Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Henrique Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 19/09/08 Idade: 41 Mensagens: 145 Localização: Vitória da Conquista-BA
|
Enviada: Sex Nov 12, 2010 9:06 pm Assunto: Tuia jacaré |
|
|
Olá amigos!
Hoje, andando pela minha cidade, encontrei jogado num entulho esta Túia
jacaré.
Um verdadeiro "monstrinho"!!!
Um emaranhado de galhos...
Dando uma limpezinha...
Uma possível frente. O que acham???
Depois eu posto a evolução dela!!!
Abraços! |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Sex Nov 12, 2010 9:39 pm Assunto: |
|
|
caraaaaaaaaaaaaaaca Henrique... que beleza de planta heim.... pobre de quem jogou fora.. uma planta e tanto.. vamos torcer pra ela se recuperar... abraço e boa sorte _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
HudsonArpini 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 12, 2010 11:52 pm Assunto: |
|
|
que tronco massa !muito boa planta _________________ "Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado."
Provérbio chinês |
|
|
 |

Registrado: 19/09/08 Idade: 41 Mensagens: 145 Localização: Vitória da Conquista-BA
|
Enviada: Sáb Nov 13, 2010 7:12 am Assunto: |
|
|
Mcdonald escreveu: | caraaaaaaaaaaaaaaca Henrique... que beleza de planta heim.... pobre de quem jogou fora.. uma planta e tanto.. vamos torcer pra ela se recuperar... abraço e boa sorte |
Re-plantei só na areia grossa sem sessar e reguei com bastante enraizador...
Estou rezando pra dar certo!
Abraço! |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Nov 13, 2010 7:15 am Assunto: |
|
|
HudsonArpini escreveu: | que tronco massa !muito boa planta |
Valew Hudson!
Esta planta tem muita sinuosidade!
Vou tirar mais fotos do tronco e posto pra vc ver, ok?!
Abraço!
 |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Sáb Nov 13, 2010 8:35 am Assunto: |
|
|
Essa promete! |
|
|
 |
HudsonArpini 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 13, 2010 4:10 pm Assunto: |
|
|
po,eu quero ver sim,
droga,pq nao so eu q acho uma dessas ? acho q eu nao tenho sorte pra achar nem erva-daninha no lixo
hem,vc colocou ela num substrato areia pura ? _________________ "Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado."
Provérbio chinês |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Sáb Nov 13, 2010 4:35 pm Assunto: |
|
|
nussaaaaaaa
se vc não tivesse que recuperar a planta, daria pra planta-la direto no vaso de bonsai!
dizem que é bom umidecer a folhagem varias vezes por dia até que ela se recupera... quanto mais vezes no dia melhor!
BOA SORTE BROTHER
TORÇO PELA RECUPERAÇÃO DA SUA PLANTA, ESPERO QUE VENHA NOS MOSTRAR ELA RECUPERADA EM BREVE!
ABRAÇOS _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Nov 13, 2010 7:36 pm Assunto: |
|
|
HudsonArpini escreveu: | po,eu quero ver sim,
droga,pq nao so eu q acho uma dessas ? acho q eu nao tenho sorte pra achar nem erva-daninha no lixo
hem,vc colocou ela num substrato areia pura ? |
Isso mesmo Hudson , areia pura.
Já tentei diversas misturas de solo pra recuperar sistema radicular, e areia grossa sem sessar foi o que mais deu certo.
Depois que a planta começar a dar sinais de recuperação eu começo com uma leve adubação(em doses "homeopáticas").
Vamos aguardar... |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Nov 13, 2010 7:46 pm Assunto: |
|
|
Filipe escreveu: | nussaaaaaaa
se vc não tivesse que recuperar a planta, daria pra planta-la direto no vaso de bonsai!
dizem que é bom umidecer a folhagem varias vezes por dia até que ela se recupera... quanto mais vezes no dia melhor!
BOA SORTE BROTHER
TORÇO PELA RECUPERAÇÃO DA SUA PLANTA, ESPERO QUE VENHA NOS MOSTRAR ELA RECUPERADA EM BREVE!
ABRAÇOS |
Há de dar certo Felipe!
Eu borrifo água na folhagem 3 vezes ao dia.
A planta está à meia sombra pelo menos nos próximos 30 dias.
Mas muito grato mesmo pela torcida!!!
Abraço! |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Seg Nov 15, 2010 9:42 am Assunto: |
|
|
Henrique Ribeiro escreveu: | HudsonArpini escreveu: | po,eu quero ver sim,
hem,vc colocou ela num substrato areia pura ? |
Isso mesmo Hudson , areia pura.
Já tentei diversas misturas de solo pra recuperar sistema radicular, e areia grossa sem sessar foi o que mais deu certo.
Depois que a planta começar a dar sinais de recuperação eu começo com uma leve adubação(em doses "homeopáticas").
Vamos aguardar... |
Olá Henrique
Tua planta me lembra uma história antiga, de quando era pequeno...meu pai comprou uma Junípero desses, três aliás. Dois eram pra servir de balanço quando eu crescesse um pouco, o terceirofoi plantado em separado...Eu cresci rápido demais para o balanço, um deles acabou morrendo devido à um pinus ter crescido por perto, o outro pé continua de pé com a minha idade e mais ou menos minha altura (1,79) enorme...
Mas foi o terceiro que me traz mais lembraça...ele foi plantado em um local onde havia pouca profundidade, e o clima da minha região sempre foi muito frio no inverno...ele cresceu até mais ou menos uns 70 cm...era fantástico o seu nebari... ele era um bonsai natural...acabou morrendo quendo foi arrancado para a ampliação da casa do meu pai...mas até hoje lembro seu formato...talvez eu tivesse chegado em casa antes talvez o tivesse salvado. Você foi um cara de sorte... acho que seu achado, irá recuperar pois está com uma cor muito boa...
Mas chega de histórias tristes hahaha eu queria mesmo era saber sobre a areia...recebi uma dica de colocar meu junípero na areia pura tambem pois ele estava com o sistema de raízes comprometido...as dúvidas são:
1 - Tenho um pouco do subrato antigo nele (no junípero). Posso deixar o substrato antigo e colocar em uma bacia maior contendo areia?
2 - A bacia deve ser normal furada? Acredito que não deva ser escoredor (a areia irá sair!) ou a gramatura da areia deve ser maior?
3 - Quanto tempo deixar na areia?
4 - Agua todo o dia?
Desculpe o post enorme...e mais uma vez parabéns pelo achado... |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Nov 15, 2010 8:29 pm Assunto: |
|
|
Olá Sehp, tudo bem?!
Eu utilizo areia grossa sem cessar.
Isso mesmo! Sem cessar!
Muitas pessoas dizem que temos que lavar essa areia antes de usar, deixar com uma determinada granulação e etc...
Já perdi algumas plantas, por não fazer minhas próprias observações.
Neste caso de recuperação de sistema radicular eu faço da seguinte maneira:
O tamanho da bacia deve ser 40 à 50% maior que o vaso definitivo.
tem que fazer furos em baixo e nas laterais da bacia.
Coloco um pouco da areia grossa de construção sem cessar, até chegar na altura ideal para colocar a planta. Depois de estabilizar a planta, acrescentar o restante da areia.
Utilizar nas primeiras regas, enraizador. Como aqui na minha cidade só encontro enraizador em embalagens de 1L, eu substituo por POTENAY
que se encontra com facilidade em casas veterinarias, na proporção de 01ml por litro d'água.
Pode deixar o substrato antigo, mas é bom vc separar algumas raízes e colocar em contato com a areia.
Meus juníperos eu costumo deixar de 5 à 8 meses nesse sistema.
A partir do trigésimo dia, eu começo com uma adubação "homeopática" de preferência orgânica.
No terceiro mês a adubação já deve ser normal, como a de um bonsai.
No princípio as regas deverão ter um tempo maior entre elas. 1dia e meio
dependendo do clima.
Com o passar dos dias o pó da areia irá sair por completo e a areia manterá cada vez menos a umidade, tendo que aumentar a frequência das regas, podendo chegar a molhar até 2 vezes ao dia.
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida estou aqui!
Abraço! _________________ "Bonsai, é uma arte em constante mutação que em verdade, expressa o interior de cada praticante" |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Ter Nov 16, 2010 8:07 am Assunto: |
|
|
Legal Henrique, colocarei areia entre 1 e 1,5 mm como o Elio aqui mesmo do forum colocou, e seguerei tuas dicas (pra não secar tão rapidamente).
Eu só não entendi uma observação tua. Desculpe a minha desinformação, ainda estou aprendendo os macetes. O que quer dizer com "...areia grossa sem cessar"?
Abraço e Obrigado |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Ter Nov 16, 2010 8:43 am Assunto: |
|
|
fiquei na mesma duvida, seria uma marca ou qualidade?!
as vezes dependendo da região dão nomes diferentes pra mesma coisa.
eu particularmente nunca usou apenas areia grossa... _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Nov 16, 2010 5:52 pm Assunto: |
|
|
Eu digo areia grossa sem cessar, pois alguns colegas passam essa areia em peneiras para obter determinada granulação tipo 2mm, 3mm, 4mm e etc...
Mas respondendo as perguntas, é apenas areia de construção comum!
Do jeitinho que compro eu coloco!!! _________________ "Bonsai, é uma arte em constante mutação que em verdade, expressa o interior de cada praticante" |
|
|
 |
|