FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Compra Mudas
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
cabegol

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 11:23 am    Assunto: Compra Mudas Responder com citação

Bom Dia pessoal.

Vamos lá,
Sou iniciante na arte do Bonsai, apesar de ter pais (sim tenho 22 anos e moro com meus pais) que cultivam alguns exemplares a alguns anos. Entre outros que já passaram pela minha casa.

Tudo sempre muito amador e cuidando do Bonsai como uma planta de jardim, se é que vocês me entendem.

A algum tempo acompanho as técnicas que vocês postam e que encontrei em outros sites.

Resolvi comprar meu próprio Bonsai e começar do "zero".
Estava atrás de uma muda de acerola, pois achei interessante cultivar uma frutífera.
Mas surgiu uma outra oportunidade de compra que queria a opinião de vocês.

Um amigo esta vendendo três mudas com aproximadamente 2 anos, o valor gira em torno de R$40,00 para o pacote das três. Segundo ele as mudas não passam de 20cm de altura.

São elas:
1 Pyracantha
1 Ulmus
1 Cotoneaster

A Pyracantha e Cotoneaster, segundo ele, já estão dando frutos.

Minha pergunta então é:

- Vale a pena para um iniciante estas espécies? Um iniciante consegue tomar conta de três plantas ao mesmo tempo?

Pessoal,
Fica aberto qualquer tipo de crítica (positiva ou negativa), a idéia é contar com a experiência de vocês para dar início de maneira correta.

Obrigado e desculpem o tamanho do post.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 11:35 am    Assunto: Responder com citação

iniciante como nós tem que ter no minimo uns 10 exemplares prontos, uns 20 pré-bonsai e umas 50 plantas em treinamento.

Isso evita que a "ansiedade de iniciante" detone os poucos bonsai que temos em mãos.
Essa tal de ansiedade é o seguinte: Quer colocar em prática TUDO quanto é técnica pra ver o bonsai pronto, mas esquece que está lidando com uma planta. E em se tratando de planta, deve-se esperar o resultado de cada uma conforme as suas características.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 12:04 pm    Assunto: Responder com citação

É interessante levar em consideração que quantidade é importante e também não esquecer da qualidade. Não leve qualquer coisa para casa só por impulso. Avalie bem antes de mais nada.
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 4:28 pm    Assunto: Responder com citação

po laudir,aí ja é exagero né

mas é verdade,é por isso q esse fds estou pensando em comprar umas 2 ou 3 plantas
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 27, 2010 11:19 pm    Assunto: Responder com citação

HudsonArpini escreveu:
po laudir,aí ja é exagero né

mas é verdade,é por isso q esse fds estou pensando em comprar umas 2 ou 3 plantas

sábado tem mais um yamadori.... duranta... acho q vai render um shohin dele... vamos ver...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 28, 2010 1:38 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo com o Laudir, aliás tenho feito isso desde que vi um post dele.

Essa estratégia é muito boa para evitar o acometimento de "cagadas".

A ansiedade de iniciante nos (ainda) faz podar, aramar, adubar, regar, fazer jin, fazer shari, aplicar técnicas (sim, aquela técnica revolucionária que acabou de ler na internet), olhar dez (vinte) vezes por dia para ver se a planta respondeu aos procedimentos...
Todo esse excesso de zelo e ações por vezes acaba matando a coitadinha ou a deixando aleijada... aquele galho podado hoje, pode fazer falta amanhã...

A vantagem de várias plantas permite você "diluir" todo esse zelo e a "dose do remédio" acaba causando menos efeitos colaterais.

Muitas plantas permitem também a você aprender um pouco mais, pois você vai acompanhando o desenvolvimento, a brotação, como responde à poda (e em relação a outra que não foi podada), o que acontece com o tronco/galho quando não se retira o arame...

Muitas plantas começam a mostrar que Sibipiruna, Flaboyant, Ipê e outras tantas árvores não são tão boas para se fazer um bonsai... (mas devem ser tentadas)

Muitas plantas exigem mais organização, um local correto para deixá-las. Muitas plantas exigem armazenar informações sobre a planta: podas, adubação, procedimentos... depois esse histórico serve para estudo, um material muito bom!

Isso sem contar que nada substitui o prazer de encher o regador duas ou três vezes durante a rega... talvez só seja menor do que achar aquela planta "perfeita" perdida em algum canto qualquer daquela floricultura que você passa toda semana...

Comprar, semear, estacas, yamadori, alporquia, "pegar emprestado"... são várias a fontes.

Mesmo aquela árvore que até você tem certeza que não dá um bonsai vale a pena, pois no mínimo vai se aprender como ela "funciona", conhecimento que, por conseqüência, pode ser estendido para outras árvores...

Abraços
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 28, 2010 1:43 pm    Assunto: Responder com citação

esse fds vo encher o bolso do cara do viveiro,apesar de nao serem caras,vo procurar um pingo d' ouro,um ficus,vou ver se ele tem serissa,calliandra...to em duvida se pego uma jabu,,,da um help ai pessoal
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 30, 2010 10:33 pm    Assunto: Responder com citação

Eu tenho uma paixão por caliandra, achei em minha cidade uma rosa linda por 80 reais. To querendo muito comprar ela.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 01, 2010 9:11 am    Assunto: Responder com citação

Pedro Jorge

Não sei como é o acesso à mudas aí na sua cidade, mas por R$80,00 em uma loja de bonsai dá para comprar a "senhora" muda de bonsai, já pré-direcionada...

Assim se você está comprando uma muda em uma floricultura normal, preste bastante atenção na disposição dos galhos, na conicidade do tronco e no neabari, pois são coisas que demora-se para corrigir e/ou não tem como corrigir...
Pethrus Barros
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 01, 2010 10:02 pm    Assunto: Responder com citação

Eu comecei com 2 e hoje tenho 15 exemplares hehe.
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 02, 2010 4:09 pm    Assunto: Responder com citação

Prumodeq

Cara as coisas na minha cidade com bonsai são pessimas, não conigo achar nada, tenho que comprar mudas e trabalhar muito nelas.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: