Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Dom Nov 14, 2010 1:34 am Assunto: Bouganvillea - atualizada setembro 2012 |
|
|
Faz tempo que não posto nada mas segue trabalho que realizei em uma velha bouganvillea adquirida em uma floricultura.
A planta quando comprei, em um vaso de 50 litros. Carregar foi meu primeiro desafio.
Janeiro de 2010:
Comecei a trabalhar esta planta num workshop com o Carlos Tramujas, no 1º Encontro Regional de Bonsai das Associações e Clubes do Rio Grande do Sul, em Novo hamburgo. Na ocasião, defini o estilo moyogi sob as orientações do Tramujas. Seguem imagens do trabalho.
Depois de crescer por 6 meses, e já florida, mãos a obra:
Seleção de gahos, podas e aramação - resultado por enquanto:
Como o estilo já está definido e a estrutura inicial também, gostaria de sugestões para o vaso e uma opinião sobre o trabalho executado até agora.
Mais fotos dos trabalhos nesta planta podem ser visto no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/bougaville/ _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Editado pela última vez por Ricardo Paiva em Seg Set 03, 2012 12:04 am; num total de 3 vezes |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Nov 14, 2010 2:16 am Assunto: |
|
|
Ricardo bom trabalho até aqui! A escolha do estilo foi muito boa e o movimento do tronco é muito interessante, parece que foi desenhado a mão!
O vaso, para mim, seria um marrom ou terracota e retangular, para destacar a forma bem masculina da planta.
Eu só te aconselharia a replantá-la em um vaso menor, isso facilitaria o trabalho de ramificação, já que as primaveras crescerem muito rápido e os galhos são grossos, é só dar uma bobeada que você vai ter que cortar vários galhos fora e recomeçar. Pouco adubo e água também são úteis para esse controle.
Outra coisa que eu observei nas minhas é que a madeira apodrece com muita facilidade e a podridão avança por baixo da casca saudável, o que dificulta o controle do problema, então, cuidado com as cicatrizes!
Abraço e parabéns pela planta! |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Dom Nov 14, 2010 8:45 am Assunto: |
|
|
Muito bom, Ricardo! Ainda mais com o auxilio do Tramujas! Eu gosto do vaso oval e escuro, fosco. _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Danilo Muto

|
Enviada: Dom Nov 14, 2010 9:13 am Assunto: |
|
|
Seus posts são uma verdadeira aula, seus trabalhos servem de inspiração para quem está começando.
Obrigado por compartilhar com a gente.
Abraço. |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Nov 14, 2010 11:38 pm Assunto: |
|
|
Marco - obrigado pelas dicas sobre as brotações e a madeira morta. Amanhã vou ver se consio colocar ela num novo pote/bacia. A do vaso também.
João José - Tramujas é o cara !!!! Oval escuro ... anotado.
Danilo - valeu. Minha intenção é compartilhar conhecimento: eu aprendo com você e você comigo! _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Gustavo Gonçalves 1.o PASSO

Registrado: 06/07/10 Idade: 30 Mensagens: 126 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Seg Nov 15, 2010 11:16 am Assunto: |
|
|
Movimento muuito bacana adorei.Quanto ao vaso se minha seria um retangular..a cor nao sei.
qual a altura dela? |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Nov 16, 2010 11:28 pm Assunto: |
|
|
Olá Gustavo, valeu pela sugestão.
A planta está com uns 40 cm de altura. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jan 17, 2011 10:29 pm Assunto: |
|
|
Atualizando ... janeiro 2011. Mesmo com muitas podas ela me presenteou com algumas flores:
 _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Seg Jan 17, 2011 10:41 pm Assunto: |
|
|
Que linda que ela está!
Só uma pergunta, vi que depois de cortada, boa parte da planta foi retirado, então, o que você fez com o resto?
Ah, e uma dúvida que está acabando comigo, quando se corta a bougainvillea não fica "verde" no local né? E sim "vermelho", agora, porque? E no caso, o que seria essa área vermelha?
Desculpe-me se não fui muito claro nas perguntas... espero que de para você entender
Abraços e parabéns plo lindo trabalho! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jan 17, 2011 10:50 pm Assunto: |
|
|
FICA VERMELHO!?!? dessa eu nao sabia  |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 17, 2011 10:57 pm Assunto: |
|
|
É, tecnicamente não FICA vermelho... de uma olhadinha na primeira foto, onde, a esquerda, há um corte bem de frente com a câmera, você ira ver um ponto vermelho, e logo a direita, a outro lugar avermelhado... _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 17, 2011 11:04 pm Assunto: |
|
|
Para ajudar:
 _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jan 17, 2011 11:05 pm Assunto: |
|
|
aaata!bem..creio eu que é pasta cicatrizante.
Existe uma que é feita a base de própolis que tem a cor vermelha.
hehe  |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jan 18, 2011 8:45 am Assunto: bonsai |
|
|
Ricardo, sua primavera está bem encaminhada. Nada como uma boa orientação inicial, como a que recebeu do Tramujas, para ter um material otimizado com que trabalhar. Parabens pelo excelente trabalho nela realizado até agora por voce.
Gostaria de sugerir, s.m.j., podar a raiz lateral esquerda, pois ela está muito longa em relação às demais, deixando o nebari um tanto quanto alterado nesse ponto. Cortanto-a, reduzindo seu comprimento, o nebari ficará mais interessante, um excelente final para esse belissimo trabalho.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 18, 2011 4:12 pm Assunto: |
|
|
Creio que não Gustavo, a minha quando quebrei o galho ficou vermelho no local... E num tocão que eu tenho também, eu fiz um corte e ele apodreceu na região, quando descasquei em volta do corte, apareceu uma "pele" vermelha por baixo da casca... É meio complicado dizer, só vendo mesmo...
Fiquei de olho que logo posto fotos mostrando.
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
|