|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
jclima
Registrado: 08/09/10 Mensagens: 54 Localização: São José dos Campos-SP
|
Enviada: Sex Nov 19, 2010 10:14 am Assunto: Esfagno |
|
|
Pessoal, estou tentando fazer um Shimpaku no estilo Raiz Sobre Rocha, e lí em uma revista que deve-se utilizar um pouco de esfagno na parte onde a raiz fica presa na rocha, ou seja, entre a raiz e o papel filme que fixa a mesma na rocha, embebido em solução enraizadora.
Minhas dúvidas são:
Esfagno é aquele musgo morto vendido em saquinhos na floricultura?
Preciso realmente utilizá-lo, ou posso substituir por outra coisa?
Grato. _________________ "Toda arrogância é odiosa, mas a arrogância do talento e da eloqüência é uma das mais desagradáveis." |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Sex Nov 19, 2010 10:21 am Assunto: |
|
|
Eu tenho usado em alporquia esse de saquinho de lojas de 1,99
eles usam pra fazer ornamentação em vasos.
tem ele colorido mais sempre compro o natural.
tem dado certo.
acredito que vai dar certo sim pq a finalidade e reter umidade e ele faz muito bem ate de mais. _________________ Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)
Meu Facebook |
|
|
 |
jclima
|
Enviada: Sex Nov 19, 2010 10:54 am Assunto: |
|
|
Valeu!! _________________ "Toda arrogância é odiosa, mas a arrogância do talento e da eloqüência é uma das mais desagradáveis." |
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Sex Nov 19, 2010 11:31 am Assunto: |
|
|
Brother,eu uso turfa(materia organica de florestas...aquela camada de folhas podres sobre o solo) ou pó de xaxim,nunca tive problemas. _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
jclima
|
Enviada: Sáb Nov 20, 2010 5:00 am Assunto: |
|
|
André Luiz Santos escreveu: | Brother,eu uso turfa(materia organica de florestas...aquela camada de folhas podres sobre o solo) ou pó de xaxim,nunca tive problemas. |
Obrigado pelas dicas. _________________ "Toda arrogância é odiosa, mas a arrogância do talento e da eloqüência é uma das mais desagradáveis." |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Nov 20, 2010 6:39 pm Assunto: |
|
|
Jclima, o uso de material entre a raiz e o papel filme tem o objetivo de pressionar a raiz contra a pedra, para que não fique espaço, principalmente nos pntos onde a pedra é côncava. Vc pode usar esfagno, bolinhas de jornal, toquinhos de madeira, pedras, enfim qualquer material que depois, quando vc tirar a amarra, saírá facilmente.
Sobre as pontas das raízes, que deverão ficar soltas, pode usar turfa, esfagno, como meio de retenção de umidade e nutrientes para alimentação da planta.
É isso aí, véio!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
jclima
|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 5:05 am Assunto: |
|
|
Valeu galera!! _________________ "Toda arrogância é odiosa, mas a arrogância do talento e da eloqüência é uma das mais desagradáveis." |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 6:25 pm Assunto: bonsai |
|
|
Além dos ótimos materiais sugeridos pelo grande e nobre amigo Elio, ainda há a velha e conhecida estopa, dessas usadas em oficinas mecanicas. Claro que tem que ser "virgem" e não as carregadas de imundicies, ok?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
jclima
|
Enviada: Ter Nov 23, 2010 4:51 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
Obrigado nicky! _________________ "Toda arrogância é odiosa, mas a arrogância do talento e da eloqüência é uma das mais desagradáveis." |
|
|
 |
leonardo.fillipe
Registrado: 03/07/05 Idade: 45 Mensagens: 42 Localização: RECIFE - PE
|
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Jan 30, 2011 6:26 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, está havendo um pouco de confusão nesta dúvida do amigo Jclima.
São dois assuntos diferentes.
1. Uso de material para alporquia (esfagno, bucha vegetal, areia, serragem, terra, etc, etc, etc)
2. Material para pressionar as raízes de encontro à pedra para que as raízes tenham boa aderência à mesma, sem deixar espaços vazios, isso no estílo raíz sobre pedra. Conforme eu e o amigo Nicky citamos: (Estopa, bolas de jornal, isopor, tocos de madeirs, ets, etc, etc).
Só para esclarecer..........................hehehehe!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Mauricio Lutz 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 42 Mensagens: 209 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Seg Jan 31, 2011 2:34 pm Assunto: |
|
|
Aproveitando o tópico, deixo uma dúvida
Não seria muito demorado o processo de enraizamento de shimpaku sobre a rocha??
Quanto tempo você pretende deixar a amarração jclima?
Desculpa a intromissão  |
|
|
 |
jclima
|
Enviada: Ter Fev 01, 2011 11:06 am Assunto: |
|
|
Lutz, não tenho muita experiência , mas andei pesquisando antes de começar e constatei que realmente é bem demorado o processo sobre a rocha.Ví em uma revista que devo ficar pelo menos um ano sem mexer.Mas mesmo após o primeiro ano, talvez ainda não esteja no ponto que gostaria.
Eu tenho bastante paciência , mas recomendo fazer com outra espécie se vc tem mais pressa de ver os resultados. _________________ "Toda arrogância é odiosa, mas a arrogância do talento e da eloqüência é uma das mais desagradáveis." |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Fev 02, 2011 9:23 am Assunto: bonsai |
|
|
Como bem explicitou o nobre colega Elio Luis, há dois pontos discutidos aqui, que os demais colegas estão tumultuando:
Primeiro: plantar um junipero com as raízes envolvendo uma rocha;
Segundo: plantar um junipero sobre uma rocha.
Vejam bem, se for no primeiro caso, basta usar o material que o Elio esclareceu, sem nenhum problema. Para isso, depois do trabalho pronto, deve-se usar um vaso alto, profundo, largo, para acomodar bem pedra e planta, enterrando tudo até que o substrato utilizado chegue a altura do tronco, próximo da forquilha, se houver.
No segundo caso, deve-se misturar o musgo esfagno com um tipo de terra argilosa, até formar uma pasta ou massa. Essa massa deve ser colocada no ponto da rocha em que se quer a planta. Em seguida, dispoe as raízes distribuidas em toda a volta do tronco, sobre a massa argilosa, recobrindo com mais massa argilosa, cobrindo bem as raizes, até a base do tronco. Nebari, aqui, não interessa. Mesmo por que trata-se de um junipero e nessas coniferas, nebari não é algo fundamental.
Em seguida, prende-se a planta, usando-se para isso barbante ou corda de sisal, dessas finas, para fixar bem. Esse material se desgasta com o tempo, apodrecendo naturalmente, sem machucar as raizes, como faria se usasse arame ou borracha.
Assim, há dois tipos diferentes de trabalho e de estilo, ainda que se use pedra. No primeiro, o estilo é raiz sobre rocha. No segundo é planta sobre rocha.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|