|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcello WB 1.o PASSO

Registrado: 17/05/10 Idade: 36 Mensagens: 120 Localização: Caruaru-PE
|
Enviada: Sex Nov 05, 2010 7:52 am Assunto: Ajuda com cerejeira |
|
|
To com essa cerejeira e queria algumas opiniões no que devo fazer com ela.
Acho que a resposta seria "Escorredor e mamadeira", porém não tive muito sucesso com uma experiência numa jabuticaba, pois coloquei na mamadeira e depois de uns 6 meses ela não desenvolveu nada e morreu sem explicação!
Então queria saber se a cerejeira tem o desenvolvimento muito lento como o da jabuticaba e o que eu poderia fazer (aramação, podas, etc, e uma relação de tempo para cada trabalho)
Seguem as fotos, e valeu pelas dicas galera!
Se quiserem posso colocar outras fotos melhores depois, essas não ficaram muito boas! _________________ Marcello Wanderley |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Nov 05, 2010 5:26 pm Assunto: |
|
|
Marceloo, a meu ver, só existe uma operação a fazer, agora.
Colocar num vaso bem grande, com substrato bem orgânico, sem mexer no torrão.
Com isso ela irá se desenvolver e só a partir do ano que vem poderá visualizar um projeto. Até lá vá estudando a espécie (cuidados, substrato, estilos, etc)
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Marcello WB 1.o PASSO

Registrado: 17/05/10 Idade: 36 Mensagens: 120 Localização: Caruaru-PE
|
Enviada: Sex Nov 05, 2010 6:11 pm Assunto: |
|
|
Opa Elio, primeiramente agradeço pela dica... bom esse substrati bem organico que você fala poderia ser terra vegetal misturada em humus de minhoca e outros adubos ??
Queria saber também sobre o desenvolvimento da cerejeira se é demorado como a jabuticabeira, ou se ja vou notar o desenvolvimento dela em poucos meses. _________________ Marcello Wanderley |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sex Nov 05, 2010 7:56 pm Assunto: |
|
|
Olá Marcelo, não esqueça de colocar algum elemento para o substrato ficar drenante, tipo pedrisco.
Sua cerejeira num vaso grande vai se desenvolver rápido sim, vais notar a diferença já em 6 meses.
Como ela vai desenvolver rápido, penso que seu trabalho deva focar a formação da estrutura da copa:
- deixar um galho de sacrifício para que para o tronco aumentar de calibre.
- aramações sucessivas cuidando para o arame não marcar. Começou a pegar no galho, retire e arame novamente.
- adubação constatnte
Sucesso. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sáb Nov 06, 2010 12:25 am Assunto: |
|
|
Pessoal.. observei q vcs não indicaram a técnica do escorredor mamadeira. Para essa espécie não é bom?
me desculpem mas é q todas as vezes q vejo plantas pequeninas sempre sujerem o escorredor mas agora não vi nada disso e sei q são bem experientes no assunto...
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Nov 06, 2010 3:13 pm Assunto: |
|
|
McDonald, eu particularmente uso o escorredor num segundo momento. Até porque tenho espaço e solo no meu terreno. Quando a muda é muito pequena o chão ou uma bacia, vaso bem grande, com substrato bem orgânico (inclusive para coníferas), muito adubo............é para a planta se desenvolver na sua capacidade máxima.
Depois, num segundo momento, onde se faz necessário um sistema radicular baixo, raso, eu uso o escorredor.
Tiro do solo ou vaso grande, trabalho as raízes e coloco no escorredor, com substrato só até a metade.
Bom, eu faço assim. Não saberia dizer se estou fazendo o melhor, mas é o que eu sei.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|