|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
HudsonArpini 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 26, 2010 2:45 pm Assunto: |
|
|
que tal abaixar aquele galho na parte superior do tronco,acho alto pra uma cascata,nao precisa podá-lo para dar um charme,so reduzi-lo |
|
|
 |
marcelodezena
Registrado: 05/03/07 Idade: 47 Mensagens: 92 Localização: São Carlos
|
Enviada: Qua Out 27, 2010 9:14 am Assunto: |
|
|
Olá pessoal
Hudson.... por acaso vc diz para eu abaixar qual galho em especifico?
Nicky... eu tb acho que tenho que abaixar, mas sempre fico com receio.. hehe...
Por acaso vocês sabem como eu faço para adensar esses galhos... eu acho eles muito "pelados"...
Acho que vou dar uma cortada na parte de cima... para diminui-la...
O que voces acham?
Mais alguma dica?
Abração _________________ _______________________
Marcelo Dezena Cabrelon
marcelodezena@uol.com.br |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Out 27, 2010 11:45 am Assunto: bonsai |
|
|
Para densificar os galhos, o macete é adubar bem. Mas, primeiro, vc deve reduzir a parte superior, como sugeri. Isso transfere a força de crescimento para o tronco inferior, que passa a ser o apical da planta. Reduza, tambem, o comprmento de todos os galhinhos do tronco que desce, bem como do superior. Isso favorece novas brotações, mais próximas do tronco.
Adubação, apenas uma rega diária e cultivo a sol pleno em seguida, são os recursos para densificar e melhorar a estruturação aerea de sua planta. Como vê, não há segredo algum nisso. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
HudsonArpini 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Out 27, 2010 11:47 am Assunto: |
|
|
eu digo na ''bifurcação'',onde um galho sobe e o outro desce,vc pode deixar assim se quiser,tb fica legal,mas se fosse minha eu abaixava um pouco o galho q sobe
e ah,de muito,mas muito movimento ao galho que desce |
|
|
 |
marcelodezena
|
Enviada: Qua Out 27, 2010 1:44 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal
Estou animado com as sugestões.
Por acaso vocês acham que o jeito que eu posicionei os corte está legal?
Tenho pouca experiencia com pinheiros e gostaria de saber, se eu fizer uma poda em um galho para diminuir seu tamanho e não deixar nenhuma folha ele não irá secar? Ou irá brotar novamente?
Agradeço a opnião de vocês.
Abraço _________________ _______________________
Marcelo Dezena Cabrelon
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Out 27, 2010 2:23 pm Assunto: bonsai |
|
|
Marcelo, se sua planta fosse um pinheiro, vc não poderia cortar, ok? Mas trata-se de um junipero procumbens, que alguns chamam de "jacaré", pois quando plantado no chão, tem a tendência a crescer rasteiro, esparramando-se em todas as direções.
Sendo uma conífera, mas um junipero, não há risco de perdas caso vc faça algum corte de galho. Lembrando que, considerando ótimo o triangulo que vc colocou, deva selecionar um galhinho próximo da ponta alta do triangulo para formar com ele o novo ápice. Isso até que venham novas brotações próximos do local do corte, quando então vc irá escolher outro galhinho, mais bem posicionado, para ser o ápice superior, ok?
Aplique pasta selante, pasta cicatrizante ou não, tendo, cola branca de madeira em todos os cortes que fizer, para evitar perdas.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
marcelodezena
|
Enviada: Seg Nov 01, 2010 9:59 am Assunto: |
|
|
Olá Nicky
Eu eu que sempre fiquei com medo de podar esse junipero achando que o galho iria secar...
Valeu mesmo pela dica...
Só mais uma coisa...
Água demais faz as agulhas secarem também?
Esse bonsai fica em pleno sol pelo menos 6h por dia... e eu rego todo dia...
As vezes olho para ele e não acho que ele está com o aspecto muito saudável... Será que é o fato de eu ter transplantado no inicio dessa primavera? Ela pode estar debilitada ainda?
Grande abraço _________________ _______________________
Marcelo Dezena Cabrelon
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|