|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Out 23, 2010 10:04 am Assunto: Encontro ABOP em Assis Chateaubriand - PR |
|
|
Olá amigos,
aí estão mais algumas fotos do último encontro da ABOP em Assis Chateaubriand - PR no domingo 17/OUTUBRO/2010. Vai lá:
Abraços.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Out 23, 2010 2:11 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ótimas fotos, os trabalhos parecem ter rendido bem, resultando em qualidade das plantas. Parabens e obrigado por compartilhar.
O João Carlos atacou com vontade essa jabu. Espero que ele não tenha quebrado muitos galhos nela. rss. Brincadeira, é um grande amigo e um ótimo bonsaista, a meu ver.
Essa jabu mostrada na quarta foto, a contar de cima, foi estilizada?
Fiquei curioso em saber o que fizeram com ela. Se tiver fotos, mostre por gentileza. O tronco é muito horrível, o nebari estranho. Mas, costumo dizer que gôsto é igual pescoço, cada um tem o seu, então.... rss  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Out 24, 2010 9:00 am Assunto: |
|
|
Nicky,
a Jabu a que você se refere não foi trabalhada. O dono desta planta que aparece junto na foto, é irmão de um associado que esperamos, continue conosco. Ele tem muitas plantas que ficaram esquecidas por anos e agora está tentando melhorá-las. Eu concordo com você que é uma planta no mínimo difícil. Se minha fosse, eu passaria a foice e passaria para um vaso bem maior; mas...
Eu tenho algumas plantas que considero foram um equívoco... É aquela história de fazer bonsai como auto-didata!! Depois de mais de 4 anos frequentando este Fórum é que as coisas começaram a engrenar...
O bom destes eventos, além de bastante gente pra dar pitacos, é a possibilidade de ver a planta em 3D. Rapaz, tem um pessoal ninja participando!! Veja o caso da serissa semi-cascata. Quando eu olhei pra ela, enxerguei uma planta difícil de ser trabalhada, pelo menos para mim com meus parcos recursos:
Uma idéia do que era ANTES
DEPOIS
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Out 24, 2010 9:43 am Assunto: bonsai |
|
|
Edson, é por isso que ouvimos ou lemos tantos dizerem que não se aprende fazer bonsai apenas olhando ou ouvindo o que a planta quer dizer. É necessário buscar o conhecimento fora, se quisermos desenvolver nossa aptidão artistica nesse contexto do bonsai. E a visão de outros bonsaistas, principalmente mais experientes que nós, ou no minimo, mais arrojados, é que permite esse avanço.
Por vezes, olhamos para a mesma planta inumeras vezes sem conseguir enxergar nada além do costumeiro. Eis que chega alguem então, vê a mesma planta e dá a ela um arranjo totalmente inusitado, novo para nós, a ponto de ficarmos pensando seriamente na razão de sermos tão obtusos.
Mas é assim que funciona a coisa. Eu sempre oriento no sentido de que o candidato a bonsaista deva procurar fora de casa o conhecimento que precisa para aprender a lidar melhor com suas plantas. Buscar eventos, workshops, feiras e exposições inclusive em outras cidades, outros estados, outro país, possibilita um aprendizado mais completo, mais amplo. Ficar adstrito ao mesmo lugar, ainda que haja um grupo, nem sempre é tão proveitoso.
A arte funciiona dessa forma. É preciso vermos pelos olhos dos outros para descobrirmos nuances, alterações, modificações que até então passaram ao largo da nossa curta visão. A net, aliás, possibilita algo nesse sentido. Gosto de frequentar o forum, por esse motivo, mas gosto de visitar outras comunidades tambem, outros foruns além mar, como se diz: forum da luso bonsai, português; forum da Parlons bonsai, francês; sites japoneses e chineses, escritos no idioma deles, é claro. O caminho educadivo é arduo e passa por percalços, mas temos que insistir sempre em renovar, não ficar estagnados nem parados, esperando cair do céu.
Mas vc está no bom caminho. Continue assim, que chegará lá.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
araldi 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 24, 2010 9:06 pm Assunto: |
|
|
Olá Edson
Parabéns pelas fotos, minha colaboração:
Uploaded with ImageShack.us[/img]
 _________________ Associação Bonsaista D'Oeste Paranaense |
|
|
 |
araldi 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 24, 2010 9:19 pm Assunto: |
|
|
Uploaded with ImageShack.us[/img] _________________ Associação Bonsaista D'Oeste Paranaense |
|
|
 |
araldi 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 24, 2010 9:25 pm Assunto: |
|
|
[/img]
Edson está sua jabuticaba promete, pense nas possibilidades planta bastante interessante.
É uma pena não termos registrados os trabalhos finalizados.
Um abraço a todos
Gerson Araldi _________________ Associação Bonsaista D'Oeste Paranaense |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Out 25, 2010 10:05 am Assunto: bonsai |
|
|
Grande Araldi, bons ventos o trazem até nós, garoto. Como vai voce? Espero que esteja bem. Faltou vc mostrar o que foi que fez nesse encontro. Cadê a planta que trabalhou, meu chapa? Ou tava só de curioso? Poste mais fotos, inclusive suas mostrando o que foi que andou destruindo por lá, que eu quero ver. Abraços e cordiais saudações, garoto.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Out 25, 2010 4:47 pm Assunto: |
|
|
Olá Edson!
É uma alegria rever os amigos, Araldi, João Carlos!!
Você..............você eu vi ha pouco tempo..........rsrsrsrs!
Não tem coisa melhor que reunir os amigos e fazer bonsai, falar de bonsai.......!!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
araldi 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 29, 2010 8:56 pm Assunto: |
|
|
Olá Fernando, quem sumiu foi vc, não deu mais notícia, hehehe
Quanto aos trabalhos nada que mereça destaque, trabalhei essa cereja
que um dia talvez vai virar um pré-bonsai, desculpe como comentei não lembramos de fotografar os trabalhos executados, mas vamos aprendendo.....
[/img]
Elio saudades de conversar como amigo.
Esperro que já esteja recuperado.
Um abraço a todos.
Gerson Araldi _________________ Associação Bonsaista D'Oeste Paranaense |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|