FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

resedá da floresta - 7
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 17, 2010 3:42 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado a todos ...
Becker: Não sei ao certo qual estilo é ou será , nem qual vaso usarei .

Desde a coleta em outubro de 2009 me esfoçei primeiro para recuperar a planta depois do stress ... em seguida tentando formar uma copa rasoavel com galhos primarios e secundarios bem posicionados e aramados ... para que os tercearios não precisem de arames e a copa se forme naturalmente ..
Acredito que a saude e aparencia da planta como um todo , o aspecto de arvorezinha vem antes que os estilos e vasos ..
Se o trabalho for bem feito desde o começo o estilo surgirá naturalmente , mesmo que não esteja milimetricamente dentro dos padrões exigidos .. prá mim já será um belo bonsai ...
Por outro lado , os estilos descrevem todas as formas possiveis encontradas na natureza, mas meus poucos conhecimentos não me permitem dar nome aos bois por enquanto Embarassed ...um dia chego lá ... Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 17, 2010 3:44 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Laudir .. talvez da maneira como descreve seja mais facil, ou correto ..
vamos tentar em outro resedá ...
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 17, 2010 3:54 pm    Assunto: Responder com citação

Valew Tiago, obrigado pelo incentivo , mas na verdade , minha participação até agora foi pouca , a principal responsavel é nossa mãe natureza que moldou este tronco ...
Quanto a ter uma planta assim , procure que encontrará ... Very Happy
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 17, 2010 4:03 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos , obrigado .. realmente o desenvolvimento é recorde ... eheheh

Cicatrizante , no começo nenhum ... eram muitos tocos e a pasta que tenho custa caro .. como não sabia se vingariam .. não usei , e sabe de uma coisa , não fez falta ...

Agora , quando faço algum trabalho com a retifica uso pasta cicatrizante biofert que compro na ideal bonsai ... tem o site aqui no forum e o cristiano é gente boa ...
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 21, 2010 4:57 pm    Assunto: Responder com citação

21/11/2010...

Surgem muitos brotos na base do tronco .. e outros brotos-ladrões que devem ser eliminados .. reduzi o tamanho de alguns tb, mas desta vez sem a desfolha total...

como sempre , desde já agradeço as opiniões e criticas para que eu possa enxergar esta planta com "outros olhos"... Very Happy
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 21, 2010 5:15 pm    Assunto: Responder com citação

Bonsérgio escreveu:
21/11/2010...

Surgem muitos brotos na base do tronco .. e outros brotos-ladrões que devem ser eliminados .. reduzi o tamanho de alguns tb, mas desta vez sem a desfolha total...

como sempre , desde já agradeço as opiniões e criticas para que eu possa enxergar esta planta com "outros olhos"... Very Happy

Bom gente , fico devendo a foto ... o imageschak.us travou aqui no meu pc.
Já já tento denovo ..
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Nov 22, 2010 6:15 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Bonsergio, sua planta está bem encaminhada. No ponto em que está, sugiro, data vênia, que proceda a um corte em todos os galhos, deixando apenas dois pares de folhas em cada um. Com isso, vc irá dar inicio a formação estratificada, isto é, uma ramificação fina, lateral. Claro que deverá haver continuidade, sendo que apenas os novos galhos atinjam um comprimento razoável (quase um palmo ou menos até), voce procede novamente a outra poda, com o mesmo fito.

Assim procedendo, gradativamente vc obtém uma boa brotação ramificada lateralmente, aprimorando a formação estrutural de sua planta, quase que sem o uso de aramação, inclusive. Os galhos deverão ser trabalhados individualmente, formando cada qual nesse sentido, sendo que ao final a estrutura resultande será harmonica em toda a planta. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Nov 22, 2010 8:14 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela ajuda Nickyfury,, esta é a foto que fiquei devendo ..:

Esta poda mais refinada que vc sugeriu foi exatamente o que fiz...
Agora espero novo brotos, que em pouco dias surgirão... Very Happy
Sempre espero estas dicas de vcs ... pois como já disse inumeras vezes preciso e agradeço a orientação dos nobres amigos ...

Editado pela última vez por Sergio Batalini em Seg Nov 22, 2010 8:17 pm; num total de 1 vez
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Nov 22, 2010 8:16 pm    Assunto: Responder com citação

Simplesmente linda.
Eu no meu limitado conhecimento sobre a arte já o consideraria um pré-bonsai... Very HappyVery HappyVery HappyVery HappyVery Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 23, 2010 8:57 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Laudir, toda muda de planta em que foi realizado uma primeira poda de galhos e de raizes, com um tronco proporcional e bem definido, está diretamente associado ao termo pré bonsai. Geralmente, os galhos que sofrem a poda estão devidamente linificados, isto é, maduros, permitindo que, através de podas sucessivas, possamos vir a formar uma pré estruturação aerea.

A modificação através de podas efetuadas nas raízes, reduzindo sua estrutura de forma a poder ser acondicionada em recipientes baixos e rasos, tambem define um pré bonsai, pois se houver qualquer raiz grossa aparente, ela naturalmente foi preservada visando apenas a estética futura do bonsai, seja com sua conversão em madeira morta, seja na aplicação de alguma técnica (enxertia, alporquia) visando correção de nebari, seja justamente na função de nebari aparente.

Esses conceitos todos definem que uma muda é um pré bonsai, sem duvida nenhuma. Haverá, então, a partir desse ponto, um caminho relativamente longo até que a planta se torne um bonsai em definitivo. Até lá, continua um pré, ainda que tenha, quase em essência, toda a aparencia de um bonsai pronto. A linha limitrofe, que separa um e outro, as vezes é confusa, inclusive, mesmo para bonsaistas experimentados na arte, que dirá para nós, simples mortais matadores de plantas? Laughing Laughing Laughing

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Nov 23, 2010 11:03 am    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
Laudir, toda muda de planta em que foi realizado uma primeira poda de galhos e de raizes, com um tronco proporcional e bem definido, está diretamente associado ao termo pré bonsai. Geralmente, os galhos que sofrem a poda estão devidamente linificados, isto é, maduros, permitindo que, através de podas sucessivas, possamos vir a formar uma pré estruturação aerea.

A modificação através de podas efetuadas nas raízes, reduzindo sua estrutura de forma a poder ser acondicionada em recipientes baixos e rasos, tambem define um pré bonsai, pois se houver qualquer raiz grossa aparente, ela naturalmente foi preservada visando apenas a estética futura do bonsai, seja com sua conversão em madeira morta, seja na aplicação de alguma técnica (enxertia, alporquia) visando correção de nebari, seja justamente na função de nebari aparente.

Esses conceitos todos definem que uma muda é um pré bonsai, sem duvida nenhuma. Haverá, então, a partir desse ponto, um caminho relativamente longo até que a planta se torne um bonsai em definitivo. Até lá, continua um pré, ainda que tenha, quase em essência, toda a aparencia de um bonsai pronto. A linha limitrofe, que separa um e outro, as vezes é confusa, inclusive, mesmo para bonsaistas experimentados na arte, que dirá para nós, simples mortais matadores de plantas? Laughing Laughing Laughing

Que aula.... e eu pensando que um pré-bonsai seria aquele que já estivesse em fase final de acabamento, só faltando coloca-lo em um vaso definitivo para torna-lo bonsai propriamente dito.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 07, 2011 8:33 pm    Assunto: Responder com citação

O frio esta indo embora e os resedás começão a acordar ...

Vamos começar os trabalhos ...

18 meses depois da coleta vou transplantar para um vaso de treinamento , bem menor que a bacia , forçando assim a adaptação das raizes e a redução das folhas, já que a umidade a adubação será menor apartir de agora ...

Ainda continua sendo um pré bonsai e será por muito tempo, como não existe a intenção de engrossar mais os troncos, a bacia grande não é mais nescessaria, sendo que a adubação será constante e equilibrada .

Espero os comentarios e opiniões dos amigos para que eu possa aperfeiçoar este projeto e meus conhecimentos , aperfeiçoando assim minhas plantas e a mim mesmo .
Laudir
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 07, 2011 11:44 pm    Assunto: Responder com citação

está a cada dia melhor este teu exemplar! Falar o que depois destas imagens?
ROGÉRIO DIAS
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 08, 2011 4:40 pm    Assunto: É Responder com citação

HEHEHEHEHEHE,,,,,,AKI EU SÓ APRENDENDO,,,,,FIKOU MUITO LINDA,,,SÓ FALTA UM VASO A ALTURA.
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 06, 2012 9:11 pm    Assunto: Responder com citação

Atualizando em 5/2/12
O vaso continua sendo de barro , simples , mas eficiente , apresento a floração de um branco " pipoca ".. Very Happy

Como é uma foto apenas para mostrar a floração não registrei os 4 lados ..
Espero que gostem Rolling Eyes
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para: