FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Junípero Procumbens em situação precária
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 08, 2010 9:01 am    Assunto: Junípero Procumbens em situação precária Responder com citação

Bom dia pessoal!
Queria uma ajuda com um Junípero procumbens que possuo há uns tres anos, que nunca foi trocado ou podado. Como informações: a rega era feita inicialmente uma vez por dia, sempre no início da manhã. Inicialmente eu morava em apartamento, o que diminuia meu acesso ao sol. Ele perdeu um pouco a cor verde característica. Quando me mudei, passei a deixar mais tempo durante o sol, tipo das oito da manhã até o meio-dia mais ou menos. Como a minha região é muito quente nessa época, passei a regá-lo no início da manhã e ao fim da tarde.
Como ele passou a ficar cada vez mais sem cor, evitei podá-lo e fazer a troca de terra. Parei de adubá-lo com medo de deixá-lo mais debilitado. Agora não sei mais o que fazer, pois ele pede uma troca de terra e poda.
Sei que os juníperos escondem quando estão com problemas e isso torna mais difícil cuidá-lo.
Minha pergunta é a seguinte: qual o melhor meio de recuperá-lo?
Abaixo algumas fotos:

Desde já agradeço àqueles que poder me ajudar...
Agraços e ótima semana a todos.

Editado pela última vez por Seph1903 em Seg Nov 08, 2010 11:57 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Nov 08, 2010 5:48 pm    Assunto: Responder com citação

não está dando pra ver as fotos....
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 08, 2010 11:58 pm    Assunto: Responder com citação

Mcdonald escreveu:
não está dando pra ver as fotos....

Desculpe...como disse outro dia...tô pegando as manhas rsrsrs
As fotos estão ok agora...
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 09, 2010 12:46 pm    Assunto: Responder com citação

olá amigo... se a planta fosse minha eu a deixaria à meia sombra... pra pegar somente o sol da manhã.... nada de sol depois das 11hs até as 4 da tarde. ah.... eu retiraria essa mudinha de pitanga também pois o vaso já é pequeno e ainda com competição de raizes é fogo... planta a pitanga em uma garrafa pet q vai bem...
abração
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 09, 2010 7:08 pm    Assunto: Responder com citação

Mcdonald escreveu:
olá amigo... se a planta fosse minha eu a deixaria à meia sombra... pra pegar somente o sol da manhã.... nada de sol depois das 11hs até as 4 da tarde. ah.... eu retiraria essa mudinha de pitanga também pois o vaso já é pequeno e ainda com competição de raizes é fogo... planta a pitanga em uma garrafa pet q vai bem...
abração

Pois eh Macdonald... tu acredita que essa pitanga nasceu sem querer...tem um pé do lado de casa e simplesmente começou a crescer lá...pensei: vou deixar ela ficar um pouco mais forte e depois retiro, por isso não retirei ainda...quanto ao junípero, antigamente ele recebia pouca luz tipo duas a tres horas. Hoje, eu o deixo das 8:00 ao 12:00. Tenho colocado ele em um local onde somente pegue o sol desse horário, até por que trabalho fora das 9:00 às 16:00...
Na real acho que vou arriscar, tirar os galhos mais secos e diminuir a brotação menor (aquelas que crescem na junção dos galhos maiores) talvez eu retire ou dominua os galhos mais afoitos (como aqueles que aparecem na primeira foto)...
Vou esperar mais algumas dicas do pessoal, embora ache que o junipero precisa de urgência, é melhor ter cautela agora, já que não me agilizei antes neh...
Mas diminuirei a exposição como dica sua...valeu! Abraço!
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 09, 2010 7:16 pm    Assunto: Responder com citação

Seph!

Me parece o substrato muito úmido! Estou certo!
Juníperus não gostam de solo muito úmido. Pode estar apodrecendo as raízes.
Outra coisa, não retiraria as brotos novos. Eles são o teu termômetro do comportamento da planta daqui pra diante, já que no momento, é dar condições de sobrevivência da planta.
Quanto ao sol, coníferas gostam de muito sol. Quando há excesso de sol as folhas queimam de fora para dentro. Quando há pouco sol ou muita umidade, as folhas amarelam de dentro para fora.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Nov 09, 2010 10:47 pm    Assunto: Responder com citação

Elio escreveu:
Seph!

Me parece o substrato muito úmido! Estou certo!
Juníperus não gostam de solo muito úmido. Pode estar apodrecendo as raízes.
Outra coisa, não retiraria as brotos novos. Eles são o teu termômetro do comportamento da planta daqui pra diante, já que no momento, é dar condições de sobrevivência da planta.
Quanto ao sol, coníferas gostam de muito sol. Quando há excesso de sol as folhas queimam de fora para dentro. Quando há pouco sol ou muita umidade, as folhas amarelam de dentro para fora.

abraço

Realmente, Elio não havia pensado nisso...de que as raízes estivessem sofrendo eu tava ligado, mas que estivessem apodrecendo não havia pensado...o que fazer nesse caso? Fazer uma troca de substrato seria o recomendado, mas a copa não está muito grande? Nesse caso, eu podaria os galhos maiores, que demandam maiores esforços da árvore?
Quanto ao substrato rego duas vezes pela manhã], tipo 8 horas e lah pelas 18:00 pois minha região é muito quente e o substrato seca durante o dia...
Desde já agradeço tuas idéias...
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2010 9:32 am    Assunto: Responder com citação

Já que aparentemente a planta não está doente e sim muito úmida, sugiro não mexer nela e sim somente diminuir a rega. O substrato tem que secar antes de uma nova rega.
Faça o seguinte:

Regue somente pela manhã. Depois no final da tarde, levante a planta, tire do vaso e veja como está o fundo do vaso.
Só ao fazer isso vc já vai arejar as raízes.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2010 3:27 pm    Assunto: Responder com citação

esse seu vaso nao ta muito pequeno nao cara ?eu tenho um dessa espécie e to so esperando o fim de inverno pra transplantar
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2010 4:06 pm    Assunto: Responder com citação

Elio escreveu:
Já que aparentemente a planta não está doente e sim muito úmida, sugiro não mexer nela e sim somente diminuir a rega. O substrato tem que secar antes de uma nova rega.
Faça o seguinte:

Regue somente pela manhã. Depois no final da tarde, levante a planta, tire do vaso e veja como está o fundo do vaso.
Só ao fazer isso vc já vai arejar as raízes.

abraço

Seguirei tua dica...talvez eu tenha me passado na rega...minha dúvida persiste na quantidade de brotos intermediários, àqueles que nascem entre os galhos maiores e o tronco...como a planta não foi reenvazada nestes últimos três anos, minha impressão é de que há brotos demais nessas circunstâncias o que também pode estar fazendo a planta não possuir força suficiente para toda essa copa...o que achas?
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2010 4:08 pm    Assunto: Responder com citação

HudsonArpini escreveu:
esse seu vaso nao ta muito pequeno nao cara ?eu tenho um dessa espécie e to so esperando o fim de inverno pra transplantar

Olá...na real me parece que a copa eh que tah muito grande rs...o vaso eh de plástico e já adquiri um novo de cerâmica com um poco mais de tamanho...
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2010 4:43 pm    Assunto: Responder com citação

Seph1903 escreveu:
HudsonArpini escreveu:

Olá...na real me parece que a copa eh que tah muito grande rs...o vaso eh de plástico e já adquiri um novo de cerâmica com um poco mais de tamanho...

Gostei da atitude.. mas para transplantá-lo na minha opinião esperaria até o inverno.. os juníperos não devem ser transplantados agora.. pesquise sobre o assunto.....
abraço
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2010 5:01 pm    Assunto: Responder com citação

Mcdonald escreveu:
Seph1903 escreveu:
HudsonArpini escreveu:

Gostei da atitude.. mas para transplantá-lo na minha opinião esperaria até o inverno.. os juníperos não devem ser transplantados agora.. pesquise sobre o assunto.....
abraço

Obrigado Macdonald...pra gente que tah no início às vezes uma dica legal dá novo animo pra seguir...abraço
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2010 5:32 pm    Assunto: Responder com citação

Eu sei bem disso... estou no início também.... transplantei uma nana (junípero) fora de época e o perdi.... por isso é bom sempre perguntar pro pessoal aqui..... pode ter certeza q sempre dá certo.. estou ficando viciado nesse fórum... rsrsrsrsrs.. muito bom...
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2010 5:43 pm    Assunto: Responder com citação

vc deu sorte q o seu nao ta tao jacare assim nao,tem forma de arvore,agora o meu é realmente um horizontalis,com a forma de jacaré,crocodilo,lagartixa,o qual vc preferir,rsrsrsr
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
Página 1 de 4

Ir para: