|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Roni
|
Enviada: Seg Nov 29, 2010 5:13 pm Assunto: Acerola para opniao dos colegas |
|
|
Esta tronco de Acerola foi obtido via alporquia, separada da planta mãe há aproximadamente uns 20 dias, venho aqui mostrá-la aos colegas, pois é o primeiro alporque que consigo fazer (rsrsrs), bem como pedir opniões sobre sua condução e quem sabe ainda ganhar uma daquelas belas projeções dos experts aqui do fórm.
outro angulo:
E por último:
 |
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Seg Nov 29, 2010 7:07 pm Assunto: |
|
|
Roni,impressão minha ou tem uma boa parte do tronco que secou??? Se for...vai dar pra fazer uns trabalhos violentos de madeira morta, mas achei que brotou pouco e em uma única área, se os demais lados a casca estiver viva, deixe esses lados virados para o sol pra ver se brota mais alguma coisa, na minha opinião ficaria mais fácil uma projeção com mais opções de galhos.
Abraço! _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
Roni
|
Enviada: Ter Nov 30, 2010 11:15 am Assunto: |
|
|
André Luiz;
É impressão sua, o tronco está todo verde, o que ocorreu é que o alporque foi feito na acerola da mamãe e o tronco estava com brotações de todos os lados, mas meu velho distraidamente foi lá com o facão e podou tudo, aí quando começou a rebrotar novamente eu retirei, mas o tronco está todo verde.
Com relação ao sol, vou expô-la a partir de agora pois como só tem uns vinte dias de separação da planta mãe, ainda estava na meia sombra. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Ter Nov 30, 2010 6:38 pm Assunto: |
|
|
Vamos aguardar mais brotação então. Se o tronco está verde, por ser uma acerola deve brotar bastante ainda. As projeções devem esperar um pouco ainda no meu ver. Mas tem uma curvatura inicial bonita!  _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Roni
|
Enviada: Qui Dez 02, 2010 8:24 am Assunto: |
|
|
Nikei 100;
Com certeza haveremos de aguardar novas brotações para termos uma idéia melhor do que fazer, de qualquer forma agradeço as contribuições dadas pelos colegas.
Primeira alporquia obtida com sucesso, tem que mostrar no Fórum né  |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qui Dez 02, 2010 8:40 am Assunto: |
|
|
Quanto tempo deixou o alporque antes de retirar? _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Roni
|
Enviada: Qui Dez 02, 2010 1:21 pm Assunto: |
|
|
Nikkei 100
Ela ficou no alporque de Dez/09 até nov/2010, mas não sei se era mesmo necessário tanto tempo, pois ela já havia emitido raízes há alguns meses, porém não quis arriscar uma retirada precoce. |
|
|
 |
HudsonArpini 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Dez 03, 2010 9:11 pm Assunto: |
|
|
noss,11 meses,e eu contando q a minha fosse dar em 3,gostei do calibre do tronco _________________ "Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado."
Provérbio chinês |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Dez 04, 2010 10:14 am Assunto: bonsai |
|
|
3 meses? Isso é que eu chamo de otimismo exacerbado!!!!
A aceroleira é tão ou mais dificil de obter mudas via alporquia em tempo hábil inferior ao conseguido pelo Roni. Pior que ela, apenas a velha e boa Jabu. O interessante é que a aceroleira permite uma boa formação de novas plantas via estaquia, mas responde com atraso no alporque. A jabu, mais renitente, não responde bem com estaquia, e atrasa em muito via alporquia, chegando algumas a perda total, inclusive.
Por isso, ouso dizer que o grande Roni teve uma sorte tremenda: retirou um material muito bom, pois o tronco, ainda que não retorne com brotações ao longo de sua area, permitirá a conversão num bom material exposto, futuramente. A partir das ótimas brotações na base, poderá vir a formar uma estruturação otimizada, lembrando apenas que deverá observar uma altura adequadamente proporcional. Diria qua algo em torno de 30 a 40cm estará bem definida.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Roni
|
Enviada: Sáb Dez 04, 2010 2:51 pm Assunto: |
|
|
Pois é, como bem salientou o Nick, a aceroleira demora para enraizar via alporquia. Eu até que pretendia retirá-la bem no início da primavera, mas como já disse em postagem anterior, meu pai cortou os galhos que haviam nela, (observem que ela está com marcas de facão) então preferi aguardar uma nova brotação para retirá-la. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|