FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Principiante - Presente Inusitado
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
out16

MensagemEnviada: Seg Out 17, 2005 6:56 pm    Assunto: Principiante - Presente Inusitado Responder com citação

Olá pessoal,

Sempre me interessei por esta arte mas nunca tive um Bonsai acho que por medo de não ter tempo para cuidar da arvorezinha Embarassed

Porém Sábado (15/10) me presentearam com um exemplar de jabuticabeira.

O que está acontecendo é que notei que muitas folhas estão caindo, inclusive, o vasinho chegou á ficar forrado de folhas de um dia para o outro...

A pequenina está dentro de casa, mas próximo á uma janela, recebendo bastante sol (creio eu que o suficiente)...

Bem, gostaria de saber se esta queda pode ser apenas a plantinha estranhando a mudança de local, ou se isso pode ser algum problema mais sério?

Agradeço desde já...

Thiago.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 17, 2005 7:02 pm    Assunto: Responder com citação

Thiago, uma falta de sol por pouco tempo não alteraria tanto. Assim mesmo quanto tempo de sol ela recebe?
Acredito que possa estar faltando água. Quando você a recebeu estava com as folhas verdes e saudáveis? Como você tem molhado? Quanto? Quando?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
out16

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2005 7:14 am    Assunto: Sol e água Responder com citação

Mario,

Ela recebe praticamente todo o Sol da manhã... através de uma janela..

Quanto á rega pode ser... deixa eu tentar explicar..

Desde sábado que eu estou regando do modo que vi acho que aqui no próprio Site, com uma bombinha daquelas de limpar janela eu vou borrifando água por todo o substrato até que comece á sair água pela drenagem.. este procedimento é correto?

Este Bonsai ficou desde terça feira na casa de minha namorada (o presente foi dela.. Smile ) e pelo que ela me disse ela só regou o pobrezinho na quinta, e com umas duas colherezinhas de água (ela pensou, árvore pequena, pouca água.. Wink )

Será que pode ser isso, ela pode estar sentindo esta falta agora?
Tem algo que eu possa fazer para esta queda sanar? Devo me preocupar muito com isso, ou é só esperar que ela se recupera?

Obrigado pela resposta,

Thiago.
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2005 8:27 am    Assunto: Responder com citação

Thiago, a jabuticaba é uma planta bastante resistente mas, não resiste a falta de água assim como nenhuma outra. Vamos torcer para que não tenha sido fatal o período de "jejum" forçado. Para molhá-la você pode colocar o vaso sobre uma pia e, com um copo derramar a água sobre sua árvore até que vase pelo furo de drenagem.
Continue molhando e esperando. Verifique os pequenos galhos se estão flexíveis ou quebradiços.
Qual a sua cidade?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
out16

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2005 9:26 am    Assunto: Água Responder com citação

Mario,

Estou em São Paulo, Capital...

Quando chegar em casa, eu dou uma olhada nos galhinhos dela, mas eu creio que não estejam quebradiços não...

Mas, você disse para regá-la assim, mas, molhando toda ela ou apenas a terra (jogando água por sobre a planta, ou apenas no vaso..)??

Na sua opinião.. ela sobrevive á este "descuido" ou o risco de perder a plantinha é grande?

Obrigado,

Thiago.
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2005 9:56 am    Assunto: Responder com citação

Thiago, vai depender das condições da árvore. Se ela estava bastante saudável pode se recuperar. Vamos aguardar. Retire todas as folhas e aguardemos.
Você pode molhar a terra até vasar pelo furo de drenagem ou molhar com um pequeno regador molhando a folhagem inclusive. Não tendo o regador, molhe a terra conforme indicado e depois pulverize as folhas.
Se você quiser postar a foto da sua árvore será interessante.
out16

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2005 12:52 pm    Assunto: Jabuticabeira Responder com citação

Mario,

Ok, um regador eu posso arrumar sim... só não quero perder a plantinha...

Verifiquei os galhos agora e não estão quebradiços não...

Não tenho fotos dele, mas vou tentar tirar umas e postar aqui..

Mais uma pergunta: É melhor deixar ela onde está (dentro de casa) ou se tiver como colocá-la para fora de casa para receber mais sol ajudaria...
caso isso ajude, deixo ela o tempo todo ou apenas por um determinado período do dia e depois coloco ela para dentro novamente?

Ela fatalmente perderá todas as folhas, ou esta queda cessará antes, se tudo estiver bem?

Desculpe a quantidade de perguntas, mas é que estou preocupado com minha pequenina...

Obrigado,

Thiago.
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2005 2:52 pm    Assunto: Responder com citação

Thiago, retire todas as folhas, não deixe nenhuma.

Se você tem condições coloque do lado fora em um local onde possa tomar o sol na parte da manhã. Pode deixar ao ar livre pois é melhor.
out16

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2005 3:31 pm    Assunto: Certo Responder com citação

Mario,

Ok, vou colocar ele do lado de fora de casa...

E também tirar todas as folhas.. vai dar dó, porém, é para o bem dela...

Vou continuar postando a evolução...

Obrigado.

Thiago.
Matsu

MensagemEnviada: Ter Nov 01, 2005 11:14 pm    Assunto: Responder com citação

Bonsai é criado para ficar e viver FORA DE CASA e decorar sua casa na parte interna por um espaço diário curto de tempo.......

Se vc deixa-la sempre umida, com umas 2 horas de sol direto, o resto indireto em local arejado ,fresco....

Uma boa terra drenada e a cada 15 dias um bom fertilizante natural...

Sucesso...

Reflexões, sensibilidade, harmonia, paz interior, proteção a incoerência e ignorância humana, lembranças de que tudo morre e que a vida espiritual é eterna .
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 02, 2005 10:09 am    Assunto: Responder com citação

Oi Thiago !!!! Laughing Laughing Laughing

Como está sua plantinha ????
Já está se recuperando ???

Prestei bastante atenção no que meu amigo Mário escreveu e se você seguir direitinho o que ele falou..... SUA PLANTA FICARÁ SAUDÁVEL E FELIZ.

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
out16

MensagemEnviada: Qui Nov 03, 2005 3:37 pm    Assunto: Jaboticabeira Responder com citação

Angela/ Matsu

A Plantinha já se recuperou quase que totalmente.
Ela está fora de casa, realmente isso influencia mas é que eu estava providenciando um lugar...

Nem chegaram a cair todas as folhas e ela está com bastante brotação (bom sinal)

Pessoal,

Valeu pela ajuda..

Em breve eu posto umas fotos dela para sugestões de poda e tal..

[]´s

Thiago
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: