Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ST Lima 1.o PASSO

Registrado: 16/11/10 Idade: 54 Mensagens: 161 Localização: Araguaína-TO
|
Enviada: Qui Nov 18, 2010 7:53 pm Assunto: Socorro |
|
|
Como estou começando, vou postar as fotos de um Ficus que tenho a uns 20 anos, mas nunca definir o que fazer com ele, é minha arvore de natal, queridinha..., antes de decidir me dedicar a essa arte, umas duas semanas atras eu desfolhei ele todo, mas agora ví que o substrato dele tem mais ou menso uns dois anos, ele estava no chão já com raiz grudada retirei ele de lá e fis esse tipo de poda das folhas.
Pergunta: que tipo de substrato preparo para ele revigorar antes que seja tarde?
Retirando do vaso e limpar as raizes?
Cortar algum galho, pois tenho um em mente, fiz até uma tentativa de muda de um galho, descasquei e coloquei adubo de minhoca misturado com terra.
Socorro amigos...
Aí esta as fotos dele.
o tronco  |
|
|
 |
Tarssis Alves Lima

Registrado: 26/10/10 Idade: 33 Mensagens: 80 Localização: Campina Grande-Paraíba
|
Enviada: Qui Nov 18, 2010 9:04 pm Assunto: |
|
|
olá amigo não eu tenho muita Experiência mais não precisa se desespere pois ela brotara novamente ,e o aconselhado é retirar boa parte das folhas na troca do substrato lendo achei tal composição:
50 a 60% de caco cerâmico ou argila expandida (2 a 5 mm)
10 a 20% de areia grossa de rio (2 a 5 mm)
20 a 30% terra vegetal ou húmus de minhoca
"um pouco" de carvão vegetal vlw.. uma abraço e boa sorte amigo... |
|
|
 |
ST Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 18, 2010 11:30 pm Assunto: Duvidas |
|
|
O estado que ele esta, eu posso trocar todo o substrato do vaso, que já esta bem compactado e com muitas raizes?
Tarssis Alves Lima escreveu: | olá amigo não eu tenho muita Experiência mais não precisa se desespere pois ela brotara novamente ,e o aconselhado é retirar boa parte das folhas na troca do substrato lendo achei tal composição:
50 a 60% de caco cerâmico ou argila expandida (2 a 5 mm)
10 a 20% de areia grossa de rio (2 a 5 mm)
20 a 30% terra vegetal ou húmus de minhoca
"um pouco" de carvão vegetal vlw.. uma abraço e boa sorte amigo... |
|
|
|
 |
Tarssis Alves Lima

Registrado: 26/10/10 Idade: 33 Mensagens: 80 Localização: Campina Grande-Paraíba
|
Enviada: Qui Nov 18, 2010 11:52 pm Assunto: |
|
|
depende das raízes mais na duvida pode deichar um pouquinho coloca isso no you tube pra você ter uma ideia como fazer a troca do substrato "Porque devemos trocar a terra dos bonsai." e bem legal..vlw abraço |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Sex Nov 19, 2010 8:49 am Assunto: |
|
|
Sebastião, apesar do ficus ser muito resistente e a chance de rebrota total é provável, muitas espécies (benjamina e boni) tem risco de perder alguns galhos após a desfolha. Já fiz a desfolha algumas vezes nestas espécies, mas já me arrependi em algumas. O Ficus retusa é uma espécie que aceita bem a técnica. Nas outras desfolhe parcialmente (cortando as folhas ao meio), é mais seguro. A troca de substrato pode ser feita agora. Depois sombra por uma semana e rega moderada. Afinal, é um Ficus benjamina? _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
ST Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 19, 2010 12:03 pm Assunto: Agradecimentos |
|
|
TKS Mestre
joão josé escreveu: | Sebastião, apesar do ficus ser muito resistente e a chance de rebrota total é provável, muitas espécies (benjamina e boni) tem risco de perder alguns galhos após a desfolha. Já fiz a desfolha algumas vezes nestas espécies, mas já me arrependi em algumas. O Ficus retusa é uma espécie que aceita bem a técnica. Nas outras desfolhe parcialmente (cortando as folhas ao meio), é mais seguro. A troca de substrato pode ser feita agora. Depois sombra por uma semana e rega moderada. Afinal, é um Ficus benjamina? |
|
|
|
 |
Tarssis Alves Lima

|
Enviada: Sex Nov 19, 2010 12:28 pm Assunto: |
|
|
joão e com relação a adubação so com um meis não? |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Sex Nov 19, 2010 1:11 pm Assunto: |
|
|
Eu acho melhor! E esqueça o "mestre", por favor! Sou mais um aprendiz, afinal, aprendemos mais quando ensinamos! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
Faugustobr 2.o PASSO

Registrado: 03/07/09 Idade: 51 Mensagens: 214 Localização: Osasco / SP
|
Enviada: Sex Nov 19, 2010 3:02 pm Assunto: |
|
|
Para adubação do meu Ficus Banjamina tenho usado a dobradinha TM+FO, a cada 45 dias. Mas lembre-se depois não adubar logo após o transplante, deixa sem adubar por uns 45 dias.
Fábio |
|
|
 |
ST Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 19, 2010 4:07 pm Assunto: Pergunta |
|
|
quanto a estética dele, no que pode me ajudar?
joão josé escreveu: | Eu acho melhor! E esqueça o "mestre", por favor! Sou mais um aprendiz, afinal, aprendemos mais quando ensinamos! |
|
|
|
 |
ST Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Nov 21, 2010 12:49 pm Assunto: Pergunta |
|
|
Sou principiante mesmo, literalmente, rsrsrsrs, amigo poderia me dizer o significado de dobradinha TM+FO? RSRS
Faugustobr escreveu: | Para adubação do meu Ficus Banjamina tenho usado a dobradinha TM+FO, a cada 45 dias. Mas lembre-se depois não adubar logo após o transplante, deixa sem adubar por uns 45 dias.
Fábio |
|
|
|
 |
WagnerArnaut

Registrado: 22/09/10 Idade: 46 Mensagens: 78 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Dom Nov 21, 2010 2:26 pm Assunto: |
|
|
Sebastião,
a dobradinha TM+FO significa: Torta de Mamona + Farinha de Osso.
Vc pode encontrar esses componentes em qualquer loja de produtos agropecuários ou grandes floriculturas. |
|
|
 |
ST Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Nov 21, 2010 9:14 pm Assunto: Agradecimentos |
|
|
Obrigado amigo Rsrsrsrsrsrs
Sou principiante literalmente kkkkk
WagnerArnaut escreveu: | Sebastião,
a dobradinha TM+FO significa: Torta de Mamona + Farinha de Osso.
Vc pode encontrar esses componentes em qualquer loja de produtos agropecuários ou grandes floriculturas. |
|
|
|
 |
|