FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

juniperus horizontalis - Meu primeiro
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Aluzio Santos

MensagemEnviada: Sáb Out 30, 2010 3:55 pm    Assunto: juniperus horizontalis - Meu primeiro Responder com citação

Quase iniciei pelo caminho errado, ia compra um Mausai e ia deixar ele no cantinho até um dia ele ficar bonitinho, ainda bem que pesquisei antes e vi que a coisa não é bem assim. Então fui a uma casa de paisagismo escolher alguma espécie que poderia vir a ser meu pré-bonsai.

Lá me indicaram algumas, e escolhi um junipero horizontalis, por ter um formato de tronco que me interessou.

Cheguei em casa loco para meter a tesoura nele, acho que é entusiasmo de principiante,

Fiz as primeiras aramações e torções com fio de cobre 4 mm e com a tesoura e alicate de poda retirei todos os galhos indesejáveis, e até os desejáveis por estarem muito compridos decidi por deixar brotarem novos ramos onde eu vou conduzi-los.

A pior parte foi desenvazar. O coitado tava com as raízes todas prensadas. Utilizei uma chaira para amaciar o terrão.

Lavei bem as raízes e fiz a poda das mesmas, passei uma escova na parte do tronco que estava enterrado e retirei as raízes que ali se formaram.

Preparei o substrato na seguinte proporção:
15% de esterco eqüino curtido
35% de Humos
20% de pedra calcaria 4 a 5 mm
25% de caco de tijolo moído 3 a 5 mm
05% de carvão vegetal 3 a 5 mm

E plantei o pré bonsai no escorredor que tinha na cozinha. Opa lembrei que tenho que ir no 1,99.

Tão logo as raízes se desenvolvam, ele ira para uma mamadeira e para um local que pegue bastante sol o dia inteiro e iniciarei também a adubação.

Abaixo deixo o resultado, e o projeto de como pretendo que ele vá ficar.

Pretendo ir postando a evolução do mesmo. Dicas, criticas e sugestões são bem muito bem vindas.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 30, 2010 4:28 pm    Assunto: Responder com citação

Aluzio os juniperus não brotam onde não tem folhas, ou seja, o único jeito de você conseguir alcançar esse projeto é fazendo enxertos no futuro. Acho que a melhor opção seria torcer esse tronco que ainda tem folhas para que ele fique próximo da base e fazer madeira morta com o resto, assim, talvez fique bom, mesmo com esse galho pescoçudo.
Como você mexeu muito nele, e esse tipo de planta é mais sensível ao excesso de manipulação, o melhor a fazer é não mexer mais nele pelo próximo ano.
Procure um fícus, ulmus, piracanta, para começar, esse ai, com a sua mexida, talvez passe por maus momentos para se recuperar Shocked . Desculpe a sinceridade Embarassed .

Abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 30, 2010 4:52 pm    Assunto: Responder com citação

na minha opiniao marco,fazia jin com esse galho sem folha e com o q tem eu seguia uma semi cascata(han-kengai),ou até um literati,po ia ficar show,fica minha dica ae aluizio
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 30, 2010 5:00 pm    Assunto: Responder com citação

Pela estrutura um semi-cascata, um moyogi ou um cascata ficariam muito bons, a planta tem uma boa estrutura, mas seriam necessários vários enxertos para poder formar a estrutura da cascata, um trabalho que demanda conhecimento e experiência, além de um bom tempo! Pode ser um bom desafio recuperar essa planta e se o Aluzio tiver tempo, disposição e paciência ela ainda pode ficar muito boa, mas para um iniciante ainda vai levar muito tempo para acertar tudo o que falta para ela virar um bonsai. O meu conselho é ir mexendo aos poucos nela e ir estudando o melhor caminho, fora isso, é melhor procurar plantas mais adequadas para um iniciante.
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 30, 2010 5:17 pm    Assunto: Responder com citação

pois é,o ruim e q agora nao vai brotar onde nao tem,pra formar os patamares da cascata Crying or Very sad,mas se ele nao tiver condições de fazer enxertos,o q q ele vai fazer com a planta ?
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 30, 2010 5:57 pm    Assunto: Responder com citação

Se não der para enxerta o mais fácil é fazer um literati. Outra opção seria torcer o tronco e aproximá-lo da base, isso é mais difícil e exige maior conhecimento.

Mas quem sabe não sobraram algumas gemas nesses troncos e elas não brotem!!! Isso não dá para nós vermos pela foto!!! Ainda dá para ter essa esperança Laughing , mesmo remota Wink .
Aluzio Santos

MensagemEnviada: Sáb Out 30, 2010 7:28 pm    Assunto: Responder com citação

marco_avelar escreveu:
Aluzio os juniperus não brotam onde não tem folhas, ou seja, o único jeito de você conseguir alcançar esse projeto é fazendo enxertos no futuro. Acho que a melhor opção seria torcer esse tronco que ainda tem folhas para que ele fique próximo da base e fazer madeira morta com o resto, assim, talvez fique bom, mesmo com esse galho pescoçudo.
Como você mexeu muito nele, e esse tipo de planta é mais sensível ao excesso de manipulação, o melhor a fazer é não mexer mais nele pelo próximo ano.
Procure um fícus, ulmus, piracanta, para começar, esse ai, com a sua mexida, talvez passe por maus momentos para se recuperar Shocked . Desculpe a sinceridade Embarassed .

Abraço!

Tai ai uma coisa que eu não contava, achei que brotaria, que M.. que eu fiz, o pior que tinha todos os galhos que eu queria.

HudsonArpini escreveu:
na minha opiniao marco,fazia jin com esse galho sem folha e com o q tem eu seguia uma semi cascata(han-kengai),ou até um literati,po ia ficar show,fica minha dica ae aluizio

marco_avelar escreveu:
Pela estrutura um semi-cascata, um moyogi ou um cascata ficariam muito bons, a planta tem uma boa estrutura, mas seriam necessários vários enxertos para poder formar a estrutura da cascata, um trabalho que demanda conhecimento e experiência, além de um bom tempo! Pode ser um bom desafio recuperar essa planta e se o Aluzio tiver tempo, disposição e paciência ela ainda pode ficar muito boa, mas para um iniciante ainda vai levar muito tempo para acertar tudo o que falta para ela virar um bonsai. O meu conselho é ir mexendo aos poucos nela e ir estudando o melhor caminho, fora isso, é melhor procurar plantas mais adequadas para um iniciante.

Muito interesante a ideia da cascata, vamos ver como ela vai se comportar, e o que vai ser nescessário.

HudsonArpini escreveu:
pois é,o ruim e q agora nao vai brotar onde nao tem,pra formar os patamares da cascata Crying or Very sad,mas se ele nao tiver condições de fazer enxertos,o q q ele vai fazer com a planta ?

marco_avelar escreveu:
Se não der para enxerta o mais fácil é fazer um literati. Outra opção seria torcer o tronco e aproximá-lo da base, isso é mais difícil e exige maior conhecimento.

Mas quem sabe não sobraram algumas gemas nesses troncos e elas não brotem!!! Isso não dá para nós vermos pela foto!!! Ainda dá para ter essa esperança Laughing , mesmo remota Wink .

Vou tirar umas fotos do tronco, para vcs avaliarem, ele ta cheio de caroços, quem sabe não sejam as tais gemas tomara.

Em ultimo caso vai ser mesmo um literati, com o que sobrou, mas antes vou deixar ela se recuperar, vou colocar ela na mamadeira e iniciar as adubações e esperar para ver o que acontece, e vou colocando as fotos das novidades.

Quanto ao enxerto o que seria preciso para faze-lo?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 30, 2010 9:33 pm    Assunto: Responder com citação

Aluzio para fazer um enxerto a idéia é simples, é só retirar um galhinho da planta e enxertar na casca no local onde se quer o novo galho, mas fazer esse procedimento dar certo ai já são outros quinhentos!

Talvez dê para fazer apenas 1 ou 2 enxertos, mais próximos da base, e eliminar os troncos sem galhos, assim, você poderia começar a formar o galho de novo. Levaria mais tempo ainda, e se esse novo galho não for devidamente engordado iria ficar muito ruim

Não desista da planta, ela pode te ensinar muito ainda e no futuro se tornar um belo bonsai, a final, ela tem potencial para isso. Mas procure por espécies mais fáceis para começar.

As gemas são uns pontinhos verdes e como os galhos estavam pescoçudos acho difícil ter sobrado alguma.

Veja esse vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=b1YyfqQFmao

Nele é realizado o enxerto em um pinheiro pelo mesmo motivo que seria feito no seu.
Aluzio Santos

MensagemEnviada: Dom Out 31, 2010 10:40 am    Assunto: Responder com citação

Então não tem gema não.
Vou para o enxerto mas só depois que a planta se recuperar bem.
Muito obrigado pelo vidoeo vai ajuar muito.
Quanto ao tempo não tenho preça nenhuma.

Jamai vou desistir da planta ja peguei amor por ela, ela vai sofreer na minha mão, eu sei, mas tenho a esperança dela ser um belissimo bonsai.

Enquanto isto vou pegar plantas mais simples para praticar.
hulmus, caliandra, ficus ou até uma azaleia.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: