|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
julianocamara 1.o PASSO

Registrado: 12/07/05 Idade: 45 Mensagens: 160 Localização: Barueri-SP
|
Enviada: Qua Nov 02, 2005 7:40 pm Assunto: Bordo Palmatum - Por favor, opinem |
|
|
Caro colegas do Bonsai,
Acho que alguns ja sabem que estou fazendo um sacrifício para manter este palmatum aqui em Fortaleza-CE.
Mas tudo bem, depois de duas semanas que o adquiri no Bonsai Brasil, ele brotou inacreditavelmente aqui nessa terra quente.
Como vcs podem ver coloquei ele em uma "Gaiola" revertida de sombrite 50% com batante agua e vaporização diária em suas folhas.
O local onde ele fica é na janela do meu quarto bem ventilada e iluminada, com sol direto em suas folhas das 10:45 as 11:45. Considero o vento além do necessário, mas a gailola está dando de conta da proteção do mesmo.
Vejam as fotos e digam o que vcs acha de reduzir seu tamanho, pois daqui a pouco tempo ele estará tocando o topo da gaiola e a minha intenção é de fazer um Bonsai com ele. Ele esta com 55 CM a partir do vaso que é do tamanho de uma carteira de cigarro.
Onde seria ideal o corte? Como será a brotação após?
Aguardo seus comentários.
Um abraço
Juliano
Primeiro dia na minha casa:
2 semanas depois, já na gaiola e fora da gaiola:
 |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qui Nov 03, 2005 8:20 am Assunto: Re: Bordo Palmatum - Por favor, opinem |
|
|
Olá Juliano,
Vou dar minha opniao aqui, porem nao sou o mais indicado para a mesma, pois nao entendo muito de Acer. Fiz uma edição no nosso maravilhoso Paint, entao nao repare amigo, aqui esta:
Eu acredito que como queria diminuir bem o seu Palmatum, aqui seria o ideal, pois é um ramo novo, e que substituindo o apice com ele, nao perderia tanta força, pois seu crescimentoe sta em plena atividade. Aprecio a sua dedicação em tentar e estar conseguindo manter, uma planta tao sensivel como esta ai em Fortaleza, esta de parabens. Por isso tambem teria receio de poda-la e nao teria tambem. Teria, pois nao saberiamos direito se ela resistiria à poda, somada ao clima, e outros fatores mais. E nao teria, pois como ela ja esta forte, acredito que nao deva sofrer muito com a poda, mas posso estar errado como ja disse, nao entendo muito de Acer, entao fica ai minha sugestão, depois seria sometne aramar este novo apice, e direciona-lo mais para a vertical, na posição do antigo, e nao podar mais, deixar crescer livremente denovo, ate atingir o topo da gaiola e podando denovo, ou nao, voce que ira decidir o que fazer com ele. T+ amigo.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
julianocamara 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 03, 2005 4:33 pm Assunto: Valeu |
|
|
Valeu Illex,
Como sempre muito atencioso!
valeu mesmo |
|
|
 |
Ademar Alves Sobrinho
|
Enviada: Qui Nov 03, 2005 5:17 pm Assunto: |
|
|
Comentários a cerca do Acer do Juliano, la de fortaleza, não tenho tanta intimidade com acer, mas algumas experiências que fiz deram bom resultado, vc pode utililizar 20% de virmiculita, 20% de argila, 30% de uma boa terra granulada e 30% de pedrisco.
Usar um vaso esmaltado externamente, ou de plastico, vaso de cimento ou argila natural, pode não dar certo, pois estes vasos faz o substrato perder humidade para o ambiente.
Com este substrato, cultivo acer, inclusive em lasca de pedra.
Bem...é primeira vez que participo do fórum, me apresento dando opinião, mas o intuito realmente é de colaborar.
Vai em frente Juliano, gosto, dedicação e paciência, usando esta tática a gente consegue.
abraço Ademar A Sobrinho |
|
|
 |
orlando gomes

|
Enviada: Qui Nov 03, 2005 5:33 pm Assunto: |
|
|
Juliano,
estou em SP e tenho muitos acers, entre palmatum deshojo, tridente, myassama, campestre, canadense e outros que ainda não identifiquei a especie exata.
Cara, vc está em fortaleza, lembre-se que a planta está passando por uma alteração muito grande com relação a tipo de agua, ar, pressao atmosférica, etc, não é apenas colocar sombrite para minimizar o calor.
Minha dica é não mexer, espere pelo menos 1 anos até ter certeza que a planta está climatizada. Não esquente com os gralhos crescendo, é bom, desenvolver, estabiliza. Só não abuse e nem descuide da rega. Também manere na adubação... deixe a planta se adaptar.
O palmatum é sensivel a podas, as vezes cortamos um galho e do nada ele seca a planta inteira.
A época certa é quando está perdendo todas as folhas, pleno inverno, se a sua região permitir.
Se a planta não entrar em dormência, não se apresse. Espere que a adaptação chega a levar anos. Enquanto isso, aprecie a beleza das folhas e do seu crescimento.
espero ter ajudado.
Abraço _________________ Orlando Gomes
Associação Bonsai São Paulo
www.geocities.com/bonsaisp |
|
|
 |
julianocamara 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 03, 2005 5:45 pm Assunto: Mais Informações |
|
|
Orlando,
Valeuzão pela dica, vou seguir sua dica sim.
Gostaria de saber se vc considera o Bordo tridente o mais resistente para minha região?
Com relação a dormência, vc acha que uma planta que necessita de dormencia poderá se aclimatar ou talvez se adaptar a região sem dormência?
Obrigado,
Juliano |
|
|
 |
Fernando Souza 1.o PASSO

Registrado: 13/09/05 Mensagens: 135 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sex Nov 04, 2005 1:01 am Assunto: |
|
|
Fala, Juliano. Tudo bem?
Tenho que lhe dar os parabéns pela sua coragem. Eu mesmo ainda não me arrisquei com o palmatum, mas acho uma planta magnífica. Eu tenho alguns tridente e não descuido em mantê-los na sombra. Quanto à sua pergunta, eu acho o tridente mais resistente e o campestra ainda mais. Não sei se estou errado, só sigo o que eu ouço. Aqui no Rio também temos alguma dificuldade em manter aceres, mas não custa tentar.
No seu caso, eu tentaria deixar esta planta no chão, pra tentar ganhar mais vigor e engrossar um pouco. De preferência sob alguma árvore ou algo que lhe proporcione sombra e reduza a incidência do sol forte. Tente manter o ambiente o mais fresco e úmido possível. Borrifar as folhas nos dias mais quentes também vale. Só não o faça sob o sol pra não queimar as folhas.
Bom, espero que tenha sucesso em sua empreitada. Fiquei até encorajado em tentar um palmatum por aqui.
Abraços e sucesso.
Fernando. |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sex Nov 04, 2005 3:33 am Assunto: |
|
|
Olá gente,
Sempre escutei falar sobre a fragilidade dessa espécie e a dificuldade de adaptação, mas por outro lado, algumas poucas pessoas diziam ser essa espécie bastante resistente e primitiva...
Fiquei nessa confusão e sem grande empolgação, resolvi testar na prática.
Recebi essa muda de Ácer Palmatun Deshojo em estado bruto, e como o clima aqui é extremamente quente e seco, achei que não passaria do final do verão. Porém o clima esse ano colaborou e desde que ele chegou não tivemos dias tão quentes como antes... vamos ver nesse verão que vem aí... acho que se ela sobreviver por mais uns 2 anos aqui nesse clima, aí sim vou poder dizer qual corrente é a certa.
A seguir as fotos:
Quando chegou:
Estava completamente sem folhas, todas estavam secas e retorcidas no fundo da caixa, acredito que devido ao calor que fazia na época, principalmente dentro do caminhão da transportadora. As raízes já estavam saindo pelo saco...
O nebare era pouco visível, o caule ainda era verde (não estava totalmente lenhoso) e o substrato precisava ser trocado. Mas fiquei pensando se aguentaria, depois do estresse de uma desfolha forçada... imaginei que como eu já estava no meio do caminho, a muda já estava na minha frente e sem as folhas, alguma coisa já teria que ser feita em termos de amenizar esse processo...
Resolvi então, arejar as raízes, no intuito de (se a planta tivesse sobrevida), melhorar o desenvolvimento da parte aérea e a saúde dela. Fiz uma pequena poda compensatória na parte aérea, aramei alguns galhos com previsão de retirada dos arames em agosto, e a coloquei em uma bacia grande com um substrato mais adequado, tratei com alguns cuidados e mantive a umidade um pouco maior...
Para minha surpresa aparentemente a planta aceitou tudo isso muito bem perdendo apenas alguns poucos galhos antigos, e ramificando com muito vigor, (Pena que dessa etapa eu não tenha registro em fotos) tanto que em agosto, alguns galhos ficaram levemente marcados com o arame e o caule já havia se tornado lenhoso. Porém, alguma coisa na planta me incomodava... foi então que esse mês resolvi submeter a vitima à mais uma tortura (coitada): Fiz uma poda radical eliminando a maior parte das ramificações, buscando uma mudança completa na estética e de agora em diante aumentar a dicotomia. Em seguida ela foi colocada em um vaso ainda grande (como treinamento).
Agora só me resta cuidar e aguardar o resultado... Agora ela vai ter que encarar um verão inteiro pela frente.
Acho interessante que se exprimente, como muitos de nós tem feito
Caso ela estranhe esse verão, não vou forçar... nesse caso pretendo voltar com ela para um clima mais ameno...
