FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Junípero Procumbens em situação precária
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2010 5:47 pm    Assunto: Responder com citação

Mcdonald escreveu:
Eu sei bem disso... estou no início também.... transplantei uma nana (junípero) fora de época e o perdi.... por isso é bom sempre perguntar pro pessoal aqui..... pode ter certeza q sempre dá certo.. estou ficando viciado nesse fórum... rsrsrsrsrs.. muito bom...

Com certeza...mais adiante vou colocar fotos de outro junípero. Esse, possui uma copa legal, faz pouco que adquiri de um viveiro. Tentarei, com a ajuda do fórum (se tiverem paciência! rs), orientá-lo no formato cascata ou semi cascata, pois já possui a tendência. Esse está bem verde e forte...viciante é pouco...rs...abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
HudsonArpini
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2010 5:52 pm    Assunto: Responder com citação

quando eu transplantei minha tuia ouro,eu nem percebi data,sorte q era fim de inverno,dia 13/10,e tbm por nao saber das orientações eu logo depois meti ela no sol pleno,resultado pra minha surpresa:ela ta com as folhas verdinhas,tem brotos nascendo proximos ao tronco,e o nebari dela continua crescendo muito,depois de 6 dias o nebari tava aparecendo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2010 8:04 pm    Assunto: Responder com citação

HudsonArpini escreveu:
quando eu transplantei minha tuia ouro,eu nem percebi data,sorte q era fim de inverno,dia 13/10,e tbm por nao saber das orientações eu logo depois meti ela no sol pleno,resultado pra minha surpresa:ela ta com as folhas verdinhas,tem brotos nascendo proximos ao tronco,e o nebari dela continua crescendo muito,depois de 6 dias o nebari tava aparecendo

Deu sorte...rs...mas eh isso o interessante é sempre conseguir novas experiências...abraço
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 10, 2010 10:02 pm    Assunto: Responder com citação

Seph, eu não mexeria nos brotos agora. Nem transplantar.
Siga as etapas:
1. Diminua a rega
2. Coloque no sol
3. Levante a planta e recoloque no vaso (irá arejar as raízes)
4. Aproveite e veja se tem muitas raízes pretas e se tem muita umidade
5. Pode todos os galhos queimados (não servem mais para nada)

Mantenha vigilância sobre qualquer nova alteração na planta e postye aqui no fórum para o pessoal opinar.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 11, 2010 3:44 am    Assunto: Responder com citação

Elio escreveu:
Siga as etapas:
1. Diminua a rega
2. Coloque no sol

Mantenha vigilância sobre qualquer nova alteração na planta e postye aqui no fórum para o pessoal opinar.

abraço

Nada melhor do que a voz da sabedoria... pode seguir estes conselhos amigo q vai se dar bem...
abraço
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 11, 2010 7:56 am    Assunto: Responder com citação

Elio escreveu:
Siga as etapas:
1. Diminua a rega
2. Coloque no sol

abraço

Bom dia, Elio...

Já diminui a rega...Essa de levantar a planta do vaso e ver se estava muito molhado eu não sabia. Já havia percebido que as raízes precisavam de poda pelo fato de já haverem se passado uns três anos desde que adquiri do viveiro mas...vi novos fatos ao levantar a planta:

1 - Ela possui uma grande rede de raízes, quase perfazendo uma malha ao centro do vaso. Essas raízes estavam úmidas, como vou dizer...macias, dando a impressão de que estão morrendo mas ainda produzindo energia pois não estão secas. Elas estão um pouco escuras;
2 - Nesse local onde existem essas pequenas raízes, quase não há substrato, quase somente raízes...existem, inclusive, dois "vácuos" ou como diriam os geólogos, "duas cavernas subterrâneas". Não sei se foram causados por excesso de água ou insetos, mas os dois furos quase estão chegando à superfície do vaso. Percebi isso pois o virei contra o sol e deu pra ver "luz no fim do túnel";
3 - Percebi a existência de caracóis e até uma minhoca para minha surpresa;
4 - Percebi que o pequeno pré-bonsai possui uns bons problemas a serem resolvidos mas possui boa chance, pois percebi que mesmo estando assim existem verdes brotos surgindo nas pontas dos galhos maiores...
5 - Cheguei a conclusão de que se o salvar, com certeza vai ter me ensinado muito...

