FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

JC - Caliandra Rosa - O que fazer? Atualização 20/02/12
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
João Crédito
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 26, 2010 9:11 pm    Assunto: JC - Caliandra Rosa - O que fazer? Atualização 20/02/12 Responder com citação

Olá pessoal.
Comprei essa muda de caliandra a alguns meses.
Agora coloquei ela no escorregor e aramei.
Gostaria de opiniões de vocês.
Estou no caminho certo?
Para mim a primeira foto é a frente. O tronco já tinha uma pequena curvatura, inclinei um pouco mais para dar mais movimento.

Essa ultima é apenas para ter uma escala da planta.

Editado pela última vez por João Crédito em Seg Fev 20, 2012 3:00 pm; num total de 3 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ETO

MensagemEnviada: Ter Out 26, 2010 9:20 pm    Assunto: Responder com citação

Belo exemplar João Crédito Wink
Tem tudo para um bom Shakan. Só acho que alguns galhos estão grandes d+ e aquele primeiro galho muito baixo (a não ser que o nebari esteja enterrado). Aguarde por opiniões mais experientes para não se precipitar
Wink

Abraço
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 26, 2010 9:22 pm    Assunto: Responder com citação

João acho que você fez muito bem a intervenção de tirar os galhos grossos e trabalhar os finos para formar a estrutura da planta aramando os galhos. Perfeito. Eu ainda tiraria, os toquinhos dos galhos grossos que ficaram, e também o toco do ápice, de cima para baixo até encontrar o primeiro galho, aramando este para cima, dando movimento e assim transformando-o no novo ápice. Também o primeiro galho poderia sair, por estar muito baixo. Diz-se que o primeiro galho deveria sair por volta do primeiro terço da planta, apesar de que se vê por aí muito bonsai de qualidade com galhos bem baixos, tam'bem...
abraço
João Crédito
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 9:04 am    Assunto: Responder com citação

ETO: Obrigado pela atenção, esse primeiro galho vou corta-lo. Ou outras estão grandes d+, porque estou deixando eles crescerem a vontante, mas conforme sua indicação também vou dar uma diminuida.
Sobre o estilo, Shakan dei uma pesquisada e é isso mesmo que tinha pensado.

Elio: Obrigado pela atenção, vou tirar esses toquinhos bem rentes ao tronco e também toco da ápice. Farei a intervenção e posto aqui para sua opinião.
João Crédito
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 03, 2010 10:09 pm    Assunto: Responder com citação

Uma fotinha atualizada com a sugestão do pessoal.

Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 9:20 am    Assunto: Responder com citação

Oi João, bacana, está indo bem.
Vou dar uma dica que tive que aprender errando, e isso é bom mas poderia ter evitado. Vc fez igual, então taçvez isso te ajude mais para frente: Sua estruturação está sendo feita pensando nos galhos que vão fazer parte da sua futura planta, certo? Mas nesta fase, onde ainda visamos engrossar o tronco e galhos, (por isso está no escorredor/mamadeira certo?) agora eu penso na planta mais para frente e acho muito importante deixar galhos bem baixos no tronco, que não farão parte do bonsai quando estiver pronto, mas vai fazê-lo ficar mais bonito. Mais bonito porque vai melhorar a conicidade da planta.
Estas duas fotos vão mostrar o que estou tentando dizer: a primeira como imagino que sua planta ficaria crescendo do jeito que està; e a segunda com os galhos de sacrifício (é uma hipótese, mas é assim que acontece mais ou menso):

Repare que a cada saída dos galhos de sacrifício, abaixo o tronco engrossa mais. Se não tiver galho de sacrifício baixo, o tronco tende a ficar meio reto, sem conicidade.
João Crédito
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2010 3:37 pm    Assunto: Responder com citação

Nikkei, não tinha idéia sobre isso que você comentou.
Fui pelo que o pessoal aqui falou.
Mas já tem mais alguns brotando de baixo, e dessa vez vou deixo-los a vontate.

Obrigado,

João
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2010 8:37 am    Assunto: Responder com citação

Estamos aqui para aprender. Naõ quer dizer que também estou de todo certo.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 06, 2010 9:44 am    Assunto: bonsai Responder com citação

João, as colocações do nobre colega Nikkei são bem pertinentes e interessantes, válidas para uma grande variedade de espécies. Porém, não no caso da caliandra. A manutenção do galho de sacrifico baixo, nessa espécie, acarreta um abaulamento do tronco, com inversão da conicidade e engrossamento da parte de onde parte o galho de sacrificio (que deve ser apenas um, não mais que isso). Shocked

Tal procedimento funciona bem em celtis, ulmus, zelkova, etc. Nas demais, porém, é através da manutenção do galho apical, este sim como galho de sacríficio, que é deixado crescer sempre para o alto, puxando a força de crescimento e engrossamento do tronco, principalmente na base. Além da caliandra, temos ainda a serissa e a piracanta, além do resedá, que não aceitam bem a técnica do galho de sacrificio de base. Rolling Eyes

Todavia, vale a experiência própria de cada um. Se vc achar por bem tentar a sorte, então aceite os conselhos e mantenha o galho de sacrificio baixo. Fica a seu critério. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 06, 2010 10:12 am    Assunto: Responder com citação

Concordo em relação ao abaulamento Nick, o interessante acho que seria galhos bem baixos mesmo.
João Crédito
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 12, 2011 6:31 pm    Assunto: Responder com citação

Novas fotos:

Quem quiser ver maior as fotos segue a galeria:
http://www.flickr.com/photos/60608466@N08/

E ai o que posso fazer agora? Preciso de ajuda? Estou no caminho certo?
João Crédito
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 16, 2011 5:45 pm    Assunto: Responder com citação

E ai ninguém para dar uma dica??
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 16, 2011 9:06 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

João, sugiro o nobre colega cortar todos os galhos, reduzindo seu comprimento. Lembre-se apenas de fazer isso estabelecendo um tamanho proporcional a eles, que ao final deverão ter uma forma triangular: galhos maiores na base seguem reduzindo até o ápice, no comprimento.

Minha sugestão se prende a dois aspectos: sua planta apresenta os galhos com brotações nas extremidades, e não há uma estrutura adequada para eles, que estão em total desarmonia com o tronco. A aramação colocada não tem nenhuma finalidade, podendo ser retirada. Os galhos deverão ser cortados todos, ficando com um tamanho bem reduzido (quanto mais reduzido, melhor). Com isso, vc proporciona condições para que a planta retorne com uma brotação mais adequada, vez que emitira brotação de novos galhos no tronco, além de bifurcar as brotações nos galhos atuais.

O objetivo principal aqui é criar uma estrutura mais ramificada, além de permitir uma densificação mais próxima do tronco, evitando a atual, afastada. Deixe sem cortar apenas o galho apical, para que ele continue a "puxar" a força da planta, favorecendo o engrossamento do tronco na base.

As vezes é preciso reiniciar a planta, para termos em mãos um material mais adequado de trabalho com que formar um bonsai mais técnico e interessante. É justamente isso que estou sugerindo agora.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
João Crédito
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 16, 2011 9:11 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

Obrigado Nicky!!
Vou fazer esse intervenção no final de semana.

Uma dúvida: Posso cortar os galhos como falou sem deixar nenhuma folha no mesmo? Não tem perigo dos galhos secarem?
E deixo +/- 5cm por galho?

Abs,

João
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 16, 2011 10:41 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

JOão, a melhor época para podar, reduzindo o comprimento dos galhos, é na primavera. Até lá, retire agora esses arames, adube sua planta e a exponha a um cultivo sob sol pleno, para favorecer um bom desenvolvimento.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: