Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Dom Nov 21, 2010 1:30 am Assunto: Resedá doente!! |
|
|
Pessoal, ganhei esta muda de resedá de um amigo aqui do fórum q a fez via estaquia.... o que passa com ela é q está sendo atacada por fungos. Me falaram q o resedá cresce rápido mas não estou vendo muito desenvolvemto dela acho q por causa do ataque...
Vejam as fotos.
coloquei este tópico aqui por que pretendo ficar por muito tempo no fórum e quero lhes mostrar a evolução desta planta
se puderem me ajudar ficaria muito grato
abraços _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Dom Nov 21, 2010 4:08 pm Assunto: |
|
|
Ola Mcdonald..
Os resedás que tenho { 19 ao todo crescem muito rapidamente mesmo...basta ver alguns dos topicos { resedá da floresta ..} em 10 dias rebrotam e surgem galhos por todos os lados.
O seu esta infestado de fungos , acredito ser Oidio{ nome generico dado a um elevado número de fungos unicelulares pertencentes a familia dos erisifáceos .
O combate ou prevenção pode ser feito com enxofre micronizado{ soluvel} borifado diretamente nas folhas a cada 15 dias ...
No caso desta planta que já esta infestada eu uso fungicida quimico Dimy.
Faça uma analize do substrato que pode estar muito compactado ou enxarcado .. quem sabe uma bacia bem furada com areia grossa pura por algum tempo { UTI } .... é um tratamento de choque que ajuda muito , as minhas adoram substrato... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Nov 21, 2010 5:54 pm Assunto: |
|
|
Como o Bonsérgio citou, é Oídio. Enxofre 1 x semana, durante 3 semanas resolve o problema do Oídio.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Pozzana

Registrado: 08/11/09 Idade: 49 Mensagens: 62 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Dom Nov 21, 2010 9:00 pm Assunto: |
|
|
Faria também a desfolha nas folhas afetadas. |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Dom Nov 21, 2010 11:08 pm Assunto: |
|
|
Nooooooossa. como eu imaginava.... e onde consigo este tal enxofre q vcs citam? posso fazer o uso do enxofre e transplantá-lo para areia grossa ao mesmo tempo.. o substrato não está encharcado pq eu rego somente quando está quase seco... o problema é q aqui na região garoa muito e as vezes fica a semana toda com muita garoa por ser perto a serra q desce pra Santos.
obrigado pessoal..
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 2:14 pm Assunto: |
|
|
Mc vc consegue em lojas agropecuárias.
Veja, trocar substrato, transplantar (a rizosfera é destruída), desfolhar (a planta precisa fazer fotossíntese), passar fungicida (embora mate o fungo agride a planta também), tudo isso e ainda fora de época (normal de transplante é fazer no início da primavera ou mesmo no outono), acho muito arriscado.
Eu me limitaria a combater o Oídio e manter o substrato mais pra seco do que pra úmido.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 3:13 pm Assunto: |
|
|
Tb não acho viavel todos os procedimentos ao mesmo tempo ..
Primeiro deveria combater o fungo com fungicida e depois anxofre para prevenção .. Ajudaria a planta diminuindo as regas e expondo a pleno sol ... como sugeriu o amigo Elio ...
Depois que estiver livre dos fungos , faça o outros procedimentos ... um de cada vez com intervalos para a recuperação ... boa sorte . |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
|
|
 |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Ter Nov 23, 2010 5:28 pm Assunto: |
|
|
Aqui no sul tem muitos resedás na rua... em Sapucaia (minha cidade), Esteio, Canoas e Porto Alegre que estão na mesma situação.
Folhas brancas, brancas, como as da foto!
Agora sei do que se trata... _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
|