FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda - Tuia Azul Secando (Fotos)
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 18, 2010 5:56 pm    Assunto: Responder com citação

Jomar escreveu:
Seph, eu tô fazendo da seguinte forma:

Seph1903 escreveu:
Opa Jomar...
Sabe como fiz Jomar? Segui o conselho do Elio:
1 - Tirei os galhos secos; Ok, tirei também.
2 - Reduzi a água para 1 vez ao dia no fim da tarde; Estou regando a cada 2 dias
3 - Tirei uns 15% da terra, deixando um pouco de raiz sobrando...; Não fiz
, vou fazer assim que tirei coragem de Levantar ele para ver as raízes.

4 - Coloquei na areia pura, sem mexer muito nas raízes. A areia coloquei com de 1 a 1,5mm pra não secar fácil. Bacia furada maior do que tava. Tenho que "levantar" ele mas me falta coragem. Hehehehe. O Nei me sugeriu isso, farei no final de semana provavelmente.
5 - Uns oito meses assim agora a partir de trinta dias comecarei com doses pequenas de adubação.
Agora é só torcer...
Abraço

Jomar, na realidade esse "arrancar" no meu caso tratou-se de descolar a planta do vaso, com o torrão junto apenas para arejar as raízes. Depois recoloco no lugar. Isso serve para observar se ela está seca por cima e muito úmida por baixo, o que pode apodrecer as raízes. Então eu não arranquei, tipo pegar no caule e puxar. Você deve deslocar a terra da parede do vaso com espátula ou palito pois pode haver raízes novas grudadas na parede do vaso...
Outra coisa: a falta de substrato nas raízes deve-se ao fato de as floriculturas venderem as plantas sem aquela tela que impede a perda do substrato. Se o seu não tem essa tela, cedo ou tarde acontecerá o mesmo.
Por último: eu coloquei a planta em outro vaso com areia com 90% do torrão junto, para ela ir se acostumando, pois estava fraca.
Mas não te entrega véio...abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 18, 2010 11:42 pm    Assunto: Responder com citação

olá jomar... o que ele quis dizer não é tirar a terra não... é muito simples e não acontece nada se o solo já estiver um pouco compactado.. só não é bom se vc fez o transplante recentemente...
vc pega e coloca a palma da mão sobre o substrato com o tronco entre um dos dedos.. ai vc vira a planta de cabeça pra baixo.. com se fosse virar um bolo mas segurando ele com a mão... em seguida vc tira o vaso pra ver, com muito cuidado... e de preferência com o substrato não úmido..... ai dá pra perceber como está as raizes..
espero ter ajudado...
abração
Jomar

MensagemEnviada: Sex Nov 19, 2010 7:57 am    Assunto: Responder com citação

Seph1903 escreveu:
Jomar escreveu:
Seph, eu tô fazendo da seguinte forma:

Seph1903 escreveu:
Opa Jomar...
Sabe como fiz Jomar? Segui o conselho do Elio:
1 - Tirei os galhos secos; Ok, tirei também.
2 - Reduzi a água para 1 vez ao dia no fim da tarde; Estou regando a cada 2 dias
3 - Tirei uns 15% da terra, deixando um pouco de raiz sobrando...; Não fiz
, vou fazer assim que tirei coragem de Levantar ele para ver as raízes.

4 - Coloquei na areia pura, sem mexer muito nas raízes. A areia coloquei com de 1 a 1,5mm pra não secar fácil. Bacia furada maior do que tava. Tenho que "levantar" ele mas me falta coragem. Hehehehe. O Nei me sugeriu isso, farei no final de semana provavelmente.
5 - Uns oito meses assim agora a partir de trinta dias comecarei com doses pequenas de adubação.
Agora é só torcer...
Abraço

Jomar, na realidade esse "arrancar" no meu caso tratou-se de descolar a planta do vaso, com o torrão junto apenas para arejar as raízes. Depois recoloco no lugar. Isso serve para observar se ela está seca por cima e muito úmida por baixo, o que pode apodrecer as raízes. Então eu não arranquei, tipo pegar no caule e puxar. Você deve deslocar a terra da parede do vaso com espátula ou palito pois pode haver raízes novas grudadas na parede do vaso...
Outra coisa: a falta de substrato nas raízes deve-se ao fato de as floriculturas venderem as plantas sem aquela tela que impede a perda do substrato. Se o seu não tem essa tela, cedo ou tarde acontecerá o mesmo.
Por último: eu coloquei a planta em outro vaso com areia com 90% do torrão junto, para ela ir se acostumando, pois estava fraca.
Mas não te entrega véio...abraço

Com certeza Seph, nessa arte temos que ter paciência, até porque minha planta é muito novinha ainda, e agora ela requer cuidados ainda mais especiais. Final de semana eu farei essa operação e depois postarei fotos para nós discutir aqui. Obrigado, mais uma vez.

Mcdonald escreveu:
olá jomar... o que ele quis dizer não é tirar a terra não... é muito simples e não acontece nada se o solo já estiver um pouco compactado.. só não é bom se vc fez o transplante recentemente...
vc pega e coloca a palma da mão sobre o substrato com o tronco entre um dos dedos.. ai vc vira a planta de cabeça pra baixo.. com se fosse virar um bolo mas segurando ele com a mão... em seguida vc tira o vaso pra ver, com muito cuidado... e de preferência com o substrato não úmido..... ai dá pra perceber como está as raizes..
espero ter ajudado...
abração

Mas com certeza ajudou e bastante, farei isso no final de semana e tirarei algumas fotos para nós discutir aqui. Obrigado Mc.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Jomar

MensagemEnviada: Sáb Nov 20, 2010 4:04 pm    Assunto: Responder com citação

Fui pro tudo ou nada:
Criei coragem e tirei o meu Junípero Tuia Azul do seu vasinho para ver a real situação do substrato dele.
Bom gente, infelizmente o caso é meio grave pelo meu pouco entendimento: O substrato era bem pouco drenante e estava bastante úmido, até encharcado e bastante compacto.

As raízes estão bem pretas e não apresentam nenhuma pontinha branca, porém não sei se essa espécie costuma ter as pontinha brancas quando saudável.

Removi toda aquela terra molhada do vasinho e resolvi fazer um novo substrato da seguinte forma: Telha granulada, areião penerado, a mesma terra que estava no vaso porém a parte de cima que estava mais sequinha, mais telha granulada, mais areia, e mais areião misturado com a terrinha dele.

Agora vamos ver se ele reage.
Vamos a algumas fotos.

Aqui ele "limpo" (inclusive o torrãozinho que estava bastante úmido) e secando um pouco enquanto as raízes tomavam um arzinho, até que eu prepare-se para o replantio

As raízes, bastante pretas devido o solo não muito drenante.

Aqui, a base do novo substrato, com telhas granuladas, não me foquei muito em gramaturas e tal , meu objetivo era deixar bastante drenante.

A segunda camada, com areião peneirado agora:

A terrinha que foi usada, percebam que ela está bastante úmida ainda, e isso que a rega dele era de 2 em 2 dias. Tentei utilizar a parte que ficava em cima que estava mais sequinha:

E como ele ficou agora:

Agora vamos aguardar, bom partimos p/ tudo ou nada agora.
E pretendo dar mais água para ele , como está mais drenante o solo dele. Pelo menos uma vez ao dia.[/img]
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Nov 20, 2010 4:41 pm    Assunto: Responder com citação

Jomar...
Assim cara...meio duro dizer, ainda mais de mim que estou passando pelo mesmo problema...mas acho que a tua tuia não consegue mais força pra reagir... Sad . Porque digo isso? Ha uns oito meses atrás eu perdi um shimpaku que estava muito parecido com o que a tua tuia está agora...infelizmente a gente aprende do meio mais duro às vezes. Tenho lido muitos tópicos do pessoal, li dois livros nos últimos dois meses...Tem um esquema com as coníferas, que eu vi só depois que perdi: porque elas não são recomendadas para a gente, que não temos experiência? Quando ocorre um problema, ela não demonstra em poucos dias, como o ficus. Quando deixamos sem água por uma semana, por exemplo, uma conífera só vai demonstrar isso depois de uns 60 dias...Ela começa a ficar com aparência amarelada ou esbranquiçada. Note que sua tuia azul, não possui mais cores e isso não é um bom sinal.
Cito outro exemplo, do meu ficus benjamina, que deixei aos "cuidados" de um amigo por uma semana. Ele por sua vez foi viajar de última hora e quando voltei, o ficus que possuía uma copa excelente, perdeu cerca de 50% das folhas. Nesse caso mergulhei ele, inteiro, em água pura, por uns 15 minutos, uma vez por dia, durante três dias. Ele perdeu mais uns 30% das folhas, mas consegui salvá-lo. Demorou dois anos até ele voltar ao normal...e isso que ele era um ficus...
Então amigo, é difícil, mas é assim que a gente aprende muitas vezes...
Um abraço de quem compartilha o mesmo problema...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Tarssis Alves Lima

MensagemEnviada: Sáb Nov 20, 2010 7:20 pm    Assunto: Responder com citação

é amigo jomar infeliz mete tenho que concordar com o seph sua tuia se foi tente cultiva plantas mais fáceis e fortes e que requer menas atenção uma dica minha é a murta ela aguenta no frio um 4 graus e além disso da flores ,também tem a jabuticabeira menos resistente ao frio mais ela resiste até uns 15 graus ,ficus e outro que são lindos abraço e boa sorte abraços...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Jomar

MensagemEnviada: Qua Nov 24, 2010 4:46 pm    Assunto: Responder com citação

Seph1903 escreveu:
Jomar...
Assim cara...meio duro dizer, ainda mais de mim que estou passando pelo mesmo problema...mas acho que a tua tuia não consegue mais força pra reagir... Sad . Porque digo isso? Ha uns oito meses atrás eu perdi um shimpaku que estava muito parecido com o que a tua tuia está agora...infelizmente a gente aprende do meio mais duro às vezes. Tenho lido muitos tópicos do pessoal, li dois livros nos últimos dois meses...Tem um esquema com as coníferas, que eu vi só depois que perdi: porque elas não são recomendadas para a gente, que não temos experiência? Quando ocorre um problema, ela não demonstra em poucos dias, como o ficus. Quando deixamos sem água por uma semana, por exemplo, uma conífera só vai demonstrar isso depois de uns 60 dias...Ela começa a ficar com aparência amarelada ou esbranquiçada. Note que sua tuia azul, não possui mais cores e isso não é um bom sinal.
Cito outro exemplo, do meu ficus benjamina, que deixei aos "cuidados" de um amigo por uma semana. Ele por sua vez foi viajar de última hora e quando voltei, o ficus que possuía uma copa excelente, perdeu cerca de 50% das folhas. Nesse caso mergulhei ele, inteiro, em água pura, por uns 15 minutos, uma vez por dia, durante três dias. Ele perdeu mais uns 30% das folhas, mas consegui salvá-lo. Demorou dois anos até ele voltar ao normal...e isso que ele era um ficus...
Então amigo, é difícil, mas é assim que a gente aprende muitas vezes...
Um abraço de quem compartilha o mesmo problema...

Seph, primeiramente desculpe a demora estive bastante aterefado e não consegui dar uma escapadinha neste magnífico fórum.
Sim já aprendi, sim que a família dos pinheiros morrem de dentro para fora, mesmo. E infelizmente fui vítima de um mausai. Também acredito que ele não tenha mais muitas forças para se erguer novamente, porém estou ainda tentando. Já tenho novas idéias na cabeça se nos caso meu Junípero, vier mesmo a padecer.
Mas com certeza, vou ficar sempre ligado aqui e começar do começo com todas as dicas deste nosso espaço.

Tarssis Alves Lima escreveu:
é amigo jomar infeliz mete tenho que concordar com o seph sua tuia se foi tente cultiva plantas mais fáceis e fortes e que requer menas atenção uma dica minha é a murta ela aguenta no frio um 4 graus e além disso da flores ,também tem a jabuticabeira menos resistente ao frio mais ela resiste até uns 15 graus ,ficus e outro que são lindos abraço e boa sorte abraços...

Sim, Tarssis, tentarei cultivar árvores mais fáceis no meu estágio nesta arte. Obrigado pela dica.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: