Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Vanderlei E. Döge
Registrado: 07/10/10 Idade: 34 Mensagens: 68 Localização: Schroeder-SC
|
Enviada: Seg Nov 01, 2010 6:55 pm Assunto: Ajuda com Ficus |
|
|
Hoje passando por uma floricultura em uma cidade vizinha, percebi que havia alguns bonsais ou "mausais" expostos, entre eles um pequeno ficus, com cerca de 20 cm de altura, o qual estava brotando vigorosamente, quando fui pedir o preço estranhei, pois o dono me cobrou 15 reais. Gostaria da avaliaçao dos nobres colegas para ver o que posso melhorar.
Abraços
 |
|
|
 |
ETO

Registrado: 23/10/10 Idade: 43 Mensagens: 70 Localização: Sul de Minas
|
Enviada: Seg Nov 01, 2010 7:07 pm Assunto: |
|
|
Se fosse minha, plantaria direto no chão completando a cova com areia grossa. Acho que é a melhor maneira para se desenvolver bem um ficus.Fiz isso a uns 20 dias com um e o mesmo já apresenta brotações vigorosas.
Abraço. |
|
|
 |
Vanderlei E. Döge
|
Enviada: Seg Nov 01, 2010 7:11 pm Assunto: |
|
|
ETO escreveu: | Se fosse minha, plantaria direto no chão completando a cova com areia grossa. Acho que é a melhor maneira para se desenvolver bem um ficus.Fiz isso a uns 20 dias com um e o mesmo já apresenta brotações vigorosas.
Abraço. |
obrigado ETO
mais acho que estou sem nenhum problema com brotaçoes, elas estao vigorosas, bem bonitas mesmo. o que eu gostaria de saber é se devo cortar alguns galhos, para que outros possam se desenvolver melhor, por exemplo, ele parece que esta um tempo sem podas, e esta com bastante galhos novos.
Algumas projeçao? |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Seg Nov 01, 2010 9:35 pm Assunto: |
|
|
iaew brother,
como promeça é divida,
segue a sugestão que me veio a cabeça...
dessa forma vc melhora a conicidade da mais movimento ao tronco e forma uma planta mais baixa, que torna o tronco relativamente mais grosso em relação a altura.
segue o rabisco feios pra burro que eu fiz....
não consigo dar noção de profundidade no desenho mas devem ter galhos na parte da frente e posterior do bonsai.
vlw brother...
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Vanderlei E. Döge
|
Enviada: Seg Nov 01, 2010 10:27 pm Assunto: |
|
|
Filipe escreveu: | iaew brother,
como promeça é divida,
segue a sugestão que me veio a cabeça...
dessa forma vc melhora a conicidade da mais movimento ao tronco e forma uma planta mais baixa, que torna o tronco relativamente mais grosso em relação a altura.
segue o rabisco feios pra burro que eu fiz....
não consigo dar noção de profundidade no desenho mas devem ter galhos na parte da frente e posterior do bonsai.
vlw brother...
abraços |
Valeu Filipe.
tirei alguns galhos dele, e apliquei cicatrizante, amanha vou postar as fotos. Não foi uma época boa neh?
abs |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Seg Nov 01, 2010 11:23 pm Assunto: |
|
|
É um ficus boni ou estou enganado?
amigo. se for toma muuuuuuuito cuidado com aramação e tracionamento, quebra muito fácil. Tinha um mas o quebrei todinho.. não aguenta muito...
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
HudsonArpini 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 02, 2010 9:52 am Assunto: |
|
|
ei,vanderlei,se for seguir o q o filipe disse faz uma alporquia acima de onde for podar pra nao perder a parte de cima da planta  |
|
|
 |
Vanderlei E. Döge
|
Enviada: Ter Nov 02, 2010 9:53 am Assunto: |
|
|
Mcdonald escreveu: | É um ficus boni ou estou enganado?
amigo. se for toma muuuuuuuito cuidado com aramação e tracionamento, quebra muito fácil. Tinha um mas o quebrei todinho.. não aguenta muito...
abração |
Deve ser um sim, pois ja consegui quebrar um galho com facilidade na hora de cortar ele. Vou tirar umas fotos mais tarde. Achei um estilo interessante para ele.
Hoje pela manhã fui verificar como estava o substrato, que estava cheio de raízes e insetos, não sei o que eram, pareciam centopéias e algumas lesmas. Quero ver se consigo trocar o vaso de plastico e trocar o substrato.
Qual o melhor substrato para um Ficus Boni?
Abraços e obrigado a todos |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Ter Nov 02, 2010 9:55 am Assunto: |
|
|
Mcdonald,
ta enganado não é um BONI! e muito bem lembrado!
seguindo o caminho que eu rabisquei, apenas usaria arames pra tensionar o 1º galho, de resto seria melhor fazer apenas com podas mesmo.
salvo pequenas alterações, não usaria arame.
+ uma dica, desidratado ele fica UMA POUQUITO mais maleavel, deixe dois dias sem agua antes de usar o arame, mas não se empolgue, teste a flexibilidade em agalhos que não tem importancia no desenho final antes de tentar fazer em algum galho importante.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Vanderlei E. Döge
|
Enviada: Ter Nov 02, 2010 10:04 am Assunto: |
|
|
Filipe escreveu: | Mcdonald,
ta enganado não é um BONI! e muito bem lembrado!
seguindo o caminho que eu rabisquei, apenas usaria arames pra tensionar o 1º galho, de resto seria melhor fazer apenas com podas mesmo.
salvo pequenas alterações, não usaria arame.
+ uma dica, desidratado ele fica UMA POUQUITO mais maleavel, deixe dois dias sem agua antes de usar o arame, mas não se empolgue, teste a flexibilidade em agalhos que não tem importancia no desenho final antes de tentar fazer em algum galho importante.
abraços |
Opa Filipe
estou fazendo uma projeção aqui, e ja ja vou postar.
obrigado pelas dicas, tentarei daqui a alguns dias aramar ele um pouco. Sera que devo colocalo numa bacia para desenvolver melhor o nebari e o tronco?
abraços |
|
|
 |
Vanderlei E. Döge
|
Enviada: Ter Nov 02, 2010 10:25 am Assunto: |
|
|
bom gente. eu pensei em fazer um moyogi com ele, sei que exigira algum tempo para que ele tenha uma boa conicidade.
o que voces acham?
 |
|
|
 |
HudsonArpini 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 02, 2010 10:29 am Assunto: |
|
|
puxa,quando eu postei a dica da alporquia vc ja tinha podado a coitadinha,,,brincadeiras a parte,eu acho q ela adaptaria bem um moyogi sim,nao sei se será rápido |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Ter Nov 02, 2010 10:36 am Assunto: |
|
|
caramba... legal sua projeção... na minha opinião ficou legal e com o tempo vc vai melhorando o que tem q ser melhorado.... quanto ao substrato, eu uso terra vegetal humificada comprada em gardem com areia grossa (areia de construção peneirada com aquelas peneiras de leite q sempre tem em casa) na mistura de 50 a 50%. vc pode usar também caco de tijolo q na minha opinião é bem melhor pq retem mais umidade mas dá um trabalhão pra fazer. hehehehe
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Vanderlei E. Döge
|
Enviada: Ter Nov 02, 2010 10:38 am Assunto: |
|
|
Mcdonald escreveu: | caramba... legal sua projeção... na minha opinião ficou legal e com o tempo vc vai melhorando o que tem q ser melhorado.... quanto ao substrato, eu uso terra vegetal humificada comprada em gardem com areia grossa (areia de construção peneirada com aquelas peneiras de leite q sempre tem em casa) na mistura de 50 a 50%. vc pode usar também caco de tijolo q na minha opinião é bem melhor pq retem mais umidade mas dá um trabalhão pra fazer. hehehehe
abração | ]
acho que vou ter muito trabalho a tarde entao ehhehehe...
sera que coloco ele numa lata grande para desenvolver o tronco e o nebari?
abraços |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Nov 02, 2010 11:15 am Assunto: |
|
|
Vanderlei E. Döge escreveu: | Mcdonald escreveu: | caramba... legal sua projeção... na minha opinião ficou legal e com o tempo vc vai melhorando o que tem q ser melhorado.... quanto ao substrato, eu uso terra vegetal humificada comprada em gardem com areia grossa (areia de construção peneirada com aquelas peneiras de leite q sempre tem em casa) na mistura de 50 a 50%. vc pode usar também caco de tijolo q na minha opinião é bem melhor pq retem mais umidade mas dá um trabalhão pra fazer. hehehehe
abração | ]
acho que vou ter muito trabalho a tarde entao ehhehehe...
sera que coloco ele numa lata grande para desenvolver o tronco e o nebari?
abraços | bom.. pra desenvolver o tronco a melhor coisa é realmente o escorredor apenas com areia grossa.... depois vc colocar sobre uma bacia com terra vegetal com muito adubo tipo farinha de osso e torta de mamona... ai vc vai ver q o desenvolvimento dobra rapidamente principalmente para o ficus q já tem o crescimento acelerado. _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
|