Juliano, em relação à sua planta, por enquanto eu também não faria nada, apenas colocaria em uma bacia bem grande, para acelerar o desenvolvimento. Acho que o negócio é esse mesmo, fazer o teste. Talvez a planta desenvolva a folhagem um pouco maior, talvez seque alguns ramos no verão, talvez se tenha que induzir a dormência... Nesse ponto nós vamos ter que esperar alguns anos para ver e para depois passar o resultado dessa experiência aos colegas.
Abração à todos! _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Nov 04, 2005 11:00 am Assunto: |
|
|
Amigo Felipe !!!!!!
Através de sua experiência, você nos deu uma excelente aula !!!!!
Nunca tive coragem de possuir um acer,embora ache a planta de uma beleza quase rara.......
Parabéns pela matéria e quem sabe um dia eu tome coragem!!!!!!
Bitoquinhas missssssssss
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
julianocamara 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 04, 2005 11:54 am Assunto: Obrigado |
|
|
Obrigado a todos,
Assim fica bem mais fácil de agir.
Felipe e Fernando, qual a temperatura média de onde vc esta? qual a mínima no inverno?
Aqui, acho que será bem dificil, pois acredito que onde vcs estão tem inverno abaixo dos 16°C, já aqui é constante 27°C mas não desacredito!
No periodo de chuva que chamamos de inverno cai para 23°/24°C.
Tem algum problema se minha planta tomar vento úmido? Se não tem irei tirar a gaiola, pois ela só serve para barrar o vento onde ela está, quase não tem sol, é só claridade.
Valeu pessoal.
Juliano |
|
|
 |
Fernando Souza 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 04, 2005 1:10 pm Assunto: |
|
|
Olá Juliano. Tudo beleza?
Moro perto do Centro do Rio e o inverno aqui chega a ter mínimas abaixo dos 15ºC. Eu acho suficiente pro cultivo, pois não venho tendo problemas. A maior preocupação fica mesmo pro verão. Não dá pra deixar no sol por muito tempo. Mantenho sempre ‘a meia sombra.
Um amigo da Barra da Tijuca, o Newton da BonsaiMania, tem até Palmatum, mas não descuida da rega e mantém sob a sombra de algumas árvores. Não desista. Só tenta não estressar a planta. Deixa ela aclimatar primeiro. Evita ficar desfolhando, aramando ou futucando desnecessariamente. Sombra e água fresca. Cuidado com adubação também. Evite excessos.
Sucesso.
Fernando. |
|
|
 |
Fernando Souza 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 04, 2005 1:31 pm Assunto: |
|
|
Fala, Felipe. Tudo bem?
Eu também fiquei no mesmo dilema, pois tanto ouvia sobre a impossiblilidade, quanto via alguns casos de sucesso. Resolvi também testar na prática e venho tendo bons resultados. Não me arrisquei com o palmatum, mas acho o mais bonito. Esse deshojo então, o melhor deles. A folhagem, principalmente a brotação, é incrível.
Eu comprei também uma muda bruta, mas de tridente. É bem parecida com essa sua, só acho que é um pouco maior. Deve ter uns 9 a 10 anos e estava em uma lata de 20 litros, é mole... Eu aproveite o tamanho da planta e pus 6 alporques. Vai dar pra fazer uma floresta. A base da muda tem o diametro aproximado ao de uma lata de refrigerante. Não repara na foto, pois não era um dia muito claro. Foi tirada há um mês ou mais. Do jeito que ela tá brotando, eu acho que vou poder tirar os alporques daqui há um mês ou dois.
Acer buergerianum
Vamos tentando e testando. Sei que muitos bonsaístas de renome desistiram de tentar depois de alguns fracassos e partiram pro cultivo de espécies nativas, mas eu não resisti em testar na pele. Caso não funcione, vou levar pra um amigo de Teresópolis, pelo menos pra passar umas férias no verão.
Abraços e sucesso.
Fernando. |
|
|
 |
julianocamara 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 04, 2005 2:24 pm Assunto: |
|
|
Estou impressionado, muito bom mesmo!
Encomendei umas mudas de Tridente também e vou continuar tentando! Para mim sem dúvida, essa é a mais bonita espécie para bonsai.
Um abraço |
|
|
 |
orlando gomes

|
Enviada: Sex Nov 04, 2005 7:58 pm Assunto: |
|
|
Sobre a resistência, podemos avaliar a planta pela facilidade de pegar: o tridente na minha opinião é o mais resistente. Se fizer uma poda e um pedaço de galho ficar em contato com a terra, irá enraizar e formar uma nova planta: pega muito facil.
O Campestre é bem resistente, também pega por estaca, mas demora um pouco mais a enraizar.
abraços _________________ Orlando Gomes
Associação Bonsai São Paulo
www.geocities.com/bonsaisp |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sáb Nov 05, 2005 12:04 am Assunto: |
|
|
É isso aí...
Bom estou aqui já faz 5 anos e o mínimo de tem, peratura que eu lembro é uns 18°C no dia mais frio de inverno.
Vou chutar que a média seja bem parecida com a sua Juliano.
Hoje aqui 30°C e 70% de umidade relativa.
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|