|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Drop13 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 11, 2010 1:47 pm Assunto: CALIANDRA |
|
|
Olá pessoal,
Este ano comprei tres mudas de caliandra num viveiro... duas deixei no sitio e estao crescendo livremente... e uma eu trouxe para a cidade.
Estou começando a trabalhar nela... mas gostaria de opnioes e sugestoes. grande abraço
Abaixo algumas fotos e um video
OBS: nao liguem para a qualidade pois sou amador no assunto rsrsrsr
Set /2010
Nov /2010 - ANTES DA PODA
VIDEO YOUTUBE
Nov / 2010 - DEPOIS DA PODA
OBRIGADO PELA ATENÇÃO DE TODOS !! 
Editado pela última vez por Drop13 em Seg Nov 15, 2010 8:27 am; num total de 4 vezes |
|
|
 |
Drop13 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 11, 2010 2:47 pm Assunto: |
|
|
 |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Ter Nov 16, 2010 10:53 pm Assunto: |
|
|
Drop13, sua caliandra é bem jovem o que vai te ajudar a ter respostas rápidas. Minhas sugestões;
1 - replante ela no meio do vaso para evitar que alguma raiz encontre a parede e faça uma curva.
2 - elimine todos estes arames finos. Pelo calibre dos galhos eles não estão ajudando em nada, inclusive podem facilmente marcar os galhos que vão crescer rapidamente. Na falte de arame adequado, use fio de luz encapado mesmo, fica até mais fácil de trabalhar.
3 - eu cortaria os galhos curtos, tipo os primeiros deixando apenas um terço do comprimento e os demais a medida que sobre em direção ao ápice menores ainda formando a triangulação imaginária. Isto vai estimular novas brotações e vai melhorar a ramificação e consequentemente a compactação da copa.
4 - no mínimo 3 horas de sol e adubação sistemática TM+FO de 15 em 15 dias.
Veja este exemplo do que fiz em uma das minhas caliandras:
Planta bruta
Poda drástica (poderia ter sido até mais curta)
Com as sucessivas podas com a técnica do cresce/corta, veja a ramificação que alcancei.
Hoje a planta encontra-se assim:
Espero ter ajudado. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Drop13 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 17, 2010 5:53 pm Assunto: |
|
|
Olá ricardo!!
Ja tinha visto essa sua planta é realmente magnifica!!!
Bom, acho que a minha está se desenvolvendo bem, pra 3 meses achei um crescimento bem considerável!... mas realmente poderá começar a se pensar numa copa mais cheia apartir de agora com novas ramificações.
Ela agora está se recuperando da segunda poda, nao tao drastica quanto a sugerida por vc de deixar apenas 1/3 do galho.
Para o galho engrossar mais facilmente, é melhor deixa-lo crescer livremente e dps sim corla-lo sobrando 1/3 ou ir podando assim que viável?
li alguns comentarios por ai e fiquei confuso...
Grande abraço e obrigado pela atenção que tem dado!  |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Nov 17, 2010 8:18 pm Assunto: |
|
|
Deixe engrossar um pouco e pode, deixe crescer o novo broto até diminuir a diferença de calibre dos dois e volte a corta, e assim por diante. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Qua Nov 17, 2010 10:24 pm Assunto: |
|
|
A aramação está meio a desejar mesmo. Dá uma estudada a mais de como fazê-la, amigo. Principalmente quanto ao cruzamento (sobreposição) dos arames, Isto pode ser perigoso. Concordo na poda curta, para melhorar a ramificação. E dar mais espaço é fundamental! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|