|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
GustavoLP 1.o PASSO

Registrado: 27/02/08 Mensagens: 121 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Seg Maio 11, 2009 10:08 pm Assunto: Semear sequóia gigante |
|
|
Olá a todos!
Em março deste ano, exatamente dia 23 semeei 54 sementes de sequóia gigante (Sequoiadendrum giganteum). Todas elas deixei na geladeira por aproximadamente 24 horas, no saquinho tal qual como chegaram.
Em 6 delas fiz exatamente o seguinte : passei sobre a chama de uma vela segurando a semente com os dedos. Segurar com os dedos evita de queimar a semente, pois queimaria ao mesmo tempo os "deditos", hehe. Fiz isso devido ler que em Sierra Nevada as queimadas nas florestas de sequóias ajudam na germinação, não sei se pelo fato fornecer um solo estéril para germinação ou pelo fato de quebrar a dormência. Isto parece não estar bem esclarecido.
Os resultados foram que das 6 que passei sobre a chama, três germinaram e das outras 48 apenas uma até agora. SE EU SOUBESSE TERIA PASSADO SOBRE A CHAMA TODAS AS SEMENTES!
Usei substrato de germinação Plantmax para hortaliças o qual esterilizei no forno por cerca de 30 minutos na temperatura máxima.
Seguem as fotos da sementeira que eu mesmo fiz (de PVC e arame) e das sequóias germinadas.
Vista de cima
Vista de lado
4 sequóias geminando
E quem sabe um dia elas ficarão assim!
Ou assim:
Mas bem que poderiam germinar assim:
OBS.: fiz o mesmo procedimento com sementes de Metasequoia glyptrostoboides, mas nenhuma germinou, por enquanto!
Espero com este tópico um dia ajudar alguém!
Abraço a todos _________________ ___________
"Uma mente que se abre a uma nova idéia jamais retornará ao seu tamanho original" (Albert Einstein). |
|
|
 |
Vanderlei E. Döge
Registrado: 07/10/10 Idade: 34 Mensagens: 68 Localização: Schroeder-SC
|
Enviada: Qui Nov 11, 2010 11:06 am Assunto: |
|
|
sei que este tópico é bem antigo, mais nao desejo abrir um novo, então gostaria de coletar informaçoes sobre esta planta com o pessoal do forum.
Estou a comprar sementes na loja virtual Ilha Bonsai, alguem conhece?
Qual o tempo de germinaçao?
Quais os cuidados?
abs |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|