Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qua Out 20, 2010 3:19 pm Assunto: Jabuticabeira - Yamadori - Agosto de 2010 |
|
|
05 de Agosto de 2010 - Dia do yamadori:

Editado pela última vez por Tiago R em Sex Nov 19, 2010 9:39 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Flavio Francisco 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 22, 2010 8:25 am Assunto: |
|
|
Olá, vc tem uma jabu muito parecida com a minha, onde o tronco mais grosso tambem é o menor. Nao sei o que vc pensou pra ela quando fez o corte, mas veja a minha pra ter uma ideia. Atualmente nao estou me preocupando muito com frente, formato, estas coisas. Vou deixar crescer muito e entao fazer uma poda em estilo natural, o melhor a ser feito com esta espécie...
Veja aqui minha jabu
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=14034&postdays=0&postorder=asc&start=0 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Out 22, 2010 2:08 pm Assunto: bonsai |
|
|
O que eu posso sugerir a voce é que tenha paciência, muita paciência, e aguarde pelo menos um ano antes de pedir para alguem opinar sobre frente, estilo ou qualquer coisa, em relação a essa planta. O melhor a fazer, agora, é expor a planta ao sol pleno, para que as brotações possam se fortalecer. Mantenha uma rega diária, sempre ao final do dia, e só adube daqui a uns seis a oito meses, não antes.
Isso prevalece em razão de que essas brotações que surgiram poderão ficar ou não na planta. Ela poderá emitir outras, enquanto essas secam e morrem, sem que voce ou qualquer outra pessoa possa fazer o que quer que seja para impedir. ~
Eu tenho jabuticabeiras em meu viveiro, frutos de yamadori há mais de dois anos e não estou sequer preocupado em formar estruturação de galhos ou nebari ainda, pois sei que irão demorar outro tanto desse para que seus galhos e ramagens fiquem rijos o bastante para suportar podas e aramação sem prejuízo de perder toda a planta. Por isso minha orientação é: mostrou seu yamadori, apresentou o fruto do seu trabalho, o melhor agora é então aguardar o tempo certo para fazer o certo e não perder o que poderá vir a se constituir numa bela arvore futuramente. Paciência é a chave, a ferramenta do sucesso de todo bonsaista. Aprenda a usar e abusar dela.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 22, 2010 2:18 pm Assunto: |
|
|
Certo...
É que gostaria de imagina-la como seria, pra isso precisaria de uma ideia.
Sol pleno ela está, desde o dia que você me disse que seus yamadoris vão direto para o sol pleno.
Não posso adubar nem com o orgânico? Estrume de gado...
Vou esquece-la.
Abraços. |
|
|
 |
GAVAN
Registrado: 20/03/07 Idade: 57 Mensagens: 74 Localização: Porto Uniao - SC
|
Enviada: Sex Out 22, 2010 2:19 pm Assunto: |
|
|
Grande Yamadori, Thiago. Só uma pergunta: o que você usou para proteger a ferida do corte? |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 22, 2010 2:30 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelo elogio.
Usei vela derretida. Tem pasta dental em alguns lugares também. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Out 22, 2010 3:50 pm Assunto: bonsai |
|
|
Melhor que pasta dental e vela derretida é cobrir os cortes com papel aluminio. Ajuda a preservar a umidade, favorecendo uma rápida cicatrização. Não tendo, prefira então cola branca para madeira, que os dois primeiros produtos. É muito melhor, pois veda para valer o corte, impedindo a ação penetrante de agua e agentes patogenos.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 22, 2010 3:53 pm Assunto: |
|
|
Nicky, apenas passo o papel aluminio e o prendo com uma fita?
Vou experimentar a cola. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Out 22, 2010 4:01 pm Assunto: bonsai |
|
|
Prenda-o com um pedaço de barbante, é melhor. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 23, 2010 5:07 pm Assunto: |
|
|
Quase 4 mês após a coleta...
O crescimento estava bem mais acelerado há 1 mês atrás. Agora as folhas levam alguns dias para nascerem.... Por outro lado os galhos estão ficando marrons, abandonando a tonalidade verde.
Ela fica no sol de 9h às 18h.
A chuva intensa retirou boa parte da cola que apliquei nos cortes.

Editado pela última vez por Tiago R em Ter Mar 15, 2011 8:26 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Ter Nov 23, 2010 11:20 pm Assunto: |
|
|
E ai rapaz, ta brotando rapido heim, agora e esperar mesmo, mas o que eu faria se minha esta belezura, e eliminar os galhos que nascem no mesmo ponto, por exemplo, nesta foto:
onde nascem tres galhos, eu retiraria os dois do lado deixando apenas um naquele ponto, se deixar pra retirar depois de mais grossos isso ira causar algo dificil de cicatrizacao, agora o engrossamento do galhinho vai ficar bem natural. Ate porque de pois de formado em bonsai, nao podem sair dois galhos do mesmo ponto como os da foto. _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 24, 2010 9:50 am Assunto: |
|
|
Há um tempo atrás tive que retirar uns 3 ou 4 galhos que começaram a murchar e morreram.
Quanto aos galhos que nascem no mesmo ponto (e são muitos), eu não retirei por dois motivos:
1) Ela precisa de folhas para recuperar o sistema radicular.
2) Parece que esses três galhos vão se tornar um só.... Não sei explicar... É como se estivesse saindo um galho de dentro do tronco que conteria esses galhos fundidos, formando bifurcações... Entende? Não sei se as árvores fazem isso.
..
Outro detalhe... Observem a foto 5 (de cima para baixo)... Ali tem vários galhos saindo de um mesmo ponto. Se eu deixar apenas 1 vou praticamente deixar, ao final do trabalho, uns 3 a 5 galhos na árvore.
Enfim... |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Qua Nov 24, 2010 11:08 am Assunto: |
|
|
Não estou usando o windows e nem photoshop... olha o rascunho:
 _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 24, 2010 12:42 pm Assunto: |
|
|
Pô Laudir... Meu coração até apertou agora.
Mas acho que ficaria bonita ...Acontece que o máximo que tenho é um alicate e um serrote cegos.
Vamos esperar mais 1 ano para ela se recuperar bem. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Nov 24, 2010 2:44 pm Assunto: |
|
|
Tiago, gostei da visão do Laudir. Como eles disseram, retiraria pelo menos os galhos que nascem do mesmo ponto, assim o galho que fica se fortalece mais e engrossa/cresce mais rápido.
Citação: | 2) Parece que esses três galhos vão se tornar um só.... Não sei explicar... É como se estivesse saindo um galho de dentro do tronco que conteria esses galhos fundidos, formando bifurcações... Entende? Não sei se as árvores fazem isso. |
Sobre os galhos se fundirem, deve dar a impressão sim, mas só fundem ali na gema mesmo, depois tem que podar, então eu já podaria.
Abraço |
|
|
 |
|