FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Glicínia
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Raimundo Sinval

MensagemEnviada: Sex Nov 04, 2005 11:50 am    Assunto: Glicínia Responder com citação

Oi, pessoal, Very Happy

Tenho uma glicínia, e quase não vejo matérias sobre ela.
Gostaria de orientações a respeito, sobre a florada, seu tronco, que é bem mole, estilos, se alguém tiver uma foto, postar para nos mostrar. Vou colocar na megagaleria primeiro, ainda não fotografei, e depois mostro a vcs. Obrigado,

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 04, 2005 10:49 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Raimundo !!!! Laughing Laughing Laughing

Não possuo nenhuma glicínia, eu sei que o amigo mestre Nelmar possui e ter bons estudos sobre esta planta.

Gostaria de lhe ajudar, mas como aprendiz.... ainda sou ETERNA APRENDIZ e não posso colaborar, me desculpe e peça ajuda ao Nelmar.

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Nov 04, 2005 10:49 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Raimundo !!!! Laughing Laughing Laughing

Não possuo nenhuma glicínia, eu sei que o amigo mestre Nelmar possui e ter bons estudos sobre esta planta.

Gostaria de lhe ajudar, mas como aprendiz.... ainda sou ETERNA APRENDIZ e não posso colaborar, me desculpe e peça ajuda ao Nelmar.

Abraços

mrdesouz

MensagemEnviada: Sáb Nov 05, 2005 4:37 pm    Assunto: Responder com citação

Oi, Raimundo

Realmente tb não consigo encontrar muitas informações sobre cultivo, poda, propagação, etc... da glicinia.
Na procura na internet se pode encontrar alguns artigos mas nada que seja profundo sobre a especie.
Tenho alguns artigos e infomações sobre essa belezinha, então se quiser posso te mandar. Me envia em email que te retorno. (marcio_r@terra.com.br).

O que posso te dizer é que ela prefere climas mais amenos. Existem cidades em particular onde a florada dessa especie é fantástica, por exemplo, Campos do Jordão aqui em SP. Lá elas praticamente ficam somente flores na época da floração, incrível.
Os conselhos que venho coletando são sempre o de não fazer poda de raiz quando da troca de vaso, isso pode causar uns 2 anos sem flores. Mas, como disse, há várias opniões inclusive quem diga que pode sim podar as raizes. Pelo bem, pelo mal, não podo.
Seguem algumas fotos:

A própria, não a minha pois ainda não tenho fotos dela, assim que tiver coloco aqui.

Espero ter ajudado um pouco!

Abraços

Márcio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Cláudio C. Ratto
Visitante

MensagemEnviada: Seg Nov 07, 2005 1:45 am    Assunto: Responder com citação

Caro Sinval,

Já que você achou oportuno colocar aqui neste fórum as suas dúvidas, vou esperar para que todos aqueles que estiverem interessados em te responder, que o façam. Depois então, aqui ou em casa numa aula particular sanarei outras dúvidas a mais. O que me surpreende, é que você adquiriu o livro do Naka San onde constam algumas boas informações sobre esta espécie. Uma outra pessoa que a gente aprende muito seria o Hidaka San. Foi com ele que consegui o primeiro exemplar de Glicínia roxa. Também tenho guardado comigo um arquivo “doc” falando sobre o manejo de Glicínia, que depois posso te passar, ok ?
No mais, respondendo o colega “ mrdesouz” , digo que a informação, desta preferir climas mais ameno está correta. Aqui em casa a beira mar, minha Glicínia só floresceu uma vez. Quanto a questão das podas das raízes.......veja, pensemos por este prisma, se uma planta tem raízes tomando todo o espaço de um vaso, como não temos que corta-las ?
Temos sim que fazer uma intervenção, pois ela não se encontra no seu ambiente natural. Em outras palavras, não tem mais espaço físico onde elas possam se desenvolver e também por ser uma espécie que desprende muita energia para floração, exaure os nutrientes do solo com rapidez, não é mesmo ?
Então passe a tesoura nelas e corte o que achar conveniente, pois o que ocorre de fato é que esta espécie desenvolve muito bem o seu sistema radicular, principalmente quando tomamos dos procedimentos corretos para este feito. Acrescente no substrato que te forneci uma pequena porção de farinha de ossos, ok ?
Caso queira fazer junto comigo isso, tudo bem, mas que seja no outro ano, pois o ideal seria ter feito a troca de solo no final do inverno e esta espécie sente muito com o calor que está para vir.
Segue uma foto de um dos exemplares que propaguei por estaca.

Um abraço,

mrdesouz

MensagemEnviada: Seg Nov 07, 2005 10:38 am    Assunto: Responder com citação

Olá, Ratto

hehehehe, essa questão das raizes foi exatamente o que conversei com a Cissa durante o evento no Jardim Botanico esse fim de semana. É impraticavel não reduzir o sistema radicular quando esse ocupa todo o espaço do vaso Laughing

Qual o livro do Naka que vc citou, contem as informações da Glicinia? outra coisa, vc pode me enviar o documento que tem sobre a mesma, por email? (marcio_r@terra.com.br)
Como todos os colegas aqui procuro fazer uma biblioteca por especia, com fotos, informações, tecnicas, etc...Por isso qualquer informação é bem vinda.

Obrigado, Ratto pelas informações!

Abraços!

Márcio
Cláudio C. Ratto
Visitante

MensagemEnviada: Seg Nov 07, 2005 7:38 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Marcio,

Veja a prancha 5 e as páginas 92, 95, 108 (item 5), 120 e 161 do livro Bonsai Techniques I. Aliás o Naka San faz uma boa abordagem sobre os cuidados mensais com diversas espécies de plantas. É só a gente adequar para o nosso clima. Quanto ao arquivo, estarei passando para vocês agora, ok ?

Abraços,
Leandro Salata
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 07, 2005 9:09 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal,
bom, eu não sei nada sobre essa espécie e tambem gostaria muito de saber, pois a admiro muito. Apenas comento neste tópico pela minha imagem de exibição, caso alguem já tenha percebido. É uma planta magnifica. Não sabia q espécie era qdo peguei a foto, mas um amigo mandou um MP( desculpe, mas não lembro o nome) perguntando informações sobre ela e aí descobri seu verdadeiro nome..rsrs
Abraço a todos!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
mrdesouz

MensagemEnviada: Seg Nov 14, 2005 12:55 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos,

Acabo de coletar mais alguns documentos a respeito de Glicinia e veja só como o tema das raizes dá o que falar.
Um dos autores diz que a planta possui raizes muito fortes e que reagem muito bem a podas, ou seja, recomenda que quando forem transplantadas as mesmas sejam cortadas com vontade para favorecer o crescimento de novo sistema radicular.
Ele tb faz uma série de recomendações sobre adubação....

Bom só pra ascender a discussão outra vez...

Abraços!

Márcio
TITA

MensagemEnviada: Ter Dez 06, 2005 12:53 pm    Assunto: SOU PRINCIPIANTE Responder com citação

Ola Pessoal aqui vai um link sobre glicinia
Será que vai ajudar?

http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/A16glicinia.htm

" FAZ MAIS QUEM QUER DO QUE QUEM PODE "
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 08, 2005 10:37 am    Assunto: Responder com citação

Oi GENTEM !!!!! Laughing Laughing Laughing

Realmnte a Glicínia é fantástica. Participar de uma discussão deste nível é super legal.

Amigo RATTINHO, gostaria de receber o texto que você possui. Dá para me mandar ????

Tita, valeu !!!!!!!!!! O link que me enviou foi "bisbilhotado" agora por mim....

Aliás seria bom sabermos dos bonsaistas daqui destas "bandas" quem possui esta planta. Interesso-me por mudas.

Abraços

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: