Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qui Out 27, 2005 7:48 am Assunto: CURIOSIDADE - Caja-manga |
|
|
Há dois anos, mais ou menos, recebi de presente de um ex-aluno este caja-manga, qual não foi a minha surpresa quando vi que estava florindo um mês atrás. Aproveitei a presença do meu fotógrafo oficial (Gostou desta, Leandro!) e tirei a foto para mostrar a todos já com frutos se desenvolvendo.
Coloquei um arame bastante solto apenas para dar sustenção ao galho ainda não lignificado.
Será necessário um trabalho para modelagem coisa que ainda não foi feita. Por enquanto estou apreciando a frutificação.
Alguém tem caja-manga entre as suas plantas?
 _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Out 27, 2005 10:40 am Assunto: Re: CURIOSIDADE - Caja-manga |
|
|
Oi Mario, tudo bem?
Muito interessante esse caja-manga frutificando!
Eu nunca trabalhei ou mesmo vi esta planta.
Quando maduras, qual o tamanho das frutas?
Se voce poda um galho ou mesmo o tronco, as novas brotações sugem em torno do próprio local podado ou acontecem por todo lado?
Por fim, ela me parece bem precoce frutificando assim pequena! É característica dela?... ou é enxerto?.. ou afinal, tem um certo "efeito mamadeira" nela?....
Grande abraço,
Charles |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 27, 2005 11:01 am Assunto: |
|
|
Charles, muitas perguntas para poucas respostas. A única preocupação nestes dois anos foi mantê-la saudável. Bem, isto aconteceu!
Nunca gostei do caja-manga como fruta. Seu tamanho é o mesmo de uma goiaba média, menor um pouco que a manga coquinho.
Se você observar, existe um pequeno galho se desenvolvendo, na primeira foto, do lado esquerdo. Poderia dizer que foi resultado de algumsa desfolhas. Não asseguro!
Não sei dizer se é enxerto ou variedade nana. Mostro na segunda foto outro galho com inflorescências.
Este aluno, veio fazer-me uma visita e, na hora de ir embora. entregou-me a planta, na correria fiquei sem as informações que você precisa e que eu deveria ter. Vou tentar descobrí-las.
Após esta frutificação vou reduzí-la. Esta redução me dará várias respostas. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Out 27, 2005 11:12 am Assunto: |
|
|
Oi Amigo Mário !!!!!!
Diferentemente de você, adoro cajá manga, aliás esta planta está em extinçaõ por aqui, o que é uma pena
Nunca imaginei tentar fazer um bonsai desta planta, se der certo, ficará lindíssima, visto ser a fruta muito bonita e gostosa....
Estou torcendo para que dê um belo bonsai ....
Agora o que é manga coquinho
Beijos
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 27, 2005 11:47 am Assunto: |
|
|
Angela, como vai? Manga coquinho é uma variedade de manga pequena. O nome já diz: "coquinho". Bastante gostosa. Tenho uma árvore dela aqui em casa que plantamos há mais de 20 anos.
Deixe-me aproveitar para perguntar. O Marcelo não tirou uma foto com um grupo onde estávamos com você, o Liporace, Sami, eu e alguns outros amigos?
Grande abraço. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qui Out 27, 2005 11:57 am Assunto: |
|
|
Olá Mario,
Estou pasmo aqui. Nunca tinha visto um Bonsai de Caja-manga, quanto mais o mesmo frutificando. É uma deliciosa fruta. Quando estiverem maduras posta outras fotos. Parabens. T+ amigo.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Qui Out 27, 2005 12:35 pm Assunto: |
|
|
Oi, Mário!
Tenho uma muda que hoje está com uns 90cm de altura. Quando semeei, almejara um bonsai. No entanto, não consegui controlar seu crescimento que é muito vigoroso! Então desisti.
Vou plantá-la no chão e comer cajá! Eu adoro essa fruta! Principalmente com salada...
Até mais,
Um abraço. _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Out 27, 2005 6:47 pm Assunto: |
|
|
Olá Mário,
Também achei muito interessante e curiosa essa sua planta: aparentemente, muito nova e já frutificando!!!!
Aqui, no Nordeste, também é conhecida como Cajarana (Spondias dulcis), uma fruta com um caroço ou semente cheio de espinhos, com +/- 6 cm de comprimento:
Dessa eu ainda não cultivo. Tenho uma Ceriguela ou Seriguela (Spondias purpurea) e um Umbú (Spondias tuberosa). Não é nada fácil educá-las como bonsai mas acho que vale à pena tê-las como plantas exóticas na nossa coleção.
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 27, 2005 7:53 pm Assunto: |
|
|
Illex, distração sua pois sempre esteve naquela bancada de cimento. Você olhou mas...não viu!
Lando, é para quem gosta.
Sergivaldo, tenho um pé de seriguela aqui em casa e, fiz uma estaca de 10 cm de base que ficou muito bonita. Vendi! Ela produzia bastante. É interessante para principiantes devido a sua vigorosa brotação e fácil manutenção embora não tão fácil de encontrar e educar.
Linda a sua planta meu amigo! _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Out 28, 2005 10:24 pm Assunto: |
|
|
Oi amigos !!!!!
Querido Mário, não recebi ainda a foto, estou na "espreita"... assim que receber eu a envio. Tá ??? Bitocas mis
Lando querido - quanta saudade - não dá para você vir amanhã aki ??? Quero uma frutinha para saborear (cajá manga, bem entendido ) Bitoquinhas misss
O MIGUINHO !!!!!!!!!!! Cajarana é o nosso cajá mirim, pouco visto, agora a seriguela é muito difícil aki por estas terras e o umbi.... nem pensar.... vou aguardar receber de vc algumas mudinhas... êita veinha para pedir presentes..... aliás eu não peço eu..............
Bitoquitas missssssssss
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Leandro Salata 1.o PASSO

Registrado: 21/05/05 Mensagens: 112 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Ter Nov 01, 2005 2:22 pm Assunto: |
|
|
Caro amigo Mário,
estava um pouco ausente do forum, mais uma vez, e acabei não vendo seu tópico (essa faculdade ainda me mata!! ).
Realmente sua cajamanga é muito interessante. É muito belo ver nossos bonsais frutificando e florescendo!
quanto a ser seu "fotógrafo oficial"..rsrs.....adorei a ideia...apesar de saber completamente NADA sobre fotografias, é sempre um prazer poder ajudá-lo!
Grande abraço! |
|
|
 |
Claudio Fellini 4.o PASSO

Registrado: 09/01/06 Idade: 55 Mensagens: 629 Localização: Aparecida de Goiânia-GO
|
Enviada: Sáb Jan 14, 2006 8:25 pm Assunto: Concordo |
|
|
Mário A G Leal escreveu: | Illex, distração sua pois sempre esteve naquela bancada de cimento. Você olhou mas...não viu!
Lando, é para quem gosta.
Sergivaldo, tenho um pé de seriguela aqui em casa e, fiz uma estaca de 10 cm de base que ficou muito bonita. Vendi! Ela produzia bastante. É interessante para principiantes devido a sua vigorosa brotação e fácil manutenção embora não tão fácil de encontrar e educar.
Linda a sua planta meu amigo! |
Mário, como principiante, também estou treinando uma seriguela para o futuro, essa aí da lata já deu um cacho de frutos
Abraços _________________ FELLINI
A Natureza é sábia |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 15, 2006 9:22 pm Assunto: |
|
|
O cajá manga é assim mesmo, se plantado de estaca de uma árvore frutificando ele enraiza rápido e logo dá frutas. como as seriguelas. |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jan 16, 2006 5:54 pm Assunto: |
|
|
Olá Pessoal,
Confirmando as informações contidas neste tópico, a serigüela realmente dá frutos muito facilmente. A minha está justamente nessa fase de produção total...
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jan 16, 2006 8:20 pm Assunto: |
|
|
Oi Crianças !!!!!
Este tópico postado pelo Mário é tudo de bom !!!!!
Cajá manga, seriguela...... êta frutas boas
Mário, será que a tal manga coquinho é a nossa manga carlotinha ???
Pelas minhas bandas é super difícil arranjar mudas de seriguelas e quando as conseguimos são finas e muito feias. Já comprei várias, deixei livres, leves e soltas, chegaram a florescer e depois MORRERAM.... Acabei desistindo. Quem sabe um dia trago uma mudinha de João Pessoa (????)
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
|