Podarei os galhos secos durante o fim da tarde de hoje e se possível colocarei umas fotos do fundo do vaso e dos brotos para avaliação do pessoal do fórum...

Abraço e muito obrigado pela colaboração...
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 11, 2010 8:13 am    Assunto: Responder com citação

Boa dia Macdonald...
As colocações do Elio foram de grande valia, comecei a ver o bonsai "de dentro"...coisas que só a experiência trazem...sempre soube qua não deveria mexer na planta...
Inclusive tenho um outro junípero da mesma espécie que pude perceber o mesmo problema com uma alteração: ele possui um vaso de apenas 10cm de comprimento e o substrato estava bem firme. Como a coloração do pinheiro estava parecida com o que mostrei nesse post, resolvi vê-lo por baixo do vaso...e qual não foi minha surpresa quando percebi atráves do furo do vaso, que não há substrato no centro do pequeno vaso...mais uma:
não havia telas de proteção para que o substrato não se perca durante a rega...
De quebra aprendi que o substrato desse segundo junípero está "socado no vaso" o que impede a respiração das raízes...
Moral da história: posso estar salvando dois pré-bonsais com um post só. A junção de todas as colaborações, tuas e de todos do fórum está sendo fantástica...
Abraço
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 11, 2010 2:37 pm    Assunto: Responder com citação

Seph, pelo que vc relata a situação do sistema radicular está comprometida. Espaços vazios, bichos, raízes sufocadas (com certeza muitas mortas).
Diante disso sugiro tirar a planta do vaso e plantar em areia pura, sem mexer nas raízes.Se tiver condições de tirar as raízes pretas (não as marrons) sem mexer nas demais, faça.

Tire os galhos secos e coloque no sol. Parcimônia na rega. Sem adubar, também.

Depois que tirar os galhos secos, bata-os em cima de uma folha de papel branco e veja se não tem minúsculas aranhas (tamanho da ponta de uma agulha).

É por aí, véio!

boa sorte!

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7

Editado pela última vez por Elio em Sex Abr 15, 2011 2:12 pm; num total de 1 vez
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 11, 2010 5:55 pm    Assunto: Responder com citação

Elio escreveu:
Seph, pelo que vc relata a situação do sistema radicular está comprometida. Espaços vazios, bichos, raízes sufocadas (com certeza muitas mortas).
Diante disso sugiro tirar a planta do vaso e plantar em areia pura, sem mexer nas raízes.Se tiver condições de tirar as raízes pretas (não as marrons) sem mecher nas demais, faça.

Depois que tirar os galhos secos, bata-os em cima de uma folha de papel branco e veja se não tem minúsculas aranhas (tamanho da ponta de uma agulha).

É por aí, véio!

boa sorte!

Boa tarde Elio.
Seus conselhos tem sido de grande validade.
Quanto a colocar a planta em areia pura, eu devo colocá-la com substrato que ela já possui, em uma vasilha maior ou devo colocá-la diretamente no chão?

Retirando os galhinhos secos, não percebi pequenas aranhas, mas, em compensação percebi alguns galhos novos necrosados. Bem de perto consegui identificar que continham uma espécie de larva ou ruga de cerca de 1 a 2 mm e as folhas estavam com uma espécie de pólen ou pontinhos claros em uma grande quantidade de galhos... possuo um inseticida chamado Forth Defende que posso utilizar nesse caso?

Achei de bom tom colocar fotos aqui que mostrassem o que achei sob a terra como forma de ilustrar...a qualidade não está muito legal devido a ser de celular...

Aqui está o fundo, contendo a falta de substrato de que falei e não imaginava...

Aqui foi o que encontrei (minhocas e caracóis)

Ponta dos galhos maiores possuem brotos bem verdes mas em pouca quantidade...

Mais alguns...

Seguirei com os teus conselhos, caso queira dispor de mais alguma ajuda, estarei grato.
Abraço...
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 15, 2010 5:06 pm    Assunto: Responder com citação

Elio escreveu:
Diante disso sugiro tirar a planta do vaso e plantar em areia pura, sem mexer nas raízes.Se tiver condições de tirar as raízes pretas (não as marrons) sem mecher nas demais, faça.

É por aí, véio!

boa sorte!

Olá Elio
Desculpe a chateação...eu deixo o substrato que ele já possui e anexo areia? E quanto a areia eu coloco areia pura simplesmente como ela é ou precisa ter uma gramatura entre 2 e 5 mm?
Obrigado pela atenção e desculpe mais uma vez.
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Nov 15, 2010 6:04 pm    Assunto: Responder com citação

Seph, não é chateação não! Pode ficar tranquilo.
Transplante como está, sem mexer muito nas raízes a não ser cortando as que estiverem totalmente pretas, sem pontinhas brancas. Estão mortas, se decompoem e criam fungos.
Use areia normal, só cuidado para não encharcar. Se conseguir peneirar 1,0 mm até 1,5 mm seria o ideal. Muito grossa seca rapidamente.

abraço

Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 15, 2010 7:16 pm    Assunto: Responder com citação

Elio escreveu:
Seph, não é chateação não! Pode ficar tranquilo.
Transplante como está, sem mexer muito nas raízes a não ser cortando as que estiverem totalmente pretas, sem pontinhas brancas. Estão mortas, se decompoem e criam fungos.
Use areia normal, só cuidado para não encharcar. Se conseguir peneirar 1,0 mm até 1,5 mm seria o ideal. Muito grossa seca rapidamente.

abraço

Ok. Seguirei com o cronograma.
Tava peneirando antes pra colocar na pitanga que conseguiu crescer no vaso...vamos peneirar mais e colocar como vc falou...
Volto a postar assim que tiver melhoras. Abraço e Obrigado mais uma vez.
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 17, 2010 7:43 am    Assunto: Responder com citação

Olá Elio
Transplantei a planta ontem, tirei um pouco do substrato para deixar
as raízes em contato com a areia 1 à 1,5mm. Tipo assim 15%.
Coloquei também um pouco de enraízador, quantidade pequena.
Não sei se vc lembra, uns post atrás falei que havia uma espécie de larva
ou ruga com cerca de 1mm nas folhas, geralmente na ponta onde é mais verde. Possuo um inseticida chamado Forth Defende...:
1 - Esse inseticida é utilizado para esse caso?
2 - Se sim, posso utilizá-lo no junípero agora que o transplantei?

Grande abraço!
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 17, 2010 12:25 pm    Assunto: Responder com citação

Cara, essa tua planta está prejudicada mesmo, heim!............rsrsrsrs!
Vamos lá, quem sabe vc consegue salvá-la ainda!
Larvas se alimentam de material em decomposição. Podem ter vindo do substrato já que tinha raízes mortas.
Como a planta já está debilitada sugiro usar produtos naturais, tais como: 100 ml de leite diluido em 300 ml de água e pulverizar. Ainda, Um pedacinho de sabão (não detergente) derreter na água e pulverizar (é muito bom para pragas que tem o corpo mole).

abraço

Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 17, 2010 6:13 pm    Assunto: Responder com citação

Elio escreveu:
Cara, essa tua planta está prejudicada mesmo, heim!............rsrsrsrs!
Vamos lá, quem sabe vc consegue salvá-la ainda!
Larvas se alimentam de material em decomposição. Podem ter vindo do substrato já que tinha raízes mortas.
Como a planta já está debilitada sugiro usar produtos naturais, tais como: 100 ml de leite diluido em 300 ml de água e pulverizar. Ainda, Um pedacinho de sabão (não detergente) derreter na água e pulverizar (é muito bom para pragas que tem o corpo mole).

abraço

Pois eh...mas vai escapa.
Pelo menos botei na cabeça que vai! Por isso o cuidado...rsrs...
Vamos colocar a mistureba...acho que agora vai!
Valeu + uma vez o apoio! Abraço
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Página 2 de 4

Ir para: