|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Ter Nov 02, 2010 12:05 pm Assunto: |
|
|
iaew amigos,
essa mistura do Mcdonald
"eu uso terra vegetal humificada comprada em gardem com areia grossa (...)na mistura de 50 a 50%."
é a que deu melhor resultado com ficus até hj de acordo com as varias tentativas de substrato feitas por mim. sem cacos de tijolo. e realmente uma vasilha maior lhe dara resultados mais rapidos, o nebary do ficus já fica iunteressante por si só, não precisa por no escorredor, pode planta-lo direto na bacia, ms se fizer questão naõ vai prejudicar, pelo contrario....
quanto a projeção, acabei de recomeçar um trabalho exatamente por conta do formato de arco no tronco. muito parecido com o do seu desenho.
é caracteristica do moiogy, que a planta tenha movimento desde a base, em direções diversas, tras, frente, direita e esquerda de preferencia com os galhos saindo do lado externo as curvas.
não estou querendo impor minha pespectiva, ha outros estilos em que vc poderia usar essa parte da planta como frente, um fukinagash ou shakam, mas pra moiogy não creio que dara bom resultado.
É bom lembrar que voce pode apenas replanta-la e esperar até que um desenho melhor venha, ou postar novamente quando já existirem outras possibilidades. Essa perspectiva esboçada por vc permite, dado que naõ ha intervenções radicais a serem feitas para segui-la, conduzir dessa forma e rever futuramente se ainda lhe agrada.
mudar o rumo do projeto as vezes é normal!
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai
Editado pela última vez por Filipe Henrique em Ter Nov 02, 2010 2:09 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Vanderlei E. Döge
Registrado: 07/10/10 Idade: 34 Mensagens: 68 Localização: Schroeder-SC
|
Enviada: Ter Nov 02, 2010 12:20 pm Assunto: |
|
|
OK colegas, farei o replantio dela nesta tarde. aramarei alguns dos galhos, e como voce disse Filipe, vou esperar ela crescer, e então irei postar novamente para que eu possa junto com a ajuda dos amigos do forum, conduzi-lo até que se torne um bonsai.
Por hora agradeço a todos que postaram suas opiniões aqui. Serão de grande valia no meu aprendizado.
Abraços |
|
|
 |
Vanderlei E. Döge
|
Enviada: Ter Nov 02, 2010 1:43 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, tirei uma foto do Ficus, no angulo que pretendo usar como frente.
e um detalhe que nao sei devo cortar ou não.
abs |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Ter Nov 02, 2010 2:15 pm Assunto: |
|
|
Vanderlei E. Döge,
PASSA A FACA!
HEHEE
POR ESSE angulo sua projeção fica melhor... de qq jeito vamos ver oq o futoro reserva, mas vai guiando de acordo com o seu dezenho. Tem boas opições pros galhos principais....desse angulo acho q da caldo!
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Vanderlei E. Döge
|
Enviada: Ter Nov 02, 2010 4:17 pm Assunto: |
|
|
Filipe escreveu: | Vanderlei E. Döge,
PASSA A FACA!
HEHEE
POR ESSE angulo sua projeção fica melhor... de qq jeito vamos ver oq o futoro reserva, mas vai guiando de acordo com o seu dezenho. Tem boas opições pros galhos principais....desse angulo acho q da caldo!
abraços |
Bom, comecei fazendo a troca do vaso deixando um pouco do torão de terra. e colocando o substrato da Garden e areia de rio(50% para 50%).
Tentei aramar dois galhos, que quebraram com muitaaaaa facilidade, então resolvi "enxerta-los". nao sei se vai dar certo, mas vamos tentar.
Também tirei algumas folhas. Segue a foto de como está:
 |
|
|
 |
HudsonArpini 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 02, 2010 5:18 pm Assunto: |
|
|
pod cortar o galho pq ta atravessando o tronco, |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Ter Nov 02, 2010 5:41 pm Assunto: |
|
|
Fez uma coisa errado: retirar as folhas próximas ao tronco nos galhos baixos. Mais para frente, se brotar de novo, não corta, pois eu aconselho, depois que ela recuperar, a diminuir o comprimento dos galhos para aumentar a ramificação, e nã deixar folhas somente nas pontas dos galhos  |
|
|
 |
Vanderlei E. Döge
|
Enviada: Ter Nov 02, 2010 5:58 pm Assunto: |
|
|
Nikkei 100 escreveu: | Fez uma coisa errado: retirar as folhas próximas ao tronco nos galhos baixos. Mais para frente, se brotar de novo, não corta, pois eu aconselho, depois que ela recuperar, a diminuir o comprimento dos galhos para aumentar a ramificação, e nã deixar folhas somente nas pontas dos galhos  |
opa nikkei 100, obrigado pela dica, mais como estavam surgindo brotaçoes por toda a extenção dos galhos resolvi deixar as folhas até que os brotos(não estao visiveis nas fotos) se desenvolvam. ou seja, daqui a algumas semanas quando os brotos ja vierem a ser folhas, vou poder mexer nas pontas.
abraços |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|