Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

Registrado: 05/07/10 Idade: 45 Mensagens: 194 Localização: Curitba-PR
|
Enviada: Seg Nov 01, 2010 11:51 pm Assunto: |
|
|
Valeu Élio, muito obrigado. Quando podar posto de novo para ver se acertei. Aramação agora não convém certo?
Abraço |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Nov 03, 2010 5:37 pm Assunto: |
|
|
Pode aramar, sim. Luciano, Só arame o toquinho que ficou com 2 folhas, direcionando-o para fora do tronco. Com muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito cuidado.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 03, 2010 9:04 pm Assunto: |
|
|
Valeu Élio pode deixar que vou ter muuuiiito cuidado hehe
Obrigado
Abraço |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Ter Dez 14, 2010 12:02 pm Assunto: |
|
|
Eu peguei uma mudinha de ipê, com uns 60cm de altura. Podei ela baixa.
Os brotos apontaram e eu resolvi tirar o plástico e colocar no escorredor. E ai notei que tinha muito tronco enterrado. Desenterrei e me deparei com uma conicidade horrível. Ela da uma afinada de uma vez. (tipo uma chamine de churrasqueira..rs ) :/
Atualize com fotos do seu ipê Luciano. |
|
|
 |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 14, 2010 3:23 pm Assunto: |
|
|
Pode deixar Tiago que vou atualizar as fotos, posta uma foto do seu pro pessoal dar uma olhada.
Abração |
|
|
 |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 21, 2010 11:04 pm Assunto: |
|
|
Olá amigos, atualizando o Ipê, fiz esses dias a segunda poda dos galhos. A primeira que não tirei fotos deixei apenas um par de folhas em cada galho, agora na segunda fiz a mesma coisa só que mais para cima nas ramificações novas. e também dei uma leve aramada. Estou pensando em manter apenas os galhos superiores pois os de baixo não se desenvolveram tão bem quanto eles.
O que acham?
 |
|
|
 |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 29, 2011 1:41 am Assunto: |
|
|
Boa noite pessoal, faz tempo que não atualizo então atualizando, tirei o arame pois ja estava marcando os galhos e em breve vou aramar novamente, alguém tem alguma opinião ou crítica?
FRENTE
[/url]
TRÁS
 |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

Registrado: 07/07/09 Idade: 45 Mensagens: 414 Localização: Assis-SP
|
Enviada: Qua Jun 29, 2011 4:38 pm Assunto: |
|
|
lindo esse primeiro em .... vc ja viu ele florescer? |
|
|
 |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 29, 2011 5:06 pm Assunto: |
|
|
Valeu Daniel obrigado, ainda não floresceu. Quando comprei ele tinha 5 anos, como pré bonsai tem pouco mais de um ano. Segundo o Élio é meio difícil de florescer pois teria que deixar uns 3 anos sem poda nenhuma. Mas to na torcida
Abraço |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

Registrado: 07/07/09 Idade: 45 Mensagens: 414 Localização: Assis-SP
|
Enviada: Qua Jun 29, 2011 8:24 pm Assunto: |
|
|
poxa 3 anos... não sabia essa.... dificilmente vemos um bonsai de arvores nativas brasileiras como ipê e paineiras florescerem ... é uma pena .... porem essas espécies de arvores são incríveis....
parabens pela planta.... |
|
|
 |
Luciano Pessoa 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 29, 2011 10:35 pm Assunto: |
|
|
Realmente Daniel também acho incríveis. sobre florescer o Élio pode explicar melhor.
Valeu
Abraço |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Qui Jun 30, 2011 10:50 am Assunto: |
|
|
Olá, Luciano, creio que esse Ipê Amarelo dará um bom resultado! Está muito bom, continue seguindo em frente!
Sobre a questão da floração, acredito que com podas drásticas, ele não floresça, mas acho que realizar as chamadas podas de ponteiro (remoção das gemas apicais), quando o estilo estiver mais estabilizado, deve permitir uma floração....
São só umas suposições... ^^ _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jun 30, 2011 11:15 am Assunto: |
|
|
Guilherme, são exatamente as retiradas de ponteiro que inibem a floração.
Algumas plantas que florescem no ápice do galho, tais como o Resedá, podem florescer no ramo do ano. Assim, não é difícil ver uma florada num bonsai de Resedá.
Já o Ipê, que também floresce no ápice do ramo, só floresce em ramo velho, no mínimo 3 anos sem poda nenhuma.
Como o Ipê tem um crescimento exuberante, vc deve escolher entre manter a estrutura do bonsai e ir podando, ou deixá-lo livre, para promover a floração, mas daí ele perderá toda a forma.
Vale ainda lembrar que para um Ipê florescer, a planta como um todo deve ter uns 8 anos no chão. Imagine num vaso, com certeza mais de 10 anos.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Guilherme Cahú 5.o PASSO

Registrado: 22/07/10 Idade: 32 Mensagens: 844 Localização: Recife-PE
|
Enviada: Qui Jun 30, 2011 11:25 am Assunto: |
|
|
Obrigado pelo esclarecimento, Elio!
Então o processo é mais mais complicado que eu imaginava...  _________________ "O conhecimento em nada me define, ele apenas me esclarece."
"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jun 30, 2011 1:17 pm Assunto: |
|
|
Guilherme Cahú escreveu: | Obrigado pelo esclarecimento, Elio!
Então o processo é mais mais complicado que eu imaginava...  |
É, Guilherme, não é por acaso que você não vê por aí, bonsai de Ipê com flor!!
abração _________________ Elio
|
|
 |
|