FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com primavera.
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Guilherme Luz
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 06, 2010 3:04 pm    Assunto: Responder com citação

Sergio, sei que não é uma boa planta, ainda falta muito pra ela ser uma boa arvore, mas gostaria que vcs me ajudadecem pra eu poder melhorar.
Rolling Eyes

Por favor me ajude.

Antecipadamente agradeço.
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 06, 2010 6:54 pm    Assunto: Responder com citação

Com certeza todos queremos ajudar Guilherme. Como o Bonsérgio disse, além da nossa ajuda, é importante você se ajudar (sugiro ler outros tópicos que achar conveniente e interessante), assim aprende-se bastante e é importante fazer uma auto-crítica da planta. No caso da sua planta, acho que agora não é hora de mexer. deixa ela crescendo a vontade por pelo menos um ano antes de olhar para ela. Já fez o que podia fazer por enquanto.
Penso que: é mais fácil ir atrás de uma planta que tenha futuro do que se matar em uma com futuro difícil. Apesar de que tudo serve como aprendizado. Eu mesmo tenho plantas que não vejo muito futuro, mas aprendo muito com elas. Com certeza você está empolgado, então por que não ir atras de outros exemplares.?! Wink
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Nov 06, 2010 7:46 pm    Assunto: Responder com citação

Olá !!!!!!
Acho que a intervenção feita foi a mais correta.
Deixar a planta agora se recuperar é o ideal, só que eu começaria já a adubação.
Se possível dava uma "bombada" para que ela explodisse,
Sempre digo que o melhor é termos pelo menos 2 exemplares da mesma espécie para podermos fazer experiências...
Isso é o que acho !
Angela Fernandes
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 07, 2010 7:54 am    Assunto: Responder com citação

Tomo a liberdade de transcrever um texto do bonsaista Bergson Vasconcelos , que li numa revista a uns 15 anos atraz e trago comigo até hoje , se encaixa perfeitamente no contexto do topico.

ANSIEDADE DE UM PRINCIPIANTE

Quando nos deparamos com a paixão arrebatadora pelo bonsai , não nos sai do pensamento a idéia fixa de possuir , criar, adquirir uma arvore , seja ela nova,velha, fraca, diminuta ou grandiosa, mas em nossos olhos é sempre e eternamente bela .

É o começo de uma relação intensa na qual existe dependência e cumplicidade . Sucumbimos, então, aos meandros dessa paixão , perdemos o poder de análise pura e simples. O desejo, por vezes infantil, da posse desenfreada nos cega , o sabor do querer sem limites nos embriaga e nos vemos cercados pela ansiedade que nos toma o corpo e a alma .

O que ocorre são os sintomas de uma primeira paixão : a falta de maturidade nos trai e a sensação do desejo nos envolve. Todos os sentidos afloram. Todos os controles se misturam . A todo esse aglomerado de fatos , chamo " angústia de um dia ", pois buscamos, em um mesmo instante , ultrapassar, agrupar e obter todas as etapas da preparação de uma árvore , seja o plantio, a poda das raízes e dos galhos , o transplante , a aramação ou a definição de um estilo , como se a natureza se preocupasse com a rigidez de formas ou com uma triangulação perfeita. No entanto, o fundamental é a perpetuação da vida em sua essêmcia e forma .

O resultado, quando não estamos atentos ao caminho a seguir e simplesmente aglomeramos em um único momento todos os processos, por ser logicamente mais fácil, é por demais previsível. Não espere um belo bonsai em um lindo vaso , mas uma boa armação para a próxima árvore de Natal . Por nossa precipitação de iniciante, condenamos nossa "criação". Devemos nos guiar por nossa intuição , cada ´passo deve ser seguido em seus detalhes , cada momento aproveitado a exaustão . Aprender com nossas observações e, principalmente , com nossos erros , é a essência de nossa arte e a base de nossa vida .

Devemos conhecer os nossos ímpetos e aproveitá-los , além de sempre buscar a docilidade de um belo amor, partilhar os momentos, respeitar as limitações , aproveitar as minúcias e os sabores do tempo de espera, da semente à árvore formada . Devemos crescer com o nosso bonsai, adquirir a sabedoria da paciência, nos envolver inteiramente com a saborosa arte em constante e eterna mudança , transformar a ansiedade de um principiante no sublime prazer de ser uma grande familia .
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 07, 2010 10:13 am    Assunto: bonsai Responder com citação

A variedade é interessante, mas dificil de ser trabalhada, principalmente no aspecto de redução do tamanho das folhas e engrossamento do tronco. Bonsaistas mais experientes que conheço, como o Francisco Lustosa, aqui de Brasilia, usam do expediente de buscar plantas com troncos mais robustos, ainda que pequenos, para formarem apenas a estruturação aerea, desmerecendo troncos finos, por essas razões. Um material mais antigo, no caso, reduz bastante o período de cultivo, pois a formação aerea é bem mais ágil, graças ao desenvolvimento rápido de novas brotações.

Essa é a única forma de se trabalhar com bouganvillea e obter, num curto prazo, um bom material para bonsai. E o bom, nisso, é saber que todo tronco grosso, por maior que seja, pode ser convertido em estaca, emitindo raízes capilares em profusão, ao longo do cultivo e formação da estrutura aerea.

Do contrário, partir de troncos finos, é sempre algo que acarreta desânimo e negligência, pois ficamos aflitos em ter em mãos um bom material com que formar um lindo bonsai florido, e nos esquecemos do principal fator a ser levado no cultivo de material fino: paciência e tempo. Ambos em doses cavalares, por sinal. Rolling Eyes

Para ilustrar o que escrevi, veja alguns exemplares desse tipo de material, pertencentes ao bonsaista Francisco Lustosa:

Este tronco abaixo é da mesma variedade da sua planta, com emissão de braqueas (folhas modificadas, confundidas com flores) vermelhas:

Observe que o tamanho das folhas, mesmo num tronco grosso, ficam bem destacadas. Na florada de braqueas, então, é comum retirar as folhas verdes mantendo apenas as modificadas, o que realça o trabalho de apresentação:

Apesar de muitos condenarem o trabalho de madeira exposta nessa espécie, por considerarem-na fraca, com apodrecimento rápido, o bonsaista Francisco Lustosa gosta de fazê-lo, cuidando de manter a planta em local protegido de chuva e regando apenas o solo, evitando molhar o tronco.

Como essa espécie pega super bem e rapidamente por estaquia, é fácil então conseguir material mais robusto, seja em viveiros seja de particulares (jardins publicos ou particulares, por exemplo). Qualquer pedaço de galho grosso, ou de tronco, estaqueado, rende material similar ao mostrado acima. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Guilherme Luz
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 07, 2010 2:57 pm    Assunto: Responder com citação

Gente muito obrigado, vou ter paciencia, podem ter certeza que vou deixar ela se desenvolver tranquilamente, mas vou insistir nesse exemplar. Mas posso muito bem tetar uma estaca como o nick, sujeriu...

Obrigado a todos.
Guilherme Luz
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 28, 2011 11:08 am    Assunto: Responder com citação

Atualizando...

A intenção é fazer um tronco inclinado...

Vista aérea.

Detalhe do tronco.

Sugestões são muito bem vindas...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: