|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 25, 2010 10:05 am Assunto: Azaleia projeções futuras |
|
|
Galera do forum estou postando as fotos da minha azaleia, resolvi da ruma trabalhada nela depois de algum tempo que foi deixado ela crescer.
Gostaria de ajuda, dicas com a estilização!
Segue fotos......
Melhor frente (na minha opinião) e ESCALA DO TRONCO
 |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Seg Out 25, 2010 12:17 pm Assunto: |
|
|
Imagino um hokidachi, aramando os galhos e deixando engrossar. Senão retiraria 2 troncos para melhorar a conicidade invertida da planta e fazer um moyogi |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Seg Out 25, 2010 1:28 pm Assunto: |
|
|
Dougb2010,
é sem duvida um otimo material!
tem uma boa espeçura e apresenta um nebary interessante olhando de varios angulos!
acho q vc poderia melhorar a conicidade invertida com um bom trabalho de madeira morta, jins e sharis. Acredito que inevitavelmente ela ira se encaixar melhor em um moiogy ou hokidash, como foi mencionado pelo amigo. Porem acho q tem um estilo em que toda a frente da planta é madeira morta, entretanto oq vai sobresair é um dos dois estilos mencionados anteriormente.
Ficaria mais facil dar um pitaco sobre um estilo se ela estiver desfolhada.
apreveite bem esse material, e não tenha pressa, vão aparecer otimos conselhos aqui!
aguarde alguem pra lhe dar maiores informações sobre desfolha de azalea, não tenho muita experiencia com esse tipo de planta.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 25, 2010 1:43 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde eu pensei na fesfolha mas não so muito entendido sobre azaleia????
Aguardo conselhos....
Obrigado pelo os que ja ajudaram. |
|
|
 |
Gustavo Gonçalves 1.o PASSO

Registrado: 06/07/10 Idade: 30 Mensagens: 126 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Seg Out 25, 2010 6:20 pm Assunto: |
|
|
Filipe...acho valido seu comentário..só discordo dele em relação à fazer jins e shraris...pra mim a azaléa, assim como outras espécies tropicais como jabuticaba, pitanga entre outras ficam artificiais com o uso desta técnica.
Afinal..não é fácil ver estas espécies com grandes jins ou sharis na natureza.correto?
esta é minha opinião  |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Out 25, 2010 6:56 pm Assunto: |
|
|
Gustavo,
concordo parcialmente com vc, frutiferas realmente lembro de ter lido que não é natural fazer uso desses recursos, quanto a floriferas não lembro de algum comentario a respeito de não ser indicado. madeira mortaem floriferas acredito que naõ fica nada artificial, shary, uro ou jins.
veja este video:
http://www.youtube.com/watch?v=72-glgsc0HA
acredito tb q azalea não seja tropical.
qq coisa agente levanta uma enquete, se niguem der um parecer convincente.
rs
abraços brother _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 25, 2010 8:22 pm Assunto: |
|
|
Filipe concordo com voce eu andei lendo em alguns site q jin combina sim com bonsaisde floriferas.
mas alguem sabe em relação a fazer a desfolha na azaleia????
Qual seria a melhor indicação de VASO para ela??? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Out 26, 2010 12:01 pm Assunto: bonsai |
|
|
Dougb, acho que é um tanto quanto prematuro a indicação de um vaso para sua planta. Afinal, ainda está numa fase bem inicial, e alguns anos irão se passar antes que possa ser considerada um bonsai pronto, que possa ser plantado em um vaso adequado.
Enquanto isso não ocorre, vc pode ir fazendo algumas modificações nela, para melhorar sua estrutura aerea, inclusive. Nesse sentido, indico alguns cortes, visando melhorar o visual, bem como proporcionar um tronco com maior movimento:
A parte superior, eu indico a seleção de uma brotação nova, um galhinho entre tantos, para com ele dar continuidade ao tronco, formando uma boa estrutura aerea. Os cortes indicados permitem, entre outras coisas, um jin na lateral esquerda. Contrariamente ao que foi postado pelos demais, certas espécies ficam bem com shari e jin, sendo facilmente encontráveis na natureza com esses "adereços".
Outra possibilidade que visualizo é, mantendo a melhor frente como a mostrada pela terceira foto, fazer uma poda de redução, visando encurtar os galhos, que serão selecionados, eliminando os desnecessários (estes poderão ser convertidos em novas plantas, bastanto estaquear em areia grossa). Com isso, a estrutura buscada será no estilo Hokidachi, ao invés de Moyogi, como na primeira sugestão:
Para selecionar os galhos, faça uma desfolha parcial: retire todas as folhas mantendo apenas dois pares de folhas em cada galho> Faça isso em todos os galhos, sem exceção. A seguir, selecione os galhos que estiverm mais bem posicionados, cortando fora os demais. Lembrando que um bonsai se constrói com o minimo necessário, não com o máximo desejado.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 26, 2010 1:59 pm Assunto: |
|
|
Mia uma vez agradeço ao colega nickyfury que me ajudou mais uma vez, essa sua segunda sujestão é a que eu ja tinha em mente um hokidachi pois sem sombra de duvida é a melhor frente.
Minhas maiores duvidas eram em relação a fesfolha, mas agora foram solucionadas.
Em relação ao vaso eu me refiro se devo mudar de vaso para um maior ou deixar neste mesmo e so trocar o substrato??? pois pelo que notei ele ja esta por completo de raizes, devo deixar neste mesmo vaso e fazer uma poda nas raizes tambem???
Mias uma vez agradeço.
Muito obrigado. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Out 26, 2010 2:34 pm Assunto: bonsai |
|
|
O vaso vc mantem, não é preciso fazer reenvase, nem deve cortar raiz nenhuma, por enquanto. A azalea é bem diferenciada, em relação ao cultivo de outras espécies. Apesar de emitir brotações constantes, por todo o tronco e na raiz, com densa folhagem, suas raízes têm um crescimento bem lento em relação a parte aerea. Por isso, não faça nada, agora, com elas.
Ainda em relação ao vaso: se vc conseguir um igual a esse, mas de ceramica, mesmo de baixa temperatura, então troque, mas usando o mesmo substrato e mantendo o torrão, sem cortar nada, ok? Se não tiver nenhum vaso nessas condições, mantenha onde está pelos próximos anos, enquanto vai formatando sua estrutura aerea.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Dougb2010 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 26, 2010 2:44 pm Assunto: |
|
|
Valeu nickyfury
irrei fazer isso...
muito obrigado novamente pela dicas. |
|
|
 |
ETO

Registrado: 23/10/10 Idade: 43 Mensagens: 70 Localização: Sul de Minas
|
Enviada: Sex Out 29, 2010 10:35 am Assunto: |
|
|
Gustavo Gonçalves escreveu: | Filipe...acho valido seu comentário..só discordo dele em relação à fazer jins e shraris...pra mim a azaléa, assim como outras espécies tropicais como jabuticaba, pitanga entre outras ficam artificiais com o uso desta técnica.
Afinal..não é fácil ver estas espécies com grandes jins ou sharis na natureza.correto?
esta é minha opinião  |
Azaleia não é tropical. Sua origem é chinesa e gosta de solos ácidos e frio. Ela é da família das Ericaceae assim como o MIrtilo (Blueberries).
Abraço. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Out 29, 2010 11:32 am Assunto: bonsai |
|
|
ETO, creio que o nobre colega Gustavo traçou apenas um referencial entre a azalea e as nativas nacionais, sem no entando adentrar no erro de escrever que a azalea seja uma nativa nossa.
A meu ver, creio que o equivoco maior está no fato dele explicitar que jin e shari não ocorrem nas nativas nacionais. Isso não é verdade, como atestam farto material disponível na net, mostrando não só plantas do sul do Brasil, mas tambem de outras regiões do país, inclusive nordeste, em que jabu, pitangua e outras são mostradas em sua inserção nativa, com sulcos e marcas tipo shari e sabamiki em seus troncos, bem como jin em alguns galhos.
Há que relevar,contudo, que tais ocorrencias em plantas nativas não são devidamente tratadas, isto é, as plantas não recebem os mesmos cuidados técnicos, principalmente quanto à preservação e conservação de sua madeira exposta, como o recebem quando cultivados como bonsai. Na natureza, há perdas, vez que o materal exposto e não tratado, sofre a continua devastação temporal e climática constantes, naturais sem dúvida nenhuma.
Quero crer, entretanto, que o nobre colega é contrário à aplicação dessas técnicas por razões as mais diversas, mas por julgar, erroneamente, que tais coisas só podem existir em plantas nativas asiáticas, como juniperos e algumas variedades de pinheiros. Isso não condiz com a realidade.
Na Europa, por exemplo, temos as oliveiras, os prunus, os carvalhos, aceres, abetos, ulmus, fagus, eleagunus, dentre outras, que produzem, quando na natureza, galhos e troncos com madeira exposta, técnica reprouzida na cultivação dos bonsai formados a partir dessas espécies e aceita pela comunidade bonsaistica daquela área e do resto do mundo.
Penso, ser justo então, que podemos sim cultivar nossas nativas e fazer nelas trabalhos tais. A exemplo das européias citadas, dentre nossas nativas ainda temos o piteco, a caliandra spinosa, o sarandi, araça piroca e pau mulato, dentre outras, que podem expor sua madeira, em forma de jin ou shari, sem nenhum problema. Dizer que em uma jabu ou uma pitangueira tal coisa não pode ser feita, por nao condizer com a realidade das nativas brasileiras, é ir de encontro ao erro, na minha opinião.
É óbvio, mas ainda necessário salientar, que tal material exposto deve receber um bom tratamento preventivo, com o uso de conservantes apropriados, visando evitar a ação continua e deteriorante do tempo e agentes agressivos, inclusive insetos e tais, bem como a agua da rega diária e a ocasional das chuvas, granizo, etc.
Dentre os radicais contrários a aplicação de jin e shari nas nativas nacionais está o bonsaista Valdir Hobus, que diz seguir, nesse sentido, o que preconiza o bonsaista Walter Pall. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Gustavo Gonçalves 1.o PASSO

Registrado: 06/07/10 Idade: 30 Mensagens: 126 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Sex Out 29, 2010 10:01 pm Assunto: |
|
|
Agradeço aos colegas corrigir meu erro
acho que associei de forma errada a azaléa a outras espécies tropicais
Filipe muito bom o video que voce citou, recomendo.
abraços |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Out 30, 2010 1:51 am Assunto: |
|
|
Gustavo,
vc acabou levantando uma discussão boa, de um tema que ainda considero em aberto, não tem nada que ....
relaxa brother!
bela aula de trabalho com madeira morta!?
nickyfury,
Citação: | A azálea é bem diferenciada, em relação ao cultivo de outras espécies. Apesar de emitir brotações constantes, por todo o tronco e na raiz, com densa folhagem, suas raízes têm um crescimento bem lento em relação a parte aérea. Por isso, não faça nada, agora, com elas. |
não ia descobrir isso nuca sozinho!
hehehe
vlw pela informação, acho muito bonito os bonsai dessa espécie mas não acho satzuk aqui no estado pra comprar nem como muda.
nickyfury,
Citação: | Dentre os radicais contrários a aplicação de jin e shari nas nativas nacionais está o bonsaista Valdir Hobus, que diz seguir, nesse sentido, o que preconiza o bonsaista Walter Pall. |
oq diz Walter nesse sentido?!
a meu ver, é comum se estilizar uma planta fazendo que esta tome caracteristicas inerentes a outra especie. porem acreditar que uma jabuticabeira estilizada buscando atingir a naturalidade das jabuticabeiras na natureza utilisando-se de um jim, fica artificial. Resumindo minha opnião é que deve-se ter bom censo ao usar estes recursos em arvores nativas estilizadas como tais.
não sou contra aos trabalhos com madeira morta em plantas nativas, absolutamente, desde que a forma como se trabalha faça juz a este recurso sem que a planta tome características incomuns da espécie em questão, se esse for seu objetivo ao estiliza-la. _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|