FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dicas para Figueira Ficus
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcelo

MensagemEnviada: Sex Out 28, 2005 3:14 pm    Assunto: Dicas para Figueira Ficus Responder com citação

bem, tenho uma figueira e queria algumas dicas a respeito de...
    1 - acho que a planta está doente
    2 - tem poucas folhas
    3 - está "caída", eu queria que ela tivesse uma estrutura que dá impressão de estar subindo...
    4 - tem alguns fungos na base do tronco, isso é bom ou ruim?

valeu!!!

Editado pela última vez por Marcelo em Sáb Nov 05, 2005 6:37 pm; num total de 3 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 28, 2005 3:21 pm    Assunto: Re: Dicas para Figueira Responder com citação

Olá Marcelo,

Realmente é dificil falar sem ver amigo, principalmente em se tratando do Fungo. Eu irei esperar as fotos para uma melhor analise, porem diga-nos algumas coisas:

1 - Que tipo de Figueira é? É uma Figueira comum de frutos Figo, ou uma Figueira Ficus?

2 - Quanto a ter poucas folhas, pode ser uma debilidade no solo, oucos nutrientes, ou ma qualidade de drenagem, e muitos outros fatores. Poderia nos informar o tipo de solo em que se encontra?

3 - Quanto a estar caida, se nao conseguir fazer com que ela fique na vertical com arame, tente coloca-la em um escorredor de macarrao e a amarre bem, para que com o vento nao tombe novamente, deixe de 1 a 2 anos la nele quietinha, so adubando, que ela ficará na vertical. Escorredores sao otimos para mudar o sentido de crescimento das raizes de uma arvore.

Do mais amigo, esperarei suas respostas e as fotos da planta. T+.

Abraços:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcelo

MensagemEnviada: Sex Out 28, 2005 3:38 pm    Assunto: Re: Dicas para Figueira Responder com citação

Illex escreveu:

1 - Que tipo de Figueira é? É uma Figueira comum de frutos Figo, ou uma Figueira Ficus?

2 - Quanto a ter poucas folhas, pode ser uma debilidade no solo, oucos nutrientes, ou ma qualidade de drenagem, e muitos outros fatores. Poderia nos informar o tipo de solo em que se encontra?

Figueira sem frutos. Quando comprei, só medisseram figueira... andei pesquisando recentemente e acho que é uma retusa, por causa das folhas.

O solo é terra normal para plantas em geral... to procurando pedrinhas pra colocar por cima (que me disseram que ajuda um pouco). Hoje mesmo comprei um adubo.

A maneira que rego, é como o cara que vendeu me disse: coloco água em um outro pote maior (é o que aparece na foto) até quase a beira do vaso do bonsai. Assim ela "suga" por baixo a água. deixo até que a superfície do solo fique "molhadinha". Aí tiro fora...
um vizinho meu comprou um bonsai, que é uma rosa, e foi orientado a molhar por cima...
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Out 29, 2005 10:02 am    Assunto: Re: Dicas para Figueira Responder com citação

Olá Marcelo,

Realmente é um Ficus, é um tipo de Figueira tambem, voce esta certo. Quanto a molhar, acho que seria bom voce molhar por cima, so mergulhamos a planta em um pote ou bacia com agua, quando transplantamos e queremos tirar as bolhas de ar do solo, ou para aplicar um enrraizante deixando ela mergulhada alguns minutos, ou simplesmtente de tempos em tempos, para novamente tirar bolhas de ar. Nao é muito bom regar so mergulhando a planta, uma que se for muito sensivel, poderá acarretar no apodrecimento das raizes e outra, que o solo ficará mais compactado com o tempo, prejudicando a boa drenagem e aeração, tao primordiais par ao Bonsai. Os Ficus, tem um grande desenvolvimento, ou seja, sao vigorosos, porem no vaso de Bonai estagnam, demorando mais para se desenvolverem; eu aconselharia você a tira-lo deste vaso e coloca-lo em um vaso maior, aqueles pretos de floricultura, servirão, e colocar uma mistura de substrato mais balanceada (nos meus aqui so utilizo pedrsico e areia, alimentação somente com adubo), como por exemplo uma mistura contendo, pedriscos, areia, humus (ou terra preta (vegetal) nao adubada) e terra vemelha granulada (peneire a terra de superficie e use o que ficar na peneira, ou use terra de cupinziero (muito boa)). E adube normalmente, eu utilizo adubo organico, mas o quimico tambem é muito bom. Quanto ao fungo, a foto esta muito pequena (ou é por isso ou é por causa dos oculos Very Happy ), entao nao consigo analisar melhor. Mas acredito que com estes pontos corrigidos, a planta volte a ter uma reestruturação tanto na parte folhosa (copa), quanto na parte das raizes. A uns 2 anos, deixei um Ficus so em vaso de onsai, nao desenvolvia nem a porrete, passei para um vaso maior e o bicho ta ficando show, qualquer duvida pode perguntar que eu e os amigos do Forum, responderemos com certeza. T+ amigo.

Abraços:

Illex

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcelo

MensagemEnviada: Sáb Out 29, 2005 11:41 am    Assunto: Responder com citação

ok valeu!
pra começar vou irei mudar a forma de regar e comprarei outro vaso.
mas como faço a nova rega? quando sei que já botei água demais pra planta? Rolling Eyes
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Out 30, 2005 9:52 am    Assunto: Responder com citação

Oi Marcelo !!!!! Laughing Laughing Laughing

Acho que o Illex lhe deu uma excelente aula Exclamation Exclamation Exclamation

Parabéns ao Illex !!!!!!

Sempre soube que o Ficus não gosta de muita água, o excesso de água apodrece as raízes..... O Ficus é uma planta super forte e requer poucos cuidados diários......

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcelo

MensagemEnviada: Dom Out 30, 2005 11:43 am    Assunto: Responder com citação

Realmente ele sabe muito!!!
Ainda quero saber como regar, e também surgiu outra dúvida:
Sobre trocar de vaso, dá pra ver nas fotos que o bonsai tá dentro de um pote maior. Pode ser este? não tem furos em baixo...
ah, e também sobre o que mais colocar no solo além da terra! Wink
Obrigado!
Marcelo

MensagemEnviada: Seg Out 31, 2005 11:03 am    Assunto: Responder com citação

Bem, alguém poderia me dizer como regar por cima?
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 31, 2005 11:23 am    Assunto: Responder com citação

Olá Marcelo e Angela,

Obrigado pelas belissimas palavras, aprendi mais com voces do que anos de leitura, podem ter certeza. Marcelo. Quanto a rega, existem varios modos de faze-la:

1 - lembra quando era criança e brincava de jogar agua em alguem ou em voce mesmo, fazendo chuvisco com a agua que saia da mangueira? Apontando para cima e apertando com o dedao? Entao, pode-se regar assim como se fosse um chuveirinho, ate que a agua saia pelos furos de drenagem, por debaixo do vaso. Notou que a agua saiu para a rega.

2 - voce pode ir em floriculturas ou mesmo em supermercados e comprar aquelas bocas de rega que se coloca na ponta da mangueira que parece com um revolver, vo aperta o gatilho e sai um jato fino de agua, e va regando igual ao metodo acima.

3 - pode comprar um chuveirinho especial para Bonsai, sariria muito mais caro, porem compensa, e a economia de agua é maior. Porem so adepto so simples e de boa qualidade, desde que seja duravel e barato, por siso uso o revolver com gatilho, funciona quase que da mesma maneira.

A forma de regar seu Ficus é da seguinte maneira. Você deve jogar a agua e esperar a primeira rega desaparecer da superficie do solo (ser absorvida), entao regue novamente, e assim por diante ate sair pelos furos de drenagem. SOmente regue seu Ficus quando a terra estiver bem seca, como a Angela disse eles nao gostam de umidade excessiva, cuidado neste ponto, eles podem ser fortes, mas possuem raizes sensiveis a isto. Do resto qualquer otura duvida diga-nos que tentaremos responder amigo. T+.

Abraços:

Illex

Marcelo

MensagemEnviada: Seg Out 31, 2005 11:57 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado de novo pelas dicas!
Mas comigo tenho certeza que tu não aprendeu nada!!! Laughing Laughing Laughing

Acho que usar uma mangueira em apartamento não deve dar muito certo! hahahha
eu tinha começado a regar desse jeito com uma garrava... ia colocando devagar a água e pra não transbordar e tirar a terra eu parava. Repeti acho que umas 4 vezes, com adubo. Já tinha saído água por baixo quando reguei na 4º vez, mas a terra em cima não estava bem húmida e resolvi colocar de novo... aí ficou legal! Wink
Raimundo Sinval

MensagemEnviada: Seg Out 31, 2005 3:00 pm    Assunto: Responder com citação

[quote="Marcelo"]Obrigado de novo pelas dicas!
Mas comigo tenho certeza que tu não aprendeu nada!!! Laughing Laughing Laughing

Acho que usar uma mangueira em apartamento não deve dar muito certo! hahahha
Shocked Shocked
Oi, amigo, estava lendo seu caso e vou dar meu pitaco, sou novato como vc e tb moro em apartamento.
Comprei um chuveirinho numa loja de ferragem, daqueles que são articulados, dos mais baratos, custou R$ 4,00, Laughing e coloquei na boca do regador, esquentei a boca para amolecer, moldei com um pano molhado, depois sequei bem e passei uma silver tape, aquela fita poderosa! Ficou show!! foi outro amigo que me ensinou, e está dando certo. Vc só tem que tomar cuidado na hora de comprar, tem que pedir bico de chuveiro com a ponta articulada, mede uns 20cm e tem a ponta com rosca, que vc pode colocar na mangueira, Rolling Eyes (!!!) ou no regador Laughing . Regue por cima, como já foi dito, e devagar, senão a terra e o composto se movem e vai cavar um buraco. Depois que a primeira água descer, regue de novo.

É isso, espero ter ajudado, e vamos crescer todos juntos, o pessoal daqui é muito legal, sempre comentando e ajudando. Abraços,
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 31, 2005 7:36 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marcelo,

A dica do Raimundo é muito boa, o que voce acha? T+ amigos.

Abraços:

Illex

Marcelo

MensagemEnviada: Seg Out 31, 2005 10:03 pm    Assunto: Responder com citação

Raimundo Sinval escreveu:
Oi, amigo, estava lendo seu caso e vou dar meu pitaco, sou novato como vc e tb moro em apartamento.
Comprei um chuveirinho numa loja de ferragem, daqueles que são articulados, dos mais baratos, custou R$ 4,00, Laughing e coloquei na boca do regador, esquentei a boca para amolecer, moldei com um pano molhado, depois sequei bem e passei uma silver tape, aquela fita poderosa! Ficou show!! foi outro amigo que me ensinou, e está dando certo. Vc só tem que tomar cuidado na hora de comprar, tem que pedir bico de chuveiro com a ponta articulada, mede uns 20cm e tem a ponta com rosca, que vc pode colocar na mangueira, Rolling Eyes (!!!) ou no regador Laughing . Regue por cima, como já foi dito, e devagar, senão a terra e o composto se movem e vai cavar um buraco. Depois que a primeira água descer, regue de novo.

É isso, espero ter ajudado, e vamos crescer todos juntos, o pessoal daqui é muito legal, sempre comentando e ajudando. Abraços,

Bem, pra primeira rega que fiz, eu usei o Princípio da Térmica, alguém já ouviu falar?
eu coloquei água em uma garrafinha de refri e fechei a tampa completamente. Depois abri um pouquinho ela, o suficiente pra sair pouca água... hehehheh [princípio da] Térmica de Chimarrão! Mr. Green
é muito boa a dica do Raimundo, mas antes de fazer isso vou tentar fazer pequenas perfurações na tampinha da garrafa, e deixar de lado o Princípio da Térmica. Assim tereu meu regador estilizado e único no mundo!!! Very Happy
Arrow Caso não funcione, vocês acham que funcionaria usar um borrifador (tipo aqueles limpa-vidros)?
Arrow Quase não tem espaço entre a superfície da terra e a borda do vaso para "acúmulo" de água.

Vocês acham que eu poderia deixar mais terra de uma lado do que do outro, fazendo como se fosse um barranco? como se fosse uma barra assim: / Mas claro, não tão vertical. Assim eu colocaria água no lugar mais baixo.... seria algo somente pra facilitar meu trabalho, ja que tenho que colocar pouquíssima água em cada etapa de uma regada.
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 01, 2005 7:10 am    Assunto: Responder com citação

Olá Marcelo,

Aproveite a rega, nesta nova fase para aumentar sua paciencia, acho o borrifador uma má ideia, nunca saberemos se regamos uniformemente o substrato do Bonsai ou nao. Acho que é bom voce continuar com este metodo da garrafa, amigos meus utilizaram e as plantas nao reclamaram. E quanto ao morrinho que voce disse em forma de /, para que um lado fique mais baixo, para que voce regue daquele lado tambem nao me agrada. Se voce notar na maioria dos trabalhos de Bonsai o solo do vaso é paralelo à borda do vaso, um pouco mais baixo, bem plano. Isto nao é so para melhorar a estetica, mas sim tambem para que na hora da rega, voce consiga uma rega uniforme sobre toda a superficie e profundidade do vaso, mantendo assim a mesma umidade ideal, por todo o vaso. Imagina ter esta umidade sometne na parte baixa, e no morrinho onde saem as raizes da base da arvore nao! Voce ate poderia faze um morrinho, porem bem pequeno, para que tambem naot enha tanta perda de solo. Qualquer duvida, nos diga amigo. T+.

Abraços:

Illex

Marcelo

MensagemEnviada: Ter Nov 01, 2005 10:16 am    Assunto: Responder com citação

Agora não tenho muito a dizer, mas então acho que vou tirar um pouco da terra, porque realmente tenho que colocar muito devagar a água.
Na época que troquei lembro até que coloquei um pouco mais de terra porque as raízes estavam aparecendo....
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: