedras, acho que convém mostrar alguns;
ah muitos outros sendo modelados ainda, mas nessa faze ficam estranhos, qq hora posto mais alguns ai no fórum. De qq forma, tem uma praia deserta que vai ser usada pelo estaleiro onde posso coletar estas pedras de consciência limpa, Pois esta vai virar um grande complexo portuário! se for viável posso enviar algumas pelo correio, mas creio q deve ficar caro devido ao peso.
minhas visitas de campo tendem a ser menos corridas, numa delas vou catar mais algumas pedras!
quanto a matéria esplêndida postada por vc, oq difere um pouco em relação ao que pretendo fazer é que não pretendo medir apenas o crescimento e sim verificar outras características como nebari e movimento de tronco, potencial pra bonsai etc, como vou medir essas coisa ainda não sei. talvez usando um questionário e aplicando a pessoas do fórum sem o conhecimento do procedimento utilizado na planta a ser avaliada. Bom, não pensei nisso ainda, e por ser complicado estou tomando a iniciativa agora e não perto de começar o experimento.
abraços
T+ _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

|
|
|
 |
HudsonArpini 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 22, 2010 9:44 pm Assunto: |
|
|
eita ES !!! Ainda não é um fracasso total não é felipe ? |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Out 23, 2010 12:19 am Assunto: |
|
|
Chaddad,
VLW brother, mas é uma leocena e não um piteco.. é um pouquinho mais dificil de conduzir mas a folhagem é bem parecida.
a outra, um ficus beijamina, essa é facil!
rs
NOSSA brother, sua coleção éum deleite aos olhos, belissimos bonsai!
reconheço sim, claro... tem um toque capixaba ai no belissimo conjunto!
parabens pelo site e pelo belo trabalho que esta dando otimos frutos bem maduros.
Hudson,
estamos ai brother, seu empenho mostra bem o quanto estamos tentando evoluir!
continuemos com muita literatura e testando as novas teorias na pratica, tirando as duvidas com os amigos mais experientes... ai agente vai conseguindo fazer umas plantinhas cada vez menos esquisitas..rsrsrsrs
abraços brother
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 23, 2010 10:15 am Assunto: |
|
|
Felipe,
essas pedras não seriam aqueles corais ?
Se for, antes de colocá-las embaixo das plantas, é preciso uma ferventada ? Quanto tempo de fervura ?
Valew. |
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 24, 2010 8:54 pm Assunto: |
|
|
Agora que eu quero lhe dar os parabéns,
Uma leucena é muito mais dificil, pela dedicação as podas e aramagem, é muito maior o seu mérito. Mas também vc não pode ter "folgas" como o piteco permite, pois se crescerem vc os poda e quase nunca secam os ramos, os da leucena podem secar alguns se podados sem folhas.
Há uma leucena menor aqui na minha cidade, vou ver se há sementes. Ela tem a metade das proporções da L. leucocephala, acho que se chama L. alba.
depois te aviso.
Um abraço. |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Out 24, 2010 9:24 pm Assunto: |
|
|
João Paulo,
São aqueles corais sim mas não fervi essas pedras não, apenas deixair bastante tempo no tempo e sob meu sistema de irrigação... acredito ter tirado o sal delas.
VLW Chaddad,
apesar dessas dificuldades eu gosto muito de trabalhar essas plantas, fico no aguardo da sua experiencia com esse outro tipo da Leocena..
abraços brother _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|