|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Ter Nov 16, 2010 9:22 pm Assunto: |
|
|
Eu não acredito, Filipe, você quer acabar com a minha planta????? KKKKKKK!
Cara, eu coloco minhas plantas aqui para serem detonadas mesmo! É muito bom receber elogios, mas só isto não acrescenta muita coisa em nossa evolução, a não ser desenvolver o ego. E saber fazer críticas é uma arte! E a sua é totalmente construtiva! Realmente pensei em voltar a planta para o escorredor, mas não resisti a tentação, rs. Vaso maior, só tinha um Izumi que era muito caminhão pra pouca areia, rs.
Quanto ao estilo, sinceramente, atualmente estou tendendo ao naturalistic, sem radicalismo quanto as regras. Senão eu teria que retirar muitos galhos desta planta, o que poderia tirar muito da sua beleza. Os galhos nem aramados foram desta vez, não sei porque, mas minha intuição foi essa.
O 1º galho imagino em desce-lo mais, alguns dar mais tortuosidade, etc. Muitas coisas para serem feitas.
Mas tudo o que for falado aqui será anotado, e se possível, realizado. Por isto, pessoal, sugestões são sempre bem vindas! Valeu! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Ter Nov 16, 2010 10:33 pm Assunto: |
|
|
obrigado por não me entender mal João.
vou levar como brincadeira...rsrsrs
Citação: | Cara, eu coloco minhas plantas aqui para serem detonadas mesmo! |
neim de longe quero detonar sua planta e muito menos sugerir alguma mudança radical, é só um trato mais fino mesmo... citei do engrossamento das raizes como consequencia e naõ como objetivo.
é exatamente nesse sentido que encaminhei minha opnião:
Citação: | O 1º galho imagino em desce-lo mais, alguns dar mais tortuosidade, etc. |
neim acho q um izumi é muito pra ela, achei muito boa a formação da planta e do conjunto, não é balela e não acho que essa parte confere:
Citação: | Muitas coisas para serem feitas. |
ha poucas coisas a serem feitas, acredito que é só um refinamento uma leve, uma lapdada... não sei se seria necessario um escorredor, acho que um vaso de bonsai de maiores dimensoes daria conta e ajudaria a visualizar os detalhes, aramações, podas etc.... o vaso de bonsai maior facilitaria a visualização do conjunto dando maior precisão no trabalho que é de refinamento e sem atrazar o serviço por falta de espaço para as raizes enquanto a parte de formação mais pesada que foi muito bem feita enquanto a planta estava no escorredor e por isso acho desnecessario valtar a usa-lo, no escorredor(principalmente depois de grudado a mamadeira) fica mais dificil fazer esses ajustes finos e o papel principal dele já foi desempenhado com merito.
quanto ao naturalistic, não li muito a espeito mas a meu ver o bacana é quando vc enquadra a planta em um estilo classico e esse fica natural para a especie. sua planta foi desenvolvida de forma muito natural, e naõ precisa perder essa naturalidade para se enquadrar a um estilo, tanto o han kengay dando o peso que vc citou no 1º galho quanto o moiogy ficarão dentro do estilo e naõ perderam o "'naturalistic".
novamente parabens pelo trabalho, e naõ se engane, ninguem é doido de detonar esse bonsai que vc formou!
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Nov 17, 2010 9:06 am Assunto: |
|
|
Grande Filipão!!!! Valeu! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qua Nov 17, 2010 9:13 am Assunto: |
|
|
Que bela discussão!
Olha o quanto já aprendemos aqui nesta troca... muito legal isso!
O que me chama a atenção neste trabalho, é que eu vejo tantas árvores com pedras pequenas e copas e estrutura enormes...
Acho que o diferencial neste, em particular, é a grande pedra com a dimensão desta árvore!
Coisa de penhasco na natureza!
Bem natural mesmo!
Abraços. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Nov 17, 2010 9:21 am Assunto: |
|
|
Inspiração passada por um amigo:
O vaso em questão, acho bem viável, e encaixa nos comentários de Filipe. _________________ João josé
|
|
 |
Faugustobr 2.o PASSO

Registrado: 03/07/09 Idade: 52 Mensagens: 214 Localização: Osasco / SP
|
Enviada: Qua Nov 17, 2010 9:44 am Assunto: |
|
|
Belo trabalho, João!!! Meus parabéns!!! |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Qua Nov 17, 2010 10:31 am Assunto: |
|
|
Renato Rodrigues,
Isso que vc percebeu é oq se busca ao formar a planta de acordo com o "tipo" de raiz sobre pedra, nos dois exemplos que vc citou,
a arovore do João no topo da pedra, tende a ter um tronco mais atarrancado terminando relativamente mais baixa com menor espaçamento entre os galhos.
já um bonsai afixados em pedras baixas, tendem a ter uma copa maior com maior espaçamento entre os galhos...
eu postei um trecho do livro do naka que explica um pouco disso nesse topico;
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16133
ha tambem nesse post uma fantastica explicação iluastrada, feita pelo Nickfury, esmiuçando outros por menores do estilo raiz sobre rocha, vale a pena dar uma conferida.
João, uma imagem valem mais que 1000 palavras;
já são bem parecidas, é um otimo caminho!
mas achei o movimento de tronco da sua mais bonito.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Nov 18, 2010 3:02 pm Assunto: |
|
|
Amigo João
Achei fantástico este teu trabalho... Super natural
Só mudaria o vaso futuramente  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Nov 18, 2010 3:29 pm Assunto: |
|
|
Beleza, Alexandre!!! _________________ João josé
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Mar 01, 2011 11:25 pm Assunto: |
|
|
Vamos lá:
 _________________ João josé
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qua Mar 02, 2011 1:13 am Assunto: |
|
|
fantástica .... muito bom o trabalho! _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Julio Tijucano 1.o PASSO

Registrado: 01/12/10 Idade: 44 Mensagens: 135 Localização: Uberlandia-MG
|
Enviada: Qua Mar 02, 2011 7:55 am Assunto: |
|
|
Espetacular, muito bom mesmo, e essa tecnica de assentar sobre rocha, percebi que lá no começo da aplicaçao da tecnica voce nao cobriu toda rocha no substrato, como vc procedeu?
abraço e até a proxima. _________________ Recuar pra melhor saltar. |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Mar 02, 2011 8:51 am Assunto: |
|
|
Laudir, obrigado!!
Julio, no início foi esfagno e filme plástico (destes de cozinha), para promover o desenvolvimento das raízes. Depois com a compressão com tiras de borracha (camara de pneu de bicicleta). No fim, ao retirar, arremate com pinguinhos de "superbonder" (não conte pra ninguém!), para aproximar as raízes que ainda não estavam agarradas a pedra. _________________ João josé
|
|
 |
Faugustobr 2.o PASSO

Registrado: 03/07/09 Idade: 52 Mensagens: 214 Localização: Osasco / SP
|
Enviada: Qua Mar 02, 2011 9:33 am Assunto: |
|
|
Bom trabalho José, está realmente uma beleza!!!
Fábio |
|
|
 |
oamit 3.o PASSO

Registrado: 25/02/11 Idade: 47 Mensagens: 439 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Mar 02, 2011 9:40 am Assunto: |
|
|
to te cara com o inicio , meio e o fim, o mais incrivekl foi a adaptação dela na rocha, ele respondeu muito bem aos estimulos dados, e tomou uma formação quase que natural nos galhos essa planta nasceu pra isso, pra ser o que é hj.
São exemplos como esses que fazem das pessoas que cultivam bonsai nunca parar, belo estimulante.
um abraço e parabens. _________________ " Pra Bonsai Idade é Posto" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|