FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

SHIMPAKU INICIANTE
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Toczek
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 1:46 pm    Assunto: SHIMPAKU INICIANTE Responder com citação

OLÁ MEUS AMIGOS,
PARTICIPO DESTE FORUM TEM ALGUM TEMPINHO, E TENHO APRENDIDO MUITO, TANTO QUE TENHO UM SHIMPAKU COMIGO A MAIS DE 1 ANO E AINDA NÃO MORREU...EHEHEHHE (OS CUIDADOS APRENDI AQUI),

AGORA QUE FIZ A TROCA DE SUBSTRATO(POIS SEGUNDO QUEM ME VENDEU JÁ ESTAVA HA 3 ANOS NO MESMO) RESOLVI MUDAR ELE, FAZER UM ESTILO MAIS HARMONICO E COM JINS E SHARIS, VOU POSTAR AS FOTOS E POR FAVOR OPINEM, FAÇAM PROJEÇÕES.... OQ FOR PRECISO...
DESDE JÁ AGRADEÇO
JUNIOR TOCZEK Very Happy

ERA ASSIM:
[/img]http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAKBfj-EbMtHcNYx3QleC1D_DfHzhcH2Lp0VroIt4aInjAevJb8D1GrrmmRV7eEsM4whOCGE4bmvix2DJR6LQyTkAm1T1UE_A7LXFNiFIqzQA0hfpTLJCvhhC.jpg[img]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mauricio Lutz
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 1:53 pm    Assunto: Responder com citação

Só dando uma força apresar de não visualizar as fotos no orkut Sad

Toczek
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 4:46 pm    Assunto: Responder com citação

OBRIGADO LUTZ,
ESTAVA AGORA MESMO ESTUDANDO COMO COLOCAR EM OUTRO PROVEDOR, ESSA PLANTA ERA ASSIM, AGORA REPLANTEI ELA DE OUTRA FORMA, VOU COLOCAR AQUI....
Toczek
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 4:47 pm    Assunto: Responder com citação

Toczek
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 4:52 pm    Assunto: Responder com citação

Toczek
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 4:55 pm    Assunto: Responder com citação

Toczek
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 12, 2010 8:45 am    Assunto: Responder com citação

Ninguem pra dar uma ajudinha ?
Toczek
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 14, 2010 7:43 pm    Assunto: Responder com citação

oloko..... sera q minha plantinha é tão feia q ninguem dá nenhuma opinião?
Mauricio Lutz
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 15, 2010 7:26 am    Assunto: Responder com citação

Olá Toczek, cada Shimpaku tem sua própria carecterística, esse seu tem um movimento inicial de tronco (junto ao chão) que particularmente não me agrada, eu tentaria levantar ele dando um movimento sinuoso, quanto ao resto da planta é ráfia e aramação com arame bem grosso, tente fazer um S no tronco deixando o ápice voltado ao centro do vaso, arame também os galinhos e incline-os para baixo, no mais um boa pinçagem e no futuro um vaso retangular e marrom Laughing

Abraço Very Happy
Toczek
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 15, 2010 10:58 am    Assunto: Responder com citação

olá amigo LUTZ, obrigado por sua opinião, ela estava nessa forma, replantei ela assim pra tentar dar uma baixada, mas acho q sua opinião é mto boa pra mim, olhe como estava:

acho q acentuar esse S deve ficar bom né ?
vamos tentar ...... obrigado !
Mauricio Lutz
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 15, 2010 11:54 am    Assunto: Responder com citação

Desculpe amigo, não consigo visualizar sua imagem Sad
Luciano Pessoa
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 15, 2010 7:09 pm    Assunto: Responder com citação

Isso que voce falou acho que ficaria legal, se voce entortar mais o S, vai conseguir deixá-la mais baixa se esse é seu objetivo.
Abração
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Toczek
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 16, 2010 12:31 pm    Assunto: Responder com citação

é vamos tentar no proximo replante..... obrigado amigos
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 16, 2010 1:23 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Toczek, na minha humilde opinião sua planta tem um bom movimento de tronco, não sendo necessário muita mudança nele para melhorar a planta. Ao invés disso, sugiro aguardar a chegada do inverno, que é uma boa época para trabalhar conífera, e pinçar as acículas.

As acículas são as "folhas" cilindricas dos juniperos. Evitamos cortar usando tesoura, sendo mais adequado usar as pontas dos dedos para reduzir seu volume. Peguem um galho qualquer, espalmando ele, isto é, deixando-o aberto como a palma da sua mão. Em seguida, com os dedos, retire as acículas que crescem na parte superior e inferior. O galho deve estar sempre na posição horizontal, não importando a posição dele na planta, depois de solto.

Fazendo essa limpeza, vc permite que a planta respire melhor, recebendo ainda incidência de luz e calor solar em seu interior, o que favorece novas brotações, além de evitar essa aparencia de pom-pom nas extremidades dos galhos. Very Happy

Como sua planta tem um bom movimento no tronco, resta depois de pinçar as acículas aramar todos os galhos, desde os mais grossos até os mais finos. Dessa forma, poderá então dar a eles movimentos bem sinuosos, bem marcantes mesmo, aproximando-os inclusive do tronco, aumentando com isso a densificação. Quanto mais densa é a folhagem, mais bonita fica a planta. Claro que, o trabalho seguinte será no sentido de retirar uma nesga, isto é, uma faixa da casca, expondo a madeira do tronco, desde a base até o ápice. Very Happy

A retirada da casca deve ser previamente marcada. Use um giz azul para isso. Faça um desenho, da forma que achar mais adequado. Há muitas possibilidades, sendo que alguns cultivadores inclusive fazem um anel circundando todo o tronco, como se fosse um parafuso. Isso agrega mais movimento e beleza para a planta, certamente, e é fácil de ser conseguido. Very Happy

Essa espécie deve ser cultivada a pleno sol. Com a retirada da fita da casca, a madeira deverá ficar diretamente voltada para o sol, até secar, quando então poderá receber a primeira camada de calda sulfocalcica. Very Happy

Lembre-se: quanto mais sol o junipero tomar, melhor para a planta. Evite deixar na sombra, pois isso prejudica as acículas, deixando-as sem vida, baças. Ao sol e calor, elas ficam com uma linda cor verde escura, bem forte mesmo, embelezando ainda mais sua planta. Nos links abaixo, veja como marcar um shari:

http://homepage2.nifty.com/miyamotoen/bonsai-turedurekusa-16/49.htm

Um trabalho interessante tambem, que pode ser feito a partir da sua planta, é cortar fora os dois primeiros galhos, deixando-os curtos para formar jin com eles, e aramar os galhos superiores, baixando-os. A intenção agora, seria no sentido de formar toda a estruturação aerea com galhos descendentes, isto é, como se fosse o estilo SHIDARE, ramos pendentes. Veja um exemplo desse tipo de formação estrutural:

Com isso, sua planta ganharia uma nova roupagem, aumentaria sua estabilidade visual, e destacaria ainda mais o tronco sinuoso, um dos pontos fortes dela, inclusive. Com um shari bem construído ao longo do tronco, ficaria show de bola no futuro. Veja um bom desenho, com um shari destacado do tronco, e galhos baixos:

Um trabalho bem aproximado ficaria bem parecido com essa planta:

Os galhos iniciais foram convertidos em jin, criou-se movimento ao longo do tronco com um shari bem trabalhado, baixou-se os galhos superiores, formando uma estruturação adequada e harmonizada com o tronco, fechando bem todo o conjunto. Repare nas acículas, bem pinçadas, espalmadas, formando galhos mais bonitos e atrativos:

Veja por este outro angulo, o galho apical foi curvado, no que chamamos de guro guro, enfatizando bem a estrutura final do apice em forma arredondada, garantindo mais idade visual para a planta:

Bem, há uma resposta melhor de trabalho mais técnico para executar em sua planta. O caminho é bem mais interessante a meu ver, e o resultado possivelmente será melhor. Claro que, como tudo o mais, é preciso ter paciência para executar tudo, devendo agir com calma e ponderação a cada passo, enfatizando que certos efeitos são conseguidos não de uma hora para a outra, mas ao longo de anos de cultivo e lide adequados e com perseverança. Mas nada tão impossível ou dificil assim que não possa ser feito. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Toczek
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 16, 2010 1:48 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo nickyfury....

Tenho certeza de que era isso que eu queria ouvir, suas colocações foram uma verdadeira aula pra mim, vou seguir tds os conselhos e buscar algo parecido com oq me mostrou, é claro dentro das minhas possibilidades e da planta, mas acredito que vai ficar show de bola mesmo, Muuuuuuuuuuuuito obrigado pela ajuda, vou deixar gravado pra seguir sempre nesse caminho q acredito q vai ficar uma beleza de planta,.... obrigado mesmo Very Happy
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: