|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Renato Rodrigues Roehrs PARTICIPANTE

Registrado: 23/07/07 Idade: 46 Mensagens: 1083 Localização: Canoas/RS
|
Enviada: Qui Out 21, 2010 1:08 pm Assunto: |
|
|
Tá show!
O vaso é de cimento laudir?
Abração. _________________ "Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qui Out 21, 2010 1:51 pm Assunto: |
|
|
kkkkk
eh plastico ainda... _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Leandro Ferraz 5.o PASSO

Registrado: 08/11/09 Idade: 44 Mensagens: 823 Localização: Itapuranga-GO
|
Enviada: Qui Out 21, 2010 5:37 pm Assunto: |
|
|
Ta conseguindo diminuir os entre-nos? |
|
|
 |
Aquariosmaster 1.o PASSO

|
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Out 21, 2010 7:45 pm Assunto: |
|
|
Leandro Ferraz escreveu: | Ta conseguindo diminuir os entre-nos? |
tá dificil mas acho q to conseguindo. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Out 21, 2010 7:46 pm Assunto: Re: Uma pergunta... |
|
|
Aquariosmaster escreveu: | Uma pergunta. O vizinho já viu a planta? Abraço do amigo. |
Já mas ele evita! Traz a triste lembrança da amada esposa. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 11:46 am Assunto: |
|
|
22/11/2010
 _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 2:07 pm Assunto: bonsai |
|
|
Parabens, Laudir, sua planta está bem encaminhada. Sol pleno, principalmente pela manhã, ajuda bastante. Podar galhos longos, cuidando de engrossá-los, bem como cortar fora as folhas grandes e velhas sempre que surgir a chance, é o caminho certo para lidar com bonsai dessa espécie.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 7:38 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Parabens, Laudir, sua planta está bem encaminhada. Sol pleno, principalmente pela manhã, ajuda bastante. Podar galhos longos, cuidando de engrossá-los, bem como cortar fora as folhas grandes e velhas sempre que surgir a chance, é o caminho certo para lidar com bonsai dessa espécie.  |
Confesso que não via a hora de ser aconselhado por você sobre esta espécie.
Ela é meio que independente. Solta brotos onde não queremos (ainda hoje antes da foto tirei um broto bem na base do tronco), folhas que não reduzem com facilidade (já fiz umas 4 desfolhas até agora), afora os galhos que mal lignificam e já tornam-se extremamente quebradiços.
Quanto aos galhos compridos já estou executando constantemente, foi um desleixo eu ter podado a planta somente depois das fotos.
Já sobre as folhas, vou colocar em prática esta manutenção. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 8:24 pm Assunto: |
|
|
Olá Laudir!
Tá ficando porreta essa Vitis vinífera!
Eu consegui meses atrás 2 tronquinhos bem mixuruca.
Temos um associado da APB que foi cultivador de videira e ele me disse que ela gosta de solo seco, nada muito úmido até porque é muito atacada por fungos.
Outra coisa, que vc já deve saber, como muitas frutíferas, a videira só dá cacho no ramo do ano. Em ramo velho, não dá.
abração _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Nov 22, 2010 8:30 pm Assunto: |
|
|
Elio escreveu: | Olá Laudir!
Tá ficando porreta essa Vitis vinífera!
Eu consegui meses atrás 2 tronquinhos bem mixuruca.
Temos um associado da APB que foi cultivador de videira e ele me disse que ela gosta de solo seco, nada muito úmido até porque é muito atacada por fungos.
Outra coisa, que vc já deve saber, como muitas frutíferas, a videira só dá cacho no ramo do ano. Em ramo velho, não dá.
abração |
Verdade. Sobre o solo eu descobri através de pesquisas que se for muito úmido, a planta sofre ataque de ANTRACNOSE. Portanto, estou usando somente areia grossa nela.
Os frutos realmente sao somente nos galhos do ano. Inclusive tenho uma parreira (plantada no chão) que conseguiu segurar um cacho de umas 10 uvas.
Estou tentando manter esta copa mas ela é "esganada" e quer subir por tudo que é lado. Quase toda semana estou podando as "tripinhas" de ramos que se estendem velozmente. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Nov 23, 2010 8:20 am Assunto: bonsai |
|
|
Laudir, meu chapa, os lusitanos são os grandes mestres na arte de cultivar a Vitis, com eles denominam as videiras. Veja uma excelente matéria a respeito, com muitas e ótimas dicas sobre o cultivo visando a formação de um bonsai, na pagina abaixo (além de outras dicas, sobre outras espécies, tb):
http://kintall.blogspot.com/2007_01_01_archive.html _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Nov 23, 2010 11:05 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Laudir, meu chapa, os lusitanos são os grandes mestres na arte de cultivar a Vitis, com eles denominam as videiras. Veja uma excelente matéria a respeito, com muitas e ótimas dicas sobre o cultivo visando a formação de um bonsai, na pagina abaixo (além de outras dicas, sobre outras espécies, tb):
http://kintall.blogspot.com/2007_01_01_archive.html |
Esta aula eu tenho lido e re-lido a um bom tempo kkkk mas obrigado pela dica.
Tenho o amigo Rodrigo Souza como um dos seguidores do meu blog justamente por causa desta vitis. Imagina... eu ... tendo um seguidor kkkkk _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
ST Lima 1.o PASSO

Registrado: 16/11/10 Idade: 54 Mensagens: 161 Localização: Araguaína-TO
|
Enviada: Ter Nov 23, 2010 12:36 pm Assunto: Olá Laudir |
|
|
Gostaria que você postasse depois os passos para o yamadore, pois sou iniciante e gostaria de conhecer melhor, principalmente com esse seu trabalho, um verdadeiro desafio ok.
abraços
ST Lima
Laudir escreveu: | a tarde eu posto... esqueci o cabo do palm em casa |
|
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Nov 23, 2010 1:38 pm Assunto: Re: Olá Laudir |
|
|
Sebastiâo Lima escreveu: | Gostaria que você postasse depois os passos para o yamadore, pois sou iniciante e gostaria de conhecer melhor, principalmente com esse seu trabalho, um verdadeiro desafio ok.
abraços
ST Lima
Laudir escreveu: | a tarde eu posto... esqueci o cabo do palm em casa |
|
Vou ver se acho uma matéria que fala sobre o yamadori.
A citação que o amigo fez sobre eu ter esquecido o cabo do palm é referente a uma conversa que tive com outra pessoa sobre fotos da planta logo que foi coletada no dia 22 de fevereiro de 2010. O amigo Rodrigo Tavares pediu fotos da planta mais de perto. _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|