|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
afamorim
Registrado: 25/09/10 Idade: 46 Mensagens: 10 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Sáb Nov 06, 2010 3:30 pm Assunto: Que planta é essa? |
|
|
Ganhei este bonsai e a pessoa que me deu esqueceu de perguntar qual o tipo de planta e não reconheci.
Qual a espécie?
N base da planta começaram a nascer novos brotos que são da mesma planta como pode se ver pela foto.
Posso fazer a poda da raiz e aproveitar estes brotos para fazer novos bonsais?
Na foto pode se perceber que usaram uma tecnica com uma forma de segurar a base da planta.
Alguem saberia o motivo disto?
devo fazer a mesma coisa quanto executar a poda da raiz?
Acho que é necessário a poda da raiz pois a mesma já esta saindo por debaixo do vaso.
PS: quando me foi dado este bonsai me informaram que o mesmo já tem 3 anos.
Grato pela ajuda. |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Sáb Nov 06, 2010 8:36 pm Assunto: |
|
|
é uma serissa
qualquer galhinho cortado e enterrado costuma enraizar.
eu ganhei uma tambem ja to com umas 10 mudinhas ja ate parei de estaquiar. _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
Enviada: Sáb Nov 06, 2010 9:40 pm Assunto: |
|
|
desculpe leandro mais fiquei em duvida se e uma serissa pois achei a folha parecida com a azaleia pois esta muito rugosa ...
e so minha humilde opiniao... _________________
www.espacobonsai.blogspot.com |
|
|
 |
afamorim
|
Enviada: Sáb Nov 06, 2010 10:15 pm Assunto: |
|
|
Rapaz em cima dessas informações fui pesquisar na net e aparentemente é uma serissa pelo formato da folha ser mais fechado.
Graças a isso pude ver questões de iluminação e pude ver que o sol da tarde pode queimar as folhas.
Valeu pessoal.
Quanto as amarrações na raiz devo mantelas quando for fazer a poda de raiz?
qual a função delas?
valeu pela ajuda pessoal. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Nov 07, 2010 8:29 am Assunto: bonsai |
|
|
Afamorim, essa espécie é uma planta arbustiva, que pode atingir até 2 metros de altura. O tronco, apesar de demorado, pode engrossar bastante quando plantada no chão, mas é lento o crescimento num vasinho como esse em que está. De inicio, corte fora todas as brotações que saem nas raízes, como essas na foto. Elas atrapalham o desenvolvimento da planta.
A serissa chinesa deve ser cultivada em local semi sombreado, onde receba luz e calor solar no período da manhã, evitando o sol quente da tarde. Regue apenas ao final do dia, mesmo que as folhas fiquem murchas. Qualquer galhinho ou pedaço de raiz, se estaquear, gera nova planta. As estacas de raiz são mais indicadas, pois evoluem de maneira sinuosa, propiciando troncos mais interessantes, além de economizar o uso de arame para isso.
Adube a cada 45 dias, inclusive no inverno. Evite adubar apenas se transplantar, resguardando a planta nesse caso por um período de 45 dias antes de efetuar a adubação. Use materia organica, tipo esterco curtido de gado ou galinha para adubar, mas deposite o esterco mais para a borda do vaso e não próximo ao tronco. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
afamorim
|
Enviada: Dom Nov 07, 2010 10:11 am Assunto: |
|
|
Muito obrigado nickyfury foi muito instrutivo, me tire apenas mais uma duvida, os arames na raiz, qual a intenção do mesmo?
quando fizer a boda da raiz tenho que recoloca-lo?
devo fazer o mesmo nos outros bonsais ou são para especies especificas?
muito obrigado, irei procurar um vazo maior para acelerar o crescimento no momento que for fazer a poda da raiz. |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Dom Nov 07, 2010 11:58 am Assunto: |
|
|
o arame é so para firmar a planta no vaso.
se vai colocar em um vaso maior não vejo a o porque de podar as raizes _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Nov 07, 2010 5:35 pm Assunto: bonsai |
|
|
Afamorim, veja só: toda vez que realizamos um transplante ou reenvase, usamos um substrato novo, isto é, acabado de preparar. Descartamos o substrato anterior em razão de que ele está contaminado, seja por agentes patogenos nocivos, seja pelo excesso do aporte de adubações periódicas, etc.
Ao renovar, costumamos tambem reduzir um pouco o volume das raizes, pois com o passar dos anos elas vão aumentando de quantidade até chegar em um ponto que, ou cortamos o excesso, ou então seremos obrigados a utilizar um recipiente maior que o anterior para conter a planta, o que é claro não podemos nem devemos fazer.
Bem, ao replantar ou reenvasar num substrato novo, as raízes não têm firmeza o bastante para se fixarem e, com isso, estabilizar a planta dentro do vaso. Aí é que entra em cena o arame: ele geralmente é passado por pequenos furos no fundo do vaso (alguns vasos não vem com esses furinhos, infelizmente), e que servem para isso mesmo. Com as pontas do arame, então, fixamos suas raízes ao vaso, estabilizando a planta.
Com isso, evitamos que a planta possa ser derrubada por vento, chuva, pedras, aves, insetos, etc., além é claro de mãos humanas que insistem em pegar nas plantas, no vaso sem o nosso consentimento, para verem de perto.
Toda a vez que efetuamos esse tipo de trabalho, é recomendável então fixar a planta ao recipiente, seja ele um vaso, um escorredor ou uma bacia. Nem sempre é necessário usar arame. Pode ser com palitos de bambu, canudinhos de refresco, tubos de caneta bic vazios, cordão, barbante ou segmentos de qualquer outro material que se tenha à mão.
Geralmente, depois de um ano aproximadamente, dependendo da espécie, as raízes estarão novamente entranhadas no substrato, de maneira que podemos então cortar fora o arame. Corta-se por baixo, retirando-se por cima ou vice-versa.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|