|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
eneascorrea
Registrado: 31/10/10 Idade: 57 Mensagens: 5 Localização: Araçatuba-SP
|
Enviada: Ter Nov 16, 2010 10:37 pm Assunto: Meu primeiro substrato (fotos) |
|
|
Olá
Tenho lido diversos artigos e demais materiais na internet. Para um iniciante é muita informação (às vezes até contraditórias) o que só faz aguçar a curiosidade aumentando a ansiedade.
Dizem que é praticando que a gente aprende, então coloquei a mão na massa.
Por favor,
opinem informando o que fiz errado, o que fiz certo, o que eu jamais deveria fazer ou o que posso sempre fazer....Acredito que assim eu vou aprender legal, na prática, com erros e acertos.
Resolvi (dentro da "salada" de informações que li) fazer o seguinte composto (Meu primeiro substrato), para trocar o substrato de minha jabuticabeira: (O substrato de mais de ano e meio estava esquisito, com drenagem ruim e parecia que o solo estava meio pastoso. Decidi mudar!)
Meu primeiro substrato!
5 partes
Usei:
1 parte Telha triturada
1 parte de pedrisco
1 parte de tijolo triturado
1 parte de areia grossa
1 parte de substrato agrícola.
Detalhes:
O local: Araçatuba/SP. No verão é muitíssimo quente!
Hoje é 16 de novembro de 2010 (primavera)
Não podei a raiz ( nada mesmo!), já que não sei ao certo quando fazer; tambem achei que ela não está sufocada (muito volumosa) no vaso.
Após o reenvasamento reguei bastante, deixando ainda o vaso dentro de uma bacia com água por 1 hora.
Antes desta troca (4 dias antes), desfolhei todas as folhas que estavam queimadas/secas nas pontas. Até hoje não cheguei a conclusão em relação ao motivo da queima/secamento. Falta de potássio, falta de sol ou sol muito quente...etc...????).
Portanto:
Desfolhamento parcial e troca do substrato (sem poda de raiz)
Questões:
a) Agora a planta pode ser exposta normalmente ao sol ou tem que ficar a meia-sombra (no caso de meia-sombra, quanto tempo seria razoável até retornar à exposição normal?)
b) Posso continuar a adubação normal, reduzo ou suspendo a adubação?
Fotos:
A coitada da cobaia! Brincadeirinha...rss Eu a adoro! É como se fosse a filha doente, coitada, frágil....
E a granulometria? Usei peneira para areia e depois para feijão.
Como ficou: 60% (pedrisco, telha e tijolo) 20% areia grossa e 20% susbtrato agrícola.
Gente! Isto é inédito e muito significativo para mim. Coloquei a mão na terra. Eu a segurei com muito cuidado, carinho e sensibilidade.
Pronto! Eu fiz. Certo ou errado vocês dirão. O fato é que eu fiz!!!
Aproveitando: Olhe as folhas que havia cortado há 4 dias:
 |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Nov 17, 2010 12:21 am Assunto: |
|
|
Olá Enéas...
vc não fez errado não, está muito bom o substrato.. só vale lembrar q a telha e o tijolo triturado são os mesmos materias (argila) portanto coloque uma parte de um ou de outro...
Adubação nem pensar antes de 30 dias e após começe aos pouco, com dosagens bem menores ao que está habituado.
Sol pleno somente depois desse tempo tb. Agora é sombra e água fresca.
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Qua Nov 17, 2010 8:01 am Assunto: Re: Meu primeiro substrato (fotos) |
|
|
O substrato está legal...eu também tenho lido muito. Mas o pessoal do fórum tem a experiência "na prática" pra compartilhar. Mas sempre é importante seguir um pouco a intuição depois da leitura...
Como minha dica, há poucos dias fiquei sabendo que a jaboticabeira é uma planta de origem pantaneira, que aceita bastante água. Talvez seja uma das poucas que gostam mais de argila do que areia e pedriscos...os casos da telha e do tijolo triturados são materiais mais ácidos e usados pra reter água, normalmente usados para azaléias...mas não impede que sejam usados em outras plantas eu acho...
Mas é por aí...
Abraço e bem vindo ao fórum... |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Qua Nov 17, 2010 10:21 am Assunto: |
|
|
"SE" fosse minha
Teria usado
1 parte de caco(tijolo ou telha... ou os dois juntos tanto faz é a mesma coisa)
1 parte pedrisco(que é a areia grossa peneirada)
1 parte de material orgânico (costumo usar esterco bem curtido, mais bem curtido mesmo quando tenho casca de arroz... faço uma mistura dos dois)
ultima mente ando com preguiça de triturar telha to usando pedrisco e material orgânico as vezes um pouco de terra para dar aquela liga. _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
neiluis 3.o PASSO

Registrado: 19/10/10 Idade: 41 Mensagens: 583 Localização: Sao Leopoldo-RS
|
Enviada: Qua Nov 17, 2010 10:57 am Assunto: |
|
|
ola amigo
por se tratar de uma jabuticabeira e ela gostar de muita umidade elem de ser um arvore frutifera
eu usaria como substrato
50%cacos e pedriscos
50% de materia organica
e adubo somente apartir de 30 dias começe com farinha de osso e torta de mamona
e muita agua ...
ah ja ia esquecendo seria bom se vc tivece colocado ela em uma bacia maior e bem furada para ela crescer bastante... _________________
www.espacobonsai.blogspot.com |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Nov 17, 2010 1:28 pm Assunto: |
|
|
Eneas, como o pessoal já bem orientou acima:
Jabu gosta de muita água mesmo e substrato mais orgânico.
Eu uso, no mínimo 50% de substrato orgânico, nas não coníferas.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|