|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qui Nov 18, 2010 8:47 am Assunto: |
|
|
João Crédito escreveu: | E ai Alexandre, ganhei um Hibiscus hoje e dei umas pesquisadas por aqui e achei esse tópico seu.
Como anda o seu? |
Na verdade este tópico é meu.
Infelizmente o hibisco foi atacado por fungos e morreu. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
João Crédito 1.o PASSO

Registrado: 30/06/10 Idade: 41 Mensagens: 109 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Qui Nov 18, 2010 8:52 am Assunto: |
|
|
Poxa Laudir, me desculpe pela falha!
E que pena. Parece que tinha futuro né.
Aproveitando, qual o substrato você estava utilizando? |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Nov 18, 2010 9:01 am Assunto: |
|
|
João Crédito escreveu: | Poxa Laudir, me desculpe pela falha!
E que pena. Parece que tinha futuro né.
Aproveitando, qual o substrato você estava utilizando? |
Uma pena mesmo, tinha um futuro bem promissor.
o substrato era muito composto ... acho que isso contribuiu para a infestação dos fungos.
50% de terra pura e 50% de areia grossa
se for mexer com hibisco, deixe em areia grossa somente. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Edson Trevisan Visitante
|
Enviada: Qui Nov 18, 2010 10:49 am Assunto: |
|
|
Este tópico é exatamente idêntico a diversos outros e, por esta razão, estou postando minha opinião, porém sem utilizar nenhuma palavra minha, somente as postagens.
Esta planta eu "catei" de um lixo. O pessoal havia acabado de fazer uma "limpeza" no quintal. Foi arrancado de forma errada, portanto nao tinha raízes.... Laudir.
Este bonsai do Walter Pall serve muito de inspiração: Alexandre
E por se tratar de Walter Pall, segue o pensamento do bonsaista.
Eu não freqüento muito os fóruns de culinária, e não sei de fato o que se passa neles. Seria provável que uma das receitas de pudim se apresentasse assim?: “Eu fui até as latas de lixo de minha cidade recentemente, e elas estavam repletas de coisas que dariam uma boa refeição. Eu convidei meu chefe e sua esposa para um jantar esta noite, e peço a você, para me dar seu melhor conselho para organizar um maravilhoso jantar com o que eu tenho. ” Eu adoraria ler a resposta! Cínico? Bem, isto acontece todos os dias com bonsai. Por alguma razão algumas pessoas pensam que a arte do bonsai consiste em fazer uma obra de arte com lixo! A verdade é esta: a arte do bonsai consiste em aprender como julgar e selecionar o melhor material possível antes de tudo. Algumas vezes ele pode até vir da lata de lixo, mas ainda assim é um bom material que um mestre pode avaliar rapidamente. Se um novato tenta a sorte com lixo, ele invariavelmente irá falhar. Por que as pessoas economizam R$20,00 de comprar um bom material e então passam horas trabalhando seu patético material vindo do lixo? Se alguém tem um trabalho honesto, deveria ser possível para ele receber R$10 à R$50 ou muito mais por hora de trabalho. Quanto tempo alguém trabalha em um bonsai durante um ano? 10 horas? 100 horas? Bem, aqui está uma simples equação: pegue a quantidade de horas que você possivelmente irá trabalhar em uma peça no futuro, multiplique por seu salário/hora. O resultado é uma soma razoável para gastar em material, o qual você irá trabalhar de maneira agradável. Eu gasto a maior parte do tempo, esforço e dinheiro em adquirir o melhor tipo possível de material. O melhor possível é apenas bom suficiente. Então as pessoas me perguntam o que fazer com o que encontram na lata de lixo – e esperam uma resposta polida sobre isso!! Isto vai além da possibilidade de ser politicamente correto, para mim. Alguém tem que dizer isto a eles, e eu digo!”Walter Pall
Vamos refletir um pouco.....
|
|
|
 |
João Crédito 1.o PASSO

Registrado: 30/06/10 Idade: 41 Mensagens: 109 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Qui Nov 18, 2010 11:03 am Assunto: |
|
|
Obrigado Laudir.
Vou seguir a sua dica. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Nov 18, 2010 11:44 am Assunto: |
|
|
Levando-se em consideração o que o amigo disse acima, me sinto no direito de explicar alguns fatos.
1- Hibisco tem um enraizamento muito bom. Não arrisco dizer que é igual ao do ficus, mas se assemelha. Portanto! A planta, no período de 3 meses, enraizou bastante. Pena eu não ter tirado fotos dela enraizada.
2- Na época em que eu coletei esta planta, eu era um incauto. Hoje eu a desprezaria sem pensar duas vezes, isso se não fosse um hibisco. Como mencionei anteriormente, a planta enraizou bastante.
3- Ao perceber a postagem do amigo Edson Trevisan que não utilizou de suas palavras, lembrei que a planta não tinha tomado tanto tempo meu, uma vez que eu a deixei de lado. Levando-se em consideração aquele velho ensinamento sobre o cultivo do bonsai: PACIENCIA.
4- Novamente eu informo que a planta não morreu por ansiosas e sucessivas intervenções, mas sim por um ataque de fungos. Meu erro foi o substrato mal elaborado, somente este.
Espero que este tópico não venha redundar em mais uma discussão desnecessária que não nos leva a nada. Portanto! Não irei responder a nenhum argumento que possa ser citado aqui, utilizando palavras próprias ou não. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Rodrigo Tavares 3.o PASSO

Registrado: 20/10/09 Idade: 49 Mensagens: 460 Localização: Betim-MG
|
Enviada: Qui Nov 18, 2010 7:22 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigos;
Apesar do Laudir ter dito que não iria responder argumento algum, me senti motivado a postar aqui, uma vez que o considero um amigo de forum.
Admiro muito o trabalho do Walter Pall, apesar de não concordar com alguns de seus argumentos e considerá-lo um tanto quanto radical (para não dizer ríspido).
Já tinha lido este artigo, e na primeira vez que o li já tinha discordado. Na minha humilde opinião, não importa a origem do material a ser trabalhado, mas sim sua qualidade. Que seja de graça, (através de yamadori ou catado no lixo), que seja pago, adquirido em floriculturas, viveiros, ou mesmo lojas especializadas em bonsai, o valor de determinada planta está na sua qualidade para o desenvolvimento da arte. Aqui em Betim conheço um bonsaista cuja melhor planta é um ficus catado no lixo. O "yamadori urbano", com um pouco de sorte, pode resultar em boas plantas, com idade e sinais da passagem do tempo. Inclusive, tenho visto no forum plantas catadas em caçambas com potencial melhor que mudas fininhas, adquiridas em viveiros.
Não podemos esquecer também da história de cada um com suas plantas, o que para alguém de fora possa parecer "lixo" pode ter grande significado para aquele que a cultivou.
Quando comecei a interessar-me pelo bonsai, adquiri plantas na empolgação, das quais já me desfiz, ao perceber que as mesmas não têm potencial. Tudo isso, inclusive nossa participação neste forum, faz parte da nossa evolução na arte. Temos alguns colegas mais adiantados, outros ainda começando, ou seja, diversos tipos de pessoas nos mais diferentes estágios.
Eu e o Laudir começamos a frequentar este espaço mais ou menos na mesma época e sei que ele é um cara que está "isolado" em Rondônia, a muitos quilômetros de outro praticante, mas se dedica de corpo e alma pela arte. O caminho dele tem muito mais obstáculos que o nosso (que o meu pelo menos), mas vemos que ele ama de verdade o bonsai. Apesar das dificuldades, ele vem construindo seu caminho, seu "bonsai-do", de maneira admirável, e isso deve ser respeitado.
Bom, você pediu nossa opinião, Edson, e eu a apresento respeitosamente, e sei que posso esperar o mesmo de você. _________________ "Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã,
hoje ainda plantaria uma árvore."
Martin Luther King |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Nov 18, 2010 9:33 pm Assunto: |
|
|
Eu particularmente gostaria muito de ver um bonsai do Edson Trevisan... Deve ser um espetáculo...!!! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Qui Nov 18, 2010 9:55 pm Assunto: |
|
|
É verdade, poderia nos servir de inspiração... _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Qui Nov 18, 2010 10:53 pm Assunto: |
|
|
 _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sex Nov 19, 2010 9:42 am Assunto: |
|
|
Olá, sou iniciante e entro nesta discussão com minha opinião particular. Considerando que estou no início de uma longa caminhada, onde devo e espero aprender muito, tenho vários exemplares que adquiri do "lixo" também. Obviamente que alguns não terão futuro promissor, mas para mim são de grande valia e estima. Muito aprendo e conforme vou evoluindo vou pecebendo que esta ou aquela planta não tem qualidade para bonsai. porém, seria muita pretenção minha e do meu bolso iniciar com uma muda de qualidade, uma vez que poderia inclusive estragar sua qualidade pela falta de experiência, apesar da ajuda dos colegas do fórum. Portanto acho que toda a planta é importante, não devemos menosprezar, independente de sua qualidade ou não como um futuro bonsai.
Sabe Edson, neste fórum participam pessoas de diversas idades, de tudo quanto é tipo. Obviamente que a história e condições de cada um de adquirir uma planta para iniciar o trabalho como bonsai são bastante diversas também, entende? Quero dizer com isso que, às vezes o simples fato de achar uma planta, descartada para outra pessoa, gera uma felicidade e entusiasmo para iniciar um novo trabalho, independente da qualidade da planta. Com o tempo vamos melhorando isso, mas acho que cada um deve seguir o seu rítmo e meio que caminhar com seus próprios pés. |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Nov 19, 2010 9:44 am Assunto: |
|
|
Obrigado pelas palavras de apoio.
Rodrigo, confesso que fiquei emocionado com suas palavras.
Alexandre, sua pergunta é minha resposta às palavras do Edson.
Bom... como o hibisco meu acabou morrendo, por um descuido meu em elaborar um substrato que fosse favorável ao aparecimento dos fungos, me disponho a coletar outro.
Este outro hibisco será coletado também do lixo, portanto, vai demorar um pouco para aparecer aqui...
em homenagem a este que morreu, vou colocar as fotos do novo aqui neste mesmo tópico. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Nov 19, 2010 11:07 am Assunto: |
|
|
Laudir.........................meu apoio e meu abraço! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Nov 19, 2010 11:30 am Assunto: |
|
|
Alguem mais recebeu "O EMAIL"???? _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Sex Nov 19, 2010 11:31 am Assunto: |
|
|
???? _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|