FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Duvida com brotação de Acer
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcello WB
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 06, 2010 10:38 pm    Assunto: Duvida com brotação de Acer Responder com citação

Galera to com uma mudinha de acer que consegui fazer germinar depois de quase 60 dias na geladeira...

Percebi que tinha brotado uma semente e coloquei ela num vaso com um substrato bem drenante contendo uma mistura de terra vegetal e areia de construção.

O problema é o seguinte... quando tirei ela e coloquei no vaso ela tinha cerca de 1cm de altura (acho que até menos) e ja se passaram três semanas e so brotou uma folhina, mas ainda continua do mesmo tamanho, espessura e etc, Alguem sabe dizer se é normal essa demora pra crescer.

Também estou em duvida quanto aos cuidados que devo ter logo de início, quanto a adubação, tipo de substrato etc (os cuidados básicos eu já esto tendo).

Obs. Sou do Nordesete, aqui o clima é um pouco mais quente do que o sul, será esse o motivo da demora de crescimento?
E terial algum cuidado em especial por causa do clima??

Desde já agradeço quaisquer dicas. Valeu galera!
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 06, 2010 10:51 pm    Assunto: Responder com citação

Marcello que variedade de acer é o seu?

O acer mais resistente ao calor é o tridente. Aqui em SP eu já perdi um palmatum por causa do clima. O mais provável é que seja o calor mesmo. Deixe-a longe do sol forte e não se preocupe com adubo.

Outro problema pode ser o substrato. Por experiência própria sei que areia de construção com terra vegetal é um ótimo substrato, mas na superfície ele pode formar uma camada mais dura, o que pode dificultar o desenvolvimento de raízes tão novas. Veja se o substrato não está muito duro na parte de cima, se estiver é bom planejar uma mudança. Quando a planta estiver maior pode voltar para o substrato.

Abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marcello WB
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 06, 2010 11:09 pm    Assunto: Responder com citação

Olá marco, primeiramente valeu pelas dicas...

Bom na verdade eu naõ sei qual é a especie do acer, pois plantei misturado e so brotou um (o restante ta na geladeira há uns 2 meses e meio). o substrato não está muito duro não.

Ela tem em media de 1cm de altura. Seria boa eu regar com tiamina?
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 06, 2010 11:24 pm    Assunto: Responder com citação

Marcello não precisa agradecer.

Acho que não precisa da tiamina, mas também não faria nenhum mal.

O principal problema mesmo é o clima, aceres não suportam muito calor. Deixe longe do sol, mas em um local com boa claridade. Se o clima estiver muito seco pulverize as folhas de vez em quando. Você poderia até tentar fazer uma mini estufa, mas isso provavelmente aumentaria o calor e talvez não ajudasse tanto.

O jeito é torcer para ele se adaptar ao clima!

Abraço!
Marcello WB
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 06, 2010 11:27 pm    Assunto: Responder com citação

Certo marco, mas como te falei ela ainda é um brotinho e por isso eu devo ter algum cuidado especial ou é o mesmo de uma muda ja crescida?

Voce também saberia informar se ela irá ser sempre esse desenvolvimento lento ou seria só no inicio? Também seria mais facil pra planta se adaptar ao clima daqui já que ela foi brotada da semente aqui ainda no verão?
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 06, 2010 11:37 pm    Assunto: Responder com citação

Ela ainda é um brotinho, mas não acho que tenha nada de especial no cuidado, só manter longe do sol mesmo.

Para uma planta se adaptar a um clima é preciso fazer uma criação selecionada com várias plantas e ir reproduzindo as que estiverem melhor, mesmo a sua tendo sido germinada ai talvez ela não se adapte, até porque ela foi germinada na geladeira!

Já era para ela ter se desenvolvido mais. Eu tive um acer paumatum que ficou meses com apenas 9 folhas, depois de um tempo ele brotou várias outras ai o tempo ficou quente e seco e ele morreu, e já era uma muda com uns 40cm de altura. O mais provável é que a sua esteja sofrendo um pouco com o calor, mas se ela ainda estiver verde ainda há esperança!
Marcello WB
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 06, 2010 11:41 pm    Assunto: Responder com citação

Então como esta época do ano é mais quente, pode ser mais facil que ela se adapte? Pois pelo que me parece ela está bem saldável, e mesmos nas horas mais quentes do dia ela não fica com as folhas muchas e nem caidas.

Devo manter a terra constantemente molhada ?
marco_avelar
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 06, 2010 11:50 pm    Assunto: Responder com citação

A adaptação dela nunca vai ser completa. O acer é uma planta de folhas caducas, que caem no inverno, e que passa por um processo de dormência e isso nunca vai acontecer ai. Aqui em SP os meus aceres ficaram com as folhas avermelhadas e caíram todas no inverno, mas mesmo assim ainda ficou longe de ser o ambiente natural para eles.

Não é bom manter a terra molhada o tempo todo, isso pode atrapalhar o desenvolvimento das raízes e apodrecê-las, além de levar todos os nutrientes da terra ainda mais rápido. Mas fique atento, um acer tão novinho se ficar com falta de água uma vez que seja pode morrer. Regue uma vez ao dia e caso seja necessário até duas, mas no dia seguinte coloque a mão na terra e se ainda estiver úmida não regue.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 07, 2010 8:31 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Marcelo, para podermos opinar com maior segurança quanto ao melhor caminho para vc seguir, aconselho o nobre colega a fotografar sua planta e postar a imagem. Dessa forma, poderemos incluso deslindar de qual variedade de acer se trata, pois cada uma requer cuidado e tratamento diferenciado em relação a seu cultivo. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: