 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
mgaleti
Registrado: 26/10/10 Idade: 51 Mensagens: 32 Localização: CAMPINAS-SP
|
Enviada: Qua Out 27, 2010 12:42 pm Assunto: Mauzai Novo - replantando - desfolhar ? No quinta ou escorre |
|
|
Boa Tarde Gente
Antes de tudo parabens pelo forum. Sou usuário novo mas já estou gostando das discussões.
Tal como o MATEUS, ganhei um Mauzai e preciso com urgencia transplantá-lo para um local maior (ou o escorredor ou meu quintal).
Gostaria de uma ajuda em duas questões:
- Percebi que o MATEUS desfolhou a planta quase toda, deixou umas 4 ou 5 folhas. Devo fazer isso também ? Não estaria deixando a muda mais fraca do que ela já esta ? Se bem que as folhas da minha estão caindo mesmo ...
- Tenho espaço para plantar no quintal mas gostaria de colocar no escorredor por duas razões:
--- consigo preparar um substrato melhor no escorredor - no quintal vai ter a terra de lá mesmo !
--- conseguirei acompanhar e "curtir" melhor o crescimento da planta no escorredor ...
Essas duas colocações fazem sentido ou colocar no quintal teria alguma vantagem gigante ??
Valeu gente ! Foto do Mauzai abaixo:
Marcelo |
|
Voltar ao topo |
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE


Registrado: 11/01/08 Mensagens: 1233 Localização: Buritis - MG
|
Enviada: Qua Out 27, 2010 1:39 pm Assunto: |
|
|
não aparece a imagem.
Todos os cuidados levam em consideração a espécie da planta, a época do ano e a idade fisiológica da planta e outros fatores. Não é sempre que os cuidados que se tem com determinada espécie são iguais aos necessários à outra espécie.
abraços |
|
Voltar ao topo |
|
 |
mgaleti
Registrado: 26/10/10 Idade: 51 Mensagens: 32 Localização: CAMPINAS-SP
|
|
Voltar ao topo |
|
 |
mgaleti
Registrado: 26/10/10 Idade: 51 Mensagens: 32 Localização: CAMPINAS-SP
|
Enviada: Qua Out 27, 2010 2:07 pm Assunto: |
|
|
Oi Ezequiel Junior,
Sem saber a idade fisiológico você acharia melhor não arriscar ? Imagino que por ser um Mauzai comprado e com preço baixo imagino ser uma planta nova ... |
|
Voltar ao topo |
|
 |
WagnerArnaut

Registrado: 22/09/10 Idade: 46 Mensagens: 78 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qua Out 27, 2010 3:52 pm Assunto: |
|
|
Mgaleti,
acho uma boa idéia o escorredor. Aí vc pode escolher o substrato e está sempre à vista do bonsaista, ficando mais fácil para acompanhar o crescimento.
Mais ou menos 1 mês atrás tb ganhei um Mausai (Pitangueira) e primeira providência foi passar para um escorredor e uma poda drástica, como pode ver nas imagens abaixo.
Agora com as chuvas no planalto central várias folhas estão brotando. Em breve posto fotos das novas folhas. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Out 27, 2010 8:30 pm Assunto: |
|
|
Mgaleti, um mausai de romã pode se tornar um bonsai, sim!
Como é uma muda nova, evite fazer qualquer intervenção que venha interromper o desenvolvimento, já que, nesse momento, o importante é que ela se desenvolva.
Assim, arrume um vaso grande, aqueles de plástico preto, coloque um substrato bem orgânico e plante esse romã, sem desmanchar o torrão.
Ela irá crescer bastante até a próxima primavera.
Aí, então, retire do vaso, pode raízes, pode parte aérea, e plante num escorredor, com substrato só até a metade (não criará raízes profundas dentro do escorredor o que é importante para quando colocar no vaso de bonsai)
Quando as raízes começarem a sair pelos furinhos do fundo, assente o escorredor (levemente enterrado) sobre uma bacia ou mesmo vaso anterior, com um substrato mais orgânico ainda e bem adubado.
Desfolha, tem alguns objetivos diferentes, que nenhum deles é o momento.
1. Diminuir tamanho das folhas (isso quando o bonsai estiver quase pronto)
2. Desenvolver um galho mais que outros (desfolha-se os outros e deixa esse, sem)
3. Poder visualizar toda a estrutura para eliminar galhos
4. Limpar a planta para aramar
5. Incentivar ramificações secundárias
6. Desfolhar no verão para que novas folhas surjam e no outono, ainda jóvens, adquiram as cores outonais.
É por aí...........
abração _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Qua Out 27, 2010 10:56 pm Assunto: |
|
|
Elio quanto informação valorosa, não sabia quão poderosa era um desfolha. Poderia por favor ir ao post que coloquei nesta mesma seção sobre minha acerola, gostaria muito que você opinasse lá.
Desde já grato. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Out 28, 2010 9:17 am Assunto: |
|
|
pedrojorge escreveu: | Elio quanto informação valorosa, não sabia quão poderosa era um desfolha. Poderia por favor ir ao post que coloquei nesta mesma seção sobre minha acerola, gostaria muito que você opinasse lá.
Desde já grato. |
Tá lá, Pedro! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|