Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 34 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Ter Out 19, 2010 1:22 pm Assunto: Começando agora... |
|
|
Boa tarde pessoal, estou começando na arte do bonsai e preciso de muita ajuda como todo mundo.
Estou hoje com uma muda de acerola que em breve estarei postando fotos para que vocês tenham a chance de me ajudar com estilização. O que por enquanto fica no ar são dois pontos, coloquei a muda em um substrato com muita muita areia e alguns cacos de tijolo quebrado e um pouco de torta de mamona e farinha de osso, coloquei tambem sobre ela algumas bolinhas de osmocote.
Opinem por favor.
Desde já grato. |
|
|
 |
HudsonArpini 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 19, 2010 2:04 pm Assunto: |
|
|
fal pedro jorge,boa sorte,mas posta foto pra gente ver melhor ae ! |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 48 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Ter Out 19, 2010 3:59 pm Assunto: |
|
|
Acerola gosta de substrato argilo arenoso, e como a maioria das frutíferas adora adubação orgânica, principalmente quando é muda.Abraço. _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
HudsonArpini 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 19, 2010 5:10 pm Assunto: |
|
|
ei amigo hraphi,agora vc pegou minha atenção,explica ae o substrato,e uma pergunta,é melhor escorredor com mamadeira ou bacia grande logo ? |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 23, 2010 3:12 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde pessoal, esta aqui as minhas fotos prometidas da minha acerola.
Gente por favor trabalhem ela, quero muito que ela fique linda.
Bom pessoal, coloquei as fotos em miniaturas para que fique mais leve o post, peço desculpas de antemão pelo fundos das fotos e pela desidratação da planta.
Postem por favor ideias.
Desde já grato. |
|
|
 |
HudsonArpini 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 23, 2010 6:40 pm Assunto: |
|
|
cara,eu to com uma muda de acerola enxertada,que em breve vou fazer alporquia,a danada ta correndo na maratona,da brotos,flores e frutos do dia pra noite,eu contei 12 flores e um fruto verde hj,fora muitos brotinhos q estao crescendo.
hem,q substrato q vc usou ? |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 23, 2010 10:06 pm Assunto: |
|
|
Cara a minha não sei de onde veio, apenas ganhei uma aposta e levei ela.
Atualmente o substrato dela conta com areia e alguns cacos de tijolo, quando fiz isto coloquei tambem um pouco de farinha de osso com torta de mamona. Brotando a minha ta muito mais não florescendo e menos ainda frutificando. |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 25, 2010 11:02 pm Assunto: |
|
|
Alguem poderia postar dicas por favor?
Desde já grato. |
|
|
 |
HudsonArpini 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 26, 2010 3:08 pm Assunto: |
|
|
por enquanto eu deixaria como está,deixa pra engrossar,depois quem sabe uma poda radical pra uma rebrotação |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 26, 2010 3:10 pm Assunto: |
|
|
Bom Hudson, essa é uma ideia bem interessante, deixa so eu entender corretamente. Você acha que devo deixar ela crescer como ela quiser? |
|
|
 |
HudsonArpini 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 26, 2010 3:16 pm Assunto: |
|
|
tambem,ou pode podar baixinho para ela crescer de novo,quem sabe uma alporquia na parte de cima, |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 28, 2010 12:37 am Assunto: |
|
|
Bom acho mais legal deixar ela crescer como queira, não gosto muito da ideia de podas radicais. Agora vamos falar do substrato que coloquei ela, ela esta em areia e alguns cacos de tijolo, quando fiz essa mistura coloquei ainda uma quantidade de TM + FO e agora coloquei algumas bolinhas de osmocote sobre o solo como pode ser visto nas fotos.
Fiz certo? Uma coisa eu sei ela ta crescendo muito, mas gostaria de saber se com esta adubação ela pode florecer e ate frutificar.
Desde já grato. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Out 28, 2010 9:17 am Assunto: |
|
|
Olá Pedro Jorge!
Como vc pediu, em outro post, para eu opinar sobre a tua acerola, aí vai alguns comentários.
1. Não tenho essa espécie até porque na minha região (fria) ela não vai muito bem. Assim, sobre a espécie, deixo para os experientes opinarem.
2. Quanto á forma como vc plantou:
3. Nunca coloque adubo misturado ao substrato. TM+FO irão fermentar e isso é um processo exotermico (gera calor). Tem que fazer a mistura e deixar uns 15 dias fermentando, em separado.
4. Quando se transplanta, espera-se uns 45/60 dias para começar a adubar. Isso quando vc faz poda de raízes. Caso transplante com todo o torrão, sem mexer nele, (falso transplante) aí pode adubar levemente, no início.
5. Vc colocou Osmocote junto ao tronco. Adubo coloca-se nas bordas do vaso que é para onde estão situadas as raízes ciliares (fininhas) que são a boca da planta.
6. Reduza a altura do substrato. O ideal é encher de substrato até a metade do escorredor, por duas razões.
a) primeira: como está, ao regar, as bolinhas de osmocote podem pular fora e, mesmo a água, escorrer para fora e não penetrar no substrato, à medida em que ele vai endurecendo na superfície.
b) Um dos objetivos do escorredor é fazer um sistema radicular baixo para quando a planta for para o vaso de bonsai, vc possa usar um vaso raso, sem ter que podar muitas raízes.
Acho que é por aí, Pedro!
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 30, 2010 10:16 pm Assunto: |
|
|
Elio, que bom que você veio ver meu post gostaria que você não parasse com os posts pois você resolveu alguns problemas mas abriu outros.
1 - Quanto ao osmocote o que faço?
2 - Quanto transplantei ela não podei nenhuma raiz, mas lavei ou seja removi o torrão. O que fazer agora deixa como ta e mais daqui um tmepo eu raplanto fazendo algumas podas de raiz?
3 - O substrato é areia e tocos de tijolo não creio que vá criar uma crosta impermeabilizante.
4 - Acho que apesar dos muitos erros elas está bem. pois como disse esta crescendo que é uam beleza.
Muito obrigado Elio e peço que volte sempre. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Out 31, 2010 11:01 am Assunto: |
|
|
Ola Pedro.
Veja nada do que vc fez ira matar a planta, apenas existem maneiras mais adequadas e recomendadas.
Assim, o melhor e deixar como esta pois o pior seria refazer intervençoes ja que isso sim prejudicaria a planta.
Um abